Educação e Mudança

Vivenciamos um momento ímpar causado por uma pandemia mundial, no qual, através das nossas sensibilidades, buscamos o fortalecimento e a reestrutