Prof. Dr. João Pedro da Ponte – Universidade de Lisboa/Portugal

Universidade de Lisboa - Portugal

Doutor em Educação Matemática pela Universidade da Georgia (EUA) (1984), com orientação de Jeremy Kilpatrick e James Wilson. É professor catedrático de Didática da Matemática do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e professor visitante em Universidades no Brasil, Espanha e EUA. Coordenou projetos de investigação de Didática da Matemática, Formação de Professores e TIC. Dirigiu 40 teses de doutoramento e 84 dissertações de mestrado. Tem investigado sobre a prática profissional, conhecimento e desenvolvimento profissional do professor, com especial atenção aos estudos de aula e ao ensino-aprendizagem dos números, álgebra e raciocínio matemático. Publicou livros, capítulos e artigos em revistas como Educational Studies in Mathematics, ZDM, Journal of Mathematics Teacher Education, RELIME e BOLEMA. Colabora com a Associação de Professores de Matemática (APM), sendo membro do Grupo de Trabalho de Investigação (GTI).

Prof. Dr. Gerson Luís Trombetta - UPF/RS

Universidade de Passo Fundo - RS

Mestre e Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Atualmente é professor titular e pesquisador da Universidade de Passo Fundo no Programa de Pós-Graduação em História e no Programa de Pós-Graduação em Letras. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da Arte e da Cultura, Formação de Professores, Filosofia da Linguagem e Estudos Literários.

Prof. Dr. Francisco Carlos dos Santos Filho - UPF/RS

Universidade de Passo Fundo - RS

Psicanalista, professor titular no curso de Psicologia da Universidade de Passo Fundo, Doutor em Método Psicanalítico e Formações da Cultura pela PUC SP, Professor colaborador do PPGEDU da UPF, Coordenador do grupo de pesquisa Psicanálise e Interfaces no IFCH/UPF, fundador do PROJETO - Associação Científica de Psicanálise e Humanidades de Passo Fundo.  

Prof. Me. Fábio Luis Rockenbach - UPF/RS

Universidade de Passo Fundo - RS

Jornalista, especialista em Cinema e Linguagem Audiovisual e Mestre em Produção e Recepção Literária. Professor do curso de Jornalismo da Universidade de Passo Fundo e supervisor de área do Núcleo Experimental de Jornalismo. É coordenador do projeto de extensão Ponto de Cinema e fundador do Núcleo de Estudos em Cinema, na mesma universidade.

P.H. Ludwig

Roteirista da série "Infinito ao Quadrado"

Roteirista e escritor residente na cidade de Porto Alegre. Estudou jornalismo na Universidade de Passo Fundo, Cinema na Universidad Carlos III de Madrid, e Roteiro na Academia Internacional de Cinema. P.H. é autor do livro Omnes Viae - Contos Fantásticos e roteirista da série Infinito ao Quadrado, no ar pelo Canal Futura.

Prof. Dr. Luiz Henrique Ferraz Pereira

Universidade de Passo Fundo - RS

Possui graduação em Matemática pela Universidade de Passo Fundo (1987) e mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2001). É doutor em educação pela PUCRS (2010). Atualmente é professor titular da Universidade de Passo Fundo. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: história da matemática, matemática moderna, matemática, história da matemática, recurso didático-pedagógico e jogos.

Prof. Dr. Luiz Marcelo Darroz

Universidade de Passo Fundo - RS

Licenciado em Matemática LP (UPF). Licenciado em Física (UFSM). Especialista em Física (UPF). Mestre em Ensino de Física (UFRGS). Doutor em Educação em Ciências (UFRGS). Atualmente é professor da Universidade de Passo Fundo e Diretor do Instituto de Ciências Exatas e Geociências da Universidade de Passo Fundo. Também é professor de física no Colégio Notre Dame Passo Fundo. Tem experiência na área de Física, com ênfase em ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, astronomia, aprendizagem significativa, formação de professores e ensino de ciências na educação básica.

Profa. Dra. Bernadete Maria Dalmolin

Universidade de Passo Fundo - RS

Reitora da Universidade de Passo Fundo Gestão 2018-2022. Mestra e Doutora em Sau?de Pu?blica (USP). Vice-Reitora de Extensa?o e Assuntos Comunita?rios da UPF (desde 2012). Membro do Conselho Diretor da FUPF (2011-2012). Membro do Planejamento Estrate?gico Institucional UPF (2010-2012). Coordenadora do Fo?rum de Extensa?o das Instituic?o?es Comunita?rias de Educac?a?o Superior Ca?mara Sul (2013-2016) e vice-presidente da Coordenaça?o Nacional (desde 2017). Professora da UPF desde 1992.

Prof. Dr. Edison Alencar Casagranda

Universidade de Passo Fundo - RS

Vice-reitor de Graduação da Universidade de Passo Fundo. Doutor em Filosofia (UFSC). Mestre em Filosofia (PUCRS). Diretor do IFCH (desde 2014). Coordenador do Curso de Filosofia – L e B (2003- 2006; 2009-2011; 2014/1). Professor do Programa de Po?s-Graduac?a?o em Educac?a?o (PPGEDU). Professor da UPF desde 1996.

Prof. Dr. Cleyton Hércules Gontijo – UNB/DF

Universidade de Brasília - DF

Professor do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UnB. Doutor em Psicologia (UnB). Mestre em Educação (UnB). Especialista em Administração da Educação (UnB). Licenciatura em Ciências e Matemática (UniCEUB). . É líder do grupo PI: Grupo de Pesquisas e Investigações em Educação Matemática. Tem desenvolvido pesquisas no campo da criatividade em matemática, avaliação em matemática e formação de professores de matemática.

Profa. Dra. Letícia Guimarães Rangel – UFRJ/RJ

Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ

Possui licenciatura, bacharelado e mestrado em Matemática pelo Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IM/UFRJ) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação, com tese sobre Formação de Professores de Matemática, pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ). Atua em pesquisa na área de Educação Matemática com ênfase em formação de professores que ensinam matemática e em conhecimento de Matemática para o ensino. É professora aposentada do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo atuado no ensino básico e na formação de professores por 30 anos. É membro da equipe do Projeto Livro Aberto de Matemática e coordena um dos grupo colaborativos do Projeto Fundão Matemática.

Prof. Dr. Marcus Vinicius Maltempi – UNESP/SP

Universidade Estadual Paulista - SP

Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ-2). Graduado em Ciência da Computação pela Unesp, mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela USP, doutor em Engenharia Elétrica e de Computação pela Unicamp, tendo realizado parte do doutoramento na Universidade de Toronto (Canadá). Fez pós-doutorado na Universidade de Londres (Inglaterra), é Livre-docente em Educação Matemática pela Unesp. Atualmente é Professor Associado III da Unesp de Rio Claro, Vice-Coordenador Executivo do Instituto de Educação e Pesquisa em Práticas Pedagógicas (IEP3-Unesp), Coordenador Geral da Unesp do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB-Capes), Coordenador do Curso de Especialização "Empreendedorismo e Inovação Tecnológica nas Engenharias", convênio Unesp-Univesp-CREA-SP, e membro titular da Câmara de EaD/UAB da Abruem. Foi Vice-Chefe de Departamento, Coordenador do Curso de Ciências da Computação, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Coordenador do Núcleo de Educação a Distância (NEaD-Unesp). É Editor-chefe das Revistas Bolema (Boletim de Educação Matemática) e InFor - Inovação e Formação. Possui projetos em andamento com financiamento de agências de fomento (Capes e Fapesp). Tem experiência na área de Informática na Educação, mais especificamente em Educação Matemática e Educação a Distância. Publicou artigos em periódicos especializados e vários trabalhos em anais de eventos. Possui capítulos de livros publicados e várias produções técnicas. Apresentou trabalhos em eventos no Brasil e no exterior. Orientou dissertações de mestrado e teses de doutorado, além de trabalhos de iniciação científica e conclusão de curso nas áreas de Educação Matemática e Ciência da Computação. Atualmente orienta alunos em diferentes níveis.

Profa. Dra. Tatiana Bolivar Lebedeff – UFPel/RS

Universidade Federal de Pelotas - RS

Possui graduação em Educação Especial Habilitação Em Deficientes da Áudiocomunicação pela Universidade Federal de Santa Maria (1989), Especialização em Formação de Professores em Educação a Distãncia pela Universidade Federal do Paraná (2002), Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993) e Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). É Professora Efetiva do Programa de Pós Graduação em Letras da UFPEL.

Prof. Dr. Diogo Franco Rios – UFPel/RS

Universidade Federal de Pelotas - RS

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), mestre e doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente está realizando um estágio pós-doutoral em Ciências Sociais, discutindo políticas públicas da memória educativa, na Universidade de Buenos Aires, Argentina. É professor na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), atuando na Licenciatura em Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. É pesquisador do GHEMAT e tem se dedicado à pesquisa nas áreas de História da Educação Matemática e de Educação Matemática Inclusiva, a partir da História Oral.  

Profa. Dra. Maria Cecilia Bueno Fischer – UFRGS/RS

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rios dos Sinos (Unisinos) e mestre em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professora na UFRGS desde 2016, atuando na Licenciatura em Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática. Anteriormente, atuou como professora da Licenciatura em Matemática e Coordenadora de cursos de Licenciatura na Unisinos. É pesquisadora do GHEMAT, dedicando-se à pesquisa na área de História da Educação Matemática.

Profa. Dra. Erika Barroso Dauanny – UEMG/MG

Universidade do Estado de Minas Gerais - MG

Graduada em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Belo Horizonte (FAFIBH), possui Especialização em Supervisão em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Belo Horizonte, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (FE-UFMG), e Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo-FEUSP.  Foi professora de Matemática da Educação Básica durante 28 anos. Foi Analista de Pesquisa e professora do Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira da Fundação Helena Antipoff, no Curso de Licenciatura em Matemática de 2006 a 2009. Atualmente é professora do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG-Ibirité), do qual foi Coordenadora de 2017 até agosto de 2020. Pesquisadora no campo da formação de professor de Matemática, é membro do GEPEFE: Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Educadores da Faculdade de Educação da USP  e do  LEDOC: Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos sobre a Docência da UEMG.

Profa. Dra. Vanessa Dilda - UPF/RS

Universidade de Passo Fundo - RS

Graduada em Matemática pela Universidade de Passo Fundo (2005), Mestre em Modelagem Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2008) e Doutora em Engenharia de Automação e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013), com período de doutorado sanduíche na Université de Lorraine, Nancy, França. Atualmente atua como professora, Adjunto I, na Universidade de Passo Fundo.

Prof. Dr. Marcos Guilherme Moura Silva - UFPA/PA

Universidade Federal do Pará - PA

Graduado em Matemática, Mestre e Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela UFPA. Atuou no curso de Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Pará pelo instituto de educação matemática e cientifica (IEMCI). É Líder do grupo em NeuroEducação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: neurociência cognitiva e educação matemática, ansiedade matemática, metacognição matemática e formação de professores que ensinam matemática.

Luana Lemes

Apresentadora na série “Infinito ao Quadrado”

Apresentadora, proprietária de uma agência de Produções, Marketing e Comunicação em Passo Fundo. Morou e trabalhou nos u?ltimos anos no Rio de Janeiro e Miami participando de gravac?o?es na Rede Globo ("A regra do Jogo" "Ligac?o?es Perigosas" "Novo Mundo") campanhas publicita?rias ("TIM" "Andrade Gutierrez" "Prefeitura do Rio de Janeiro"). Trabalhou como apresentadora no RS na TV Passo Fundo tendo a chance de entrevistar grandes nomes como Neto Fagundes e Alice Bastos Neves. Co produziu, escreveu e atuou no espeta?culo "Na?o To? Entedendo Nada" que teve tre?s indicac?o?es a pre?mio na FITA em Angra das Reis ale?m de ter em sua plateia grandes nomes como Nanda Costa, Bianca Comparato, Aline Fanju, Raphael Logam e o ator americano Alfie Enoch. Participou tambe?m da gravac?a?o do vi?deoclipe do cantor Chayanne na Universal Studios em Orlando, clipe que hoje se encontra com 50 milho?es de visualizac?o?es. Dentro dos cursos de TV Luana estudou com grandes nomes como Sérgio Penha (preparador de elenco da globo), Camila Amado (atriz), Edgard Miranda (diretor Record) e Wolf Maya (Diretor Globo).