Prof. Dr. Vantuil Pereira

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vantuil Pereira é Professor Adjunto IV do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos Suely Souza de Almeida (NEPP-DH), da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É diretor do referido Núcleo desde dezembro de 2012. Ministra aulas de graduação e de pós na área de políticas públicas em Direitos Humanos, com ênfase em relações raciais. Desenvolve pesquisa sobre questões raciais no Brasil, políticas públicas, comunidades quilombolas e Direitos Humanos; movimentos sociais. No NEPP-DH é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Direitos Humanos (PPDH). Também é um dos coordenadores do Observatório de Ouvidorias, do grupo de pesquisa Memória, História e Lutas Sociais Contemporâneas, do grupo Primeiro Reinado em Revisão e do Grupo de pesquisa História, Poder e Ideias Políticas. É autor dos livros "Ao Soberano Congresso - Direitos do cidadão na formação do Estado Imperial brasileiro (1822-1831)" e "O Brasil e o exterior: Estado, instituições e intelectuais na relação com o outro (secs XIX e XX)". As principais áreas de interesse são: cidadania, Direitos Humanos, questões étnico-raciais, quilombos, movimentos sociais, cultura subalterna, identidade e Estado, Escravidão, Política Externa e poder no Brasil do século XIX e memórias e lutas sociais contemporâneas.

Profª Drª Rachel Aguiar Estevam do Carmo

Universidade Federal Fluminense

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense. Especialista em Teoria Curricular e Mestre em Educação no campo de confluência Trabalho e Educação pela Universidade Federal Fluminense. Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou no Grupo de Pesquisa em Educação Superior (GEPES/UFF) e do Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação (NEDATT/UFF), além do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Currículo (NUPEC-UFF). Foi membro da Cátedra Arturo Jauretche (Argentina) e do Internacional Grasmci Society (IGS-Itália). Tem experiência na área de Educação e no Serviço Social, com ênfase em Teoria Social Crítica, Teoria Curricular, Política Curricular, Fundamentos da Educação, História do Ensino Superior, Economia Política da Educação, atuando nos seguintes temas: marxismo, modernidade, teoria social crítica e teoria da crise.