Encontro de Saberes 1 - Pelas veredas do Brasil interior: memórias, experiências e sujeitos nos sertões do século XX
Confira a programação

Proponentes
Gabriel da Silva Freire – Mestre em História dos Sertões - PPGHC-UFRN
E-mail: gabriel.freire.077@ufrn.edu.br 

Allyson Iquesac Santos de Brito – Mestre em História dos Sertões PPGHC/UFRN
E-mail: allysonkesac@hotmail.com

Laíse Vitória de Figueredo Souza – Mestranda em História dos Sertões - PPGHCUFRN
E-mail: laise.souza.017@ufrn.edu.br

Sinopse
Veredas são caminhos abertos no espaço pela movimentação contínua. São, portanto, traços (Ingold, 2022) marcados na paisagem por sujeitos que, durante suas vidas, tiveram que se deslocar de um canto a outro e ao longo desse movimento passaram por experiências variadas que, em alguns casos, transformaram-se em memórias narradas. Aqui nos propomos a refletir sobre essas experiências nos sertões do Brasil durante o século XX, considerando a diversidade de sujeitos e abordagens possíveis. Assim, serão aceitos trabalhos pautados na pesquisa documental ou de campo que considerem fontes orais, imagéticas, textuais, dentre outras. Serão bem-vindos trabalhos que versem sobre migrações, memórias traumáticas, meio ambiente e a Ditadura Militar nos sertões brasileiros.


Encontro de Saberes 2 - Relações de poder, práticas políticas e imprensa
Confira a programação

Proponentes 
Jailma Maria de Lima - DHC-UFRN e PPGHC-UFRN
E-mail: jailma.lima@ufrn.br

Jardel Bezerra Araújo da Silva - Mestre em História dos Sertões - PPGHC-UFRN
E-mail: jardelbezerra1994@gmail.com

Jessica Éveny Cardoso Martins – Mestranda em História dos Sertões - PPGHC-UFRN
E-mail: historiajessicaprof@gmail.com

Vitor Vinicius Rodrigues Bezerra - Mestrando em História dos Sertões - PPGHC - UFRN
E-mail: vitor.rodrigues.702@ufrn.edu.br

Sinopse
A história política esteve, por décadas, relegada ao ostracismo. No entanto, a partir das décadas de 1970 e 1980, ocorreu um revigoramento nos estudos sobre a área, com a ampliação de temáticas, fontes e abordagens. Nesse sentido, o Simpósio Temático objetiva reunir pesquisas que abordem temáticas relacionadas à história política brasileira, em suas várias dimensões. Assim, desde análises sobre os partidos políticos e eleições, passando por idéias e práticas políticas, mitos e representações. O simpósio também privilegiará trabalhos que abordem a imprensa como objeto de estudo e/ou como fonte.


Encontro de Saberes 3 – Sertões, educação, saúde e processos de interiorização 
Confira a programação

Proponentes
Juciene Batista Félix Andrade – DHC-UFRN e PPGHC-UFRN; Pós-doutoranda - PPGH-UFPB
E-mail: juciene.andrade@ufrn.br

Laisa Fernanda Santos de Farias - Doutora em Educação - UFRN
E-mail: nandafarias07@gmail.com

Vitoria Maria Targino Filgueiras – Mestra em História dos Sertões - PPGHC-UFRN
E-mail: vitoriamariatargino@gmail.com

Sinopse
A educação, sobre diferentes prismas constitui um referencial importante para os estudos sobre as histórias dos sertões e do interior.  Dentre os repertórios dessa memória, considera-se o potencial de experiências que projetos de educação escolares ou não, instituições e suas práticas de educabilidades, sentidos e saberes podem proporcionar para a realização dessa história. Para tanto, este simpósio visa agregar trabalhos investigativos concluídos ou não, que tragam à tona temas, abordagens e fontes que possibilitem a leitura e ou a retomada dessas experiências históricas.  Aceitam-se trabalhos sobre práticas educativas, experiências escolares, metodológicas, didáticas, curriculares, políticas públicas de educação, trajetórias históricas, movimentos de combate ao analfabetismo; instituições; projetos de modernização, políticas públicas de intervenção no espaço, pedagogias voltadas para o corpo, processos de saúde e doenças e cidades nos sertões.


Encontro de Saberes 4 – História indígena e ensino de História
Confira a programação

Proponentes
Ane Luíse Silva Mecenas Santos - DHC-UFRN e PPGHC-UFRN
E-mail: ane.mecenas@ufrn.br

Claúdia Cristina do Lago Borges - DEHIS-CCHLA-UFPB e PPGH-UFPB
E-mail: claudialago.rn@gmail.com

Tatiane Medeiros Alves – Mestranda em História dos Sertões - PPGHC/UFRN
E-mail: tatiane.medeiros.017@ufrn.edu.br

Sinopse
O Simpósio Temático tem como objetivo reunir trabalhos que se debruçam acerca das diferentes narrativas dos espaços coloniais, com ampla perspectiva teórica e metodológica acerca das experiências e seus desdobramentos no ensino de História, contribuindo assim para uma desconstrução das premissas eurocêntricas que nortearam as categorias de análise por um significativo período. Dessa forma, pretende-se que esse espaço de debate seja composto por trabalhos que busquem analisar trajetórias dos povos originários sob os pressupostos da Nova História Indígena, enfatizando as estratégias de resistência, negociação e adequação ao longo dos séculos. Além da perspectiva histórica dos processos sob variados contextos e alicerçada em diferentes tipologias documentais que auxiliam o desenvolvimento das pesquisas, é fundamental pensar as práticas que contribuem para ressignificação do ensino de História buscando a aplicabilidade conforme priorizado na Lei 11.645/08.


Encontro de Saberes 5 - História da família, das mestiçagens e da escravidão em espaços sertanejos
Confira a programação

Proponentes 
Helder Alexandre Medeiros Macedo – DHC-UFRN, PPGHC-UFRN e PPGH-UFRN
E-mail: helder.macedo@ufrn.br

Maria Alda Jana Dantas de Medeiros - Doutoranda em História e Espaços - PPGH-UFRN
E-mail: aldajanamedeiros@gmail.com

Matheus Barbosa Santos - Memorial Mateus de Medeiros Lula (MEMA) - Câmara Municipal de Currais Novos (CMCN)
E-mail: matheus.santos.081@ufrn.edu.br

Sinopse
O simpósio temático tem como objetivo acolher trabalhos que discutam as temáticas da História da família, das mestiçagens e da escravidão na História dos Sertões, a partir, principalmente, de estudos que se liguem às dimensões da História Social e/ou da História Cultural. A proposta, que está relacionada às linhas de interesse do Laboratório de Estudos de Populações Sertanejas (Lapops) e do grupo de pesquisa SERCOL - Sociedade e cultura em sertões coloniais: história e historiografia (UFRN/CNPq), ancora-se no entendimento de que a formação sócio-histórica dos sertões, espalhados pelos mais diferentes lugares do Brasil, foi perpassada por dois fenômenos, partindo do período colonial, cujos ecos encontram-se, ainda, em curso, na contemporaneidade. O primeiro, a ligação de pessoas com o mundo do trabalho, seja o trabalho escravo, seja o trabalho livre, que contribuiu para reificar as hierarquizações e distinções sociais, considerando o contexto das sociedades de Antigo Regime. O segundo, as misturas entre homens e mulheres das mais variadas origens (indígenas, africanas, europeias), culminando nas mestiçagens. No simpósio, serão abrigados, assim, investigações em estágio inicial, em andamento ou concluídas que problematizem temas que se relacionem a pessoas e/ou grupos sociais de diversas qualidades (brancas, pretas, negras, “índias”, pardas, mamelucas, mulatas, cabras, curibocas, caboclas) e condições (livre, liberta, “escrava”), desde que façam interface, de algum modo, com as questões da escravidão e/ou das mestiçagens.


Encontro de Saberes 6 - Sertões folclóricos: saberes, práticas e representações do espaço sertanejo a partir do discurso regionalista
Confira a programação

Proponentes
Francisco Firmino Sales Neto - UFCG e PPGH-UFRN
E-mail: nassausiegen@yahoo.com.br

Luan de Sousa Batista - Mestrando em História dos Sertões - PPGHC/UFRN
E-mail: luan.batista.073@ufrn.edu.br

Sinopse
Até o século XIX, o termo sertão era utilizado para descrever áreas do Brasil que estivessem distantes do litoral e das grandes cidades. Entretanto, ao longo do século XX, esse conceito foi progressivamente apropriado e redefinido pelo regionalismo nordestino, transformando-se em uma categoria que não apenas descreve uma geografia, mas também carrega significados socioculturais definidores do Nordeste brasileiro. Esse discurso regionalista oportunizou a escrita de reflexões antropológicas sobre o espaço sertanejo que, ao folclorizarem experiências sociais, a partir da relação entre temporalidade e espacialidade, instituíram temas definidores de um “sertão típico”, aquele que seria pretensamente original e autêntico. Na esteira dessa “apropriação do sertão pelo discurso regionalista”, buscamos reunir estudos e pesquisas focadas em sujeitos que, historicamente, praticaram e definiram os sertões a partir das identidades regionais, perspectiva que estamos nomeando de “sertões folclóricos”. Saberes, práticas, experiências, representações, discursos e narrativas sobre os sertões – individuais ou coletivas, de homens ou mulheres, no campo ou na cidade, de intelectuais ou instituições, na história ou literatura – são centrais para a nossa reflexão. São de especial interesse temas em torno daquilo que, no discurso regionalista, convencionou-se chamar de “cultura popular nordestina”: os folguedos, as secas, o cangaço, os mandonismos políticos, as manifestações da religiosidade, as relações entre oralidade e escritura, entre outros tantos saberes e práticas que uma atual historiografia dos sertões tem se proposto a revisitar.


Encontro de Saberes  7 - Terra, Água e Território: Conflitos e Resistências no Sertão Semiárido 
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Proponentes
Jovelina Silva Santos  - DHI/UERN – Campus Assu
E-mail: jovelinasantos@uern.br

Sarah Campelo Cruz Gois - IFRN – Campus Apodi
E-mail: sarahcampelo.g@gmail.com   

Leandro Vieira Cavalcante – DGC-UFRN e GEOCERES-UFRN
E-mail: leandro.cavalcante@ufrn.br 

Sinopse
Nos últimos 50 anos, os debates em torno da questão agrária brasileira ocuparam espaço significativo na teoria social. A história do uso, da posse e da propriedade da terra no país, embora seja um campo fecundo, ainda demanda investigações, notadamente para aspectos que continuam à sombra dos temas clássicos. Nesse sentido, o presente simpósio temático objetiva promover diálogos entre pesquisadoras e pesquisadores que se debruçam sobre os conflitos e as resistências nos sertões do Semiárido na contemporaneidade, diante da expansão do capital no campo e das disputas por terra, água e território. Desse modo, são particularmente relevantes as temáticas a seguir, dentre outras: os impactos e riscos sociais, econômicos, ambientais e políticos nos territórios seletivos do capital; a diversidade da agricultura camponesa frente ao modelo da agricultura capitalista; as grandes obras hídricas enquanto políticas públicas que impõem uma nova lógica aos territórios; as táticas de enfrentamento à expropriação e expulsão das famílias agricultoras de seus territórios; as lutas de camponeses, indígenas e quilombolas por terra e água; a agricultura familiar camponesa e a soberania alimentar; os movimentos sociais, as ocupações de terra e as retomadas de territórios. 


Encontro de Saberes 8 – História, Turismo e Patrimônio Cultural: memórias e narrativas dos/sobre os Sertões
Confira a programação

Proponente
Eduardo Cristiano Hass da Silva  - FELCS-UFRN e PPGHC-UFRN
E-mail: eduardo.hass@ufrn.br

Sinopse
A partir das abordagens interdisciplinares que marcam a História Cultural, é possível estabelecer relações entre Turismo, Patrimônio Cultural e História. Tomando como fio condutor a pluralidade de fontes e temas de pesquisa em História, bem como os estudos que marcam a temática das memórias nas construções de narrativas históricas, o presente Simpósio Temático convoca os interessados a enviarem as suas reflexões sobre as seguintes temáticas, voltadas especialmente para as discussões sobre Sertões: patrimônios culturais, memórias e museus; Turismo Cultural e História do turismo dos/nos Sertões; memórias e turismo/patrimônio cultural; turismo, museus e Educação Patrimonial; ensino de História e patrimônio cultural; História da Educação e patrimônio histórico-educativo; inventariação cultural; comunidades rurais e memórias; representações de sertões em espaços museais e de memórias.


