Palestrante: Ana Clara Mourão Moura

Graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Arquitetura e Urbanismo (1988), Especialização em Planejamento Territorial e Urbano pela PUC-MG e Universidade de Bolonha (1990), Mestre em Geografia (Organização Humana do Espaço) pela UFMG (1993) e Doutora em Geografia (SIG) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professora da UFMG, Departamento de Planejamento Urbano, e coordena o Laboratório de Geoprocessamento na Faculdade de Arquitetura. Tem experiência nas áreas de Planejamento Urbano e Geociências, com ênfase em análise espacial, Sistemas de Informação Geográfica, Visualização Cartográfica, Diagnóstico Ambiental Urbano, gestão do Patrimônio Espacial e Paisagístico. Atua principalmente nos seguintes temas: SIG, Paisagem, Patrimônio Cultural, Análise Ambiental e Análise Urbana. Coordenador do grupo de pesquisa CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico): “Geoprocessamento na gestão da paisagem urbana e análise do meio ambiente”.

Foi condecorada com a Medalha de Mérito cartográfica pela Sociedade Brasileira de Cartografia e foi nomeada como uma das 5 personalidades da Década em Geoprocessamento (MundoGeo).

Trabalha na temática GIS Technologies desde o início dos anos 90, quando foi para a Itália (Bolonha) aprender o uso de Representação Digital e SIG para aplicar na requalificação, legalização e urbanização de favelas, além de ministrar GIS nos cursos de Arquitetura e Urbanismo. 1991. Foi pioneira no uso de SIG no Brasil, e escreveu o primeiro livro em português sobre aplicações em GIS em Gestão e Planejamento Urbano (Moura, 2003), que é a terceira edição revisada (Moura, 2014).

Desenvolve investigações inéditas no Brasil, abrindo fronteiras para produzir metodologias que apoiarão a revisão do modo de representação, análise, simulação e proposta da paisagem urbana. A ideia é dar suporte às decisões nos Planos Diretores com o objetivo de revisar a implementação dos parâmetros urbanísticos que moldam a volumetria da paisagem nas cidades formais, com potencial para discussão de futuros alternativos da paisagem informal de ocupações regularizadas.

Palestrante: Alexandre de Avila Leripio

Eng. Agrônomo, Mestre em Agronomia, Doutor em Engenharia de Produção. É professor e pesquisador da UNIVALI, vinculado ao Programa dePós-Graduação em Administração (PPGA). Possui mais de 20 anos de experiência em projetos na área de sustentabilidade em organizações como Tractebel Energia, Furnas Centrais Elétricas, PETROBRAS, CELESC, Irmãos Zen, SEBRAE/Santa Catarina, SEBRAE/Pará, SEBRAE/Nacional, Weatherhaven Inc., PROANTAR/Marinha do Brasil e outras. Atualmente é Coordenador de Inovação do Sumá, uma startup de impacto social focalizada em comércio justo da agricultura familiar.