IX SPPGT - Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial

Nos dias 11, 12 e 13 de setembro de 2018 teremos o IX SPPGT - Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial, que acontece anualmente desde 2010 no Campus da UNESC (Universidade do Extremo Sul Catarinense). Nesta edição, será trabalhado como tema geral do evento O PAPEL E OS INSTRUMENTOS DO PLANEJAMENTO TERRITORIAL NA INTERFACE ENTRE O URBANO E O RURAL.

A integração de instrumentos de planejamento e gestão territorial no desenvolvimento do espaço rural e urbano municipal é importante, pois o planejamento no Brasil é prerrogativa constitucional da gestão municipal que responde pela delimitação oficial da zona urbana, rural e demais territórios para onde são direcionados os instrumentos de planejamento.

No âmbito da zona urbana e rural, os principais instrumentos de planejamento ambiental são o Zoneamento Ecológico-Econômico - ZEE, o Plano Diretor Municipal, o Plano de Bacia Hidrográfica, o Plano Ambiental Municipal, a Agenda 21 Local, o Plano de Gestão Integrada da Orla, e os planos setoriais ligados à qualidade de vida no processo de urbanização, como saneamento básico, moradia, transporte e mobilidade, também constituem instrumentos de planejamento.

O fundamental é que esses instrumentos sejam compostos por ações preventivas e normativas que permitam controlar os impactos territoriais negativos dos investimentos público-privados sobre os recursos naturais componentes das zonas rurais e urbanas.

Com isso, almeja-se evitar a subutilização e a degradação dos espaços e imprimir uma maior eficiência das dinâmicas socioambientais de conservação do patrimônio rural e urbano.

O objetivo do evento é fortalecer a discussão dos princípios e bases na adoção de instrumentos de planejamento territorial que possam auxiliar a construção de políticas públicas e soluções sustentáveis na melhoraria dos ambientes rurais e urbanos.

Será cobrada uma taxa de inscrição de R$ 55,00 para os participantes e ouvintes do evento. A taxa de inscrição dará direito ao CERTIFICADO do evento.
Acesso livre
Os ouvintes que optarem pelo NÃO pagamento da inscrição poderão acompanhar as atividades do evento. Sem o direito de CERTIFICADO.

Leia mais... →

LOCAL DO EVENTO

Universidade do Extremo Sul Catarinense - Avenida Universitária, Universitário, Criciúma - Santa Catarina