Encontro de Saberes 9  –  O sagrado em movimento: espaços, devoções e experiências religiosas
Confira a programação

Proponentes
Cleidiane de Araújo Oliveira – Doutoranda em História e Espaços - PPGH-UFRN
E-mail: oliveira.cleidiane.araujo@gmail.com

Luana Barros de Azevedo – Doutoranda em História e Espaços – PPGH-UFRN
E-mail: luanaabarrosss@gmail.com

Bianca Ferreira do Nascimento – Mestra em História dos Sertões- PPGHC-UFRN
E-mail: biancageburtbianca@hotmail.com

Sinopse
Para Eliade (1992), a hierofania corresponde à manifestação do sagrado no interior do mundo profano. O sagrado pode se revelar por meio de espaços, objetos e/ou símbolos, irrompendo no cotidiano e conferindo sentido à existência. A hierofania se apresenta como ponto fixo e centro do mundo para o homem religioso, o que o distingue do homem profano. Nesse sentido, “o homem toma conhecimento do sagrado porque este se manifesta, se mostra como algo absolutamente diferente do profano” (ELIADE, 1992, p.13). Este Simpósio Temático propõe reunir trabalhos e pesquisas acadêmicas que problematizem as experiências com o sagrado, suas espacialidades e as múltiplas expressões das religiões e religiosidades. Busca-se promover reflexões interdisciplinares acerca das formas pelas quais o sagrado é constituído, representado e vivenciado nos mais diversos contextos históricos, sociais e culturais. Nosso intuito é refletir sobre a produção dos espaços religiosos e das religiosidades a partir das práticas, analisando como os sujeitos religiosos compreendem e constroem espaços capazes de expressar hierofanias — ou manifestações do sagrado. Assim, com o objetivo de abarcar essas múltiplas manifestações, propomos um espaço de discussão sobre a morte, as religiosidades e os espaços de expressão do sagrado. Nessa perspectiva, serão acolhidos trabalhos que investiguem sujeitos em sua relação com os espaços e experiências religiosas no contexto brasileiro.


Encontro de Saberes 10 - Mulheres, crimes e violência: olhares para o corpo feminino sob a esfera judicial
Confira a programação

Proponentes
Francisca Araujo Saraiva – Mestranda em História dos Sertões - PPGHC/UFRN
E-mail: francisca.araujo0000@gmail.com

Karollainy Kannya Dias de Medeiros – Mestranda em História dos Sertões - PPGHC/UFRN
E-mail: karollainy.medeiros.700@ufrn.edu.br

Sinopse
A violência é um aspecto comum em toda sociedade humana. No entanto, ao longo dos séculos esse elemento foi sendo remodelado conforme as mudanças sociopolíticas, de modo que o controle exercido pelo Estado no que tange à violência perpassa essencialmente pela esfera judicial, uma instituição revestida pelo poder normatizador da sociedade. Sob a perspectiva de gênero, tem-se a violência como uma prática não feminina, ao passo que esse elemento possui um papel importante na construção histórica da virilidade masculina. Entretanto, embora os corpos femininos apareçam mais como vítimas do que como criminosos no contexto jurídico, há mulheres que rompem as normas e desafiam as concepções sociais a respeito de comportamentos demarcadores de gênero, marcando uma conduta desviante da norma social ao praticar atos de violência. Sendo assim, esse encontro de saberes abarca trabalhos que abordam o feminino a partir da esfera jurídica, seja como sujeito violentado ou agente violento, em uma perspectiva que interliga História, Gênero e Direito.


Encontro de Saberes 11 – História, gênero e sertões
Confira a programação

Proponente
Durval Muniz de Albuquerque Junior – Professor Visitante - DHC-UFRN e PPGHC/UFRN
E-mail: durvalaljr@gmail.com

Sinopse:

Sempre que falamos em sertões nos remetemos para um gênero: o masculino. Como toda palavra da língua portuguesa, a palavra sertão é generificada e generificante, ela é classificada como masculina e masculiniza o espaço sobre a qual ela é lançada. Quando consultamos o conjunto de imagens, o agregado sensível que gira em torno desse conceito, também iremos nos deparar com um imaginário identificado com aquilo que em nossa cultura é entendido como o universo das coisas e seres masculinos. Convidamos a que pesquisadores e pesquisadoras, das mais diversas áreas das humanidades, se reúnam em torno da relação entre história, sertão e gênero, buscando ampliar o escopo dessas próprias categorias, ou seja, pensar as várias historicidades possíveis para o espaço nomeado como sertão, fazendo-o emergir em sua diversidade espaço-temporal, os vários possíveis sertões que se aloja na homogeneidade e singularidade da categoria sertão, bem como inquirir sobre os vários gêneros, inclusive narrativos, que podem dizer sertões. O encontro de saberes buscará a diversidade de enfoques, de temas, de problemas, de recortes espaciais e temporais que permitam pensar e dizer o sertão para além da identidade fechada, estereotipada, folclorizada e reiterativa que circulam no senso comum, inclusive acadêmico. Venham pensar e dizer, através de vários gêneros de narrativas, com quantos gêneros se fazem e se vivem os distintos e diversos sertões. 


Encontro de Saberes 12 - A Invenção do Sertão em Mídias Digitais e Telas: Discursos e Identidades Contemporâneas
Confira a programação

Proponentes
Franciely de Lucena Medeiros – Doutoranda em História e Espaços - PPGH-UFRN
E-mail: francielylucena0@gmail.com

Maria Joedna Rodrigues Marques – Doutoranda em História e Espaços - PPGH-UFRN
E-mail: joednnarodrigues@gmail.com

Sinopse
Este simpósio temático "A Invenção do Sertão em Mídias Digitais e Telas: Discursos e Identidades Contemporâneas" propõe analisar as representações dos sertões contemporâneos veiculadas nas mídias do século XXI. O foco primário está nos canais digitais (jornais online, blogs e redes sociais), e o escopo também acolhe análises em plataformas de streaming e televisão. O referencial teórico se estabelece em diálogo com Durval Muniz de Albuquerque Júnior e Gislane Moreira, buscando compreender o sertão como uma categoria discursiva em constante invenção. A partir de Durval Muniz, o objetivo é desnaturalizar a noção de uma identidade sertaneja única e explorar seu caráter plural, móvel e relacional. Em diálogo com Gislane Moreira, o ST investiga como os discursos midiáticos participam da construção das identidades e paisagens sertanejas na contemporaneidade. Serão priorizados os trabalhos que examinam as rupturas e continuidades nas narrativas digitais, analisando a produção de novas visibilidades e a desconstrução de estereótipos nesses canais. O ST busca, assim, aprofundar a reflexão sobre a dialética entre cultura, poder e as novas tecnologias que reconfiguram o sentido do sertão.


Encontro de Saberes 13 - Contribuições dos Arquivos Digitais às Investigações em História da Educação, História da Matemática e História da Educação Matemática
Confira a programação

Proponente
Maria Maroni Lopes - DCEA-UFRN e PPGNAP-UFRN
E-mail: maroni.lopes@ufrn.br

Sinopse
A ampliação do acesso a arquivos institucionais digitais tem transformado significativamente o campo das pesquisas em História da Educação, História da Educação Matemática e História da Matemática. Se antes o pesquisador passava horas, dias ou até meses, dentro de arquivos e bibliotecas, para encontrar as fontes necessárias a elaboração de suas pesquisas, hoje, as Tecnologias Digitais possibilitam o acesso remoto e ágil a um vasto conjunto de fontes documentais. Nesta perspectiva, este estudo discute as contribuições dos arquivos digitais para o desenvolvimento das investigações nas supracitadas áreas. Para tanto, o presente ensaio está organizado entorno de alguns questionamentos, a saber: como a era digital contribuiu/contribui para os trabalhos acadêmicos em História da Educação, História da Matemática e, em História da Educação Matemática? Quais os principais tipos de arquivos digitais utilizados? Quais avanços com utilização dessas fontes nas investigações das referidas áreas? Assim, foram analisadas experiências de pesquisas vinculadas ao grupo Helmantica Paideia (Universidade de Salamanca) e ao Grupo de Pesquisa em História da Matemática e suas Relações com a Educação Matemática – GPHM (Unesp/Rio Claro). Destaca-se repositórios temáticos e acervos digitais, como o Repositório Institucional da UFSC, o LABIM/UFRN, a Hemeroteca da Biblioteca Nacional, bem como arquivos internacionais, entre estes, o Centro de Memória da JAE, o Archivo MANES, Repositório Documental GREDOS da Universidade de Salamanca e a Biblioteca Digital Hispânica, DIGIVATLIB – Coleções Digitalizadas da Biblioteca do Vaticano e Gallica - Biblioteca digital da Biblioteca Nacional da França. Os resultados evidenciam que a digitalização e disponibilização online de fontes históricas têm ampliado horizontes investigativos, favorecendo novas abordagens sobre a circulação do saber, das práticas escolares e das redes de intercâmbio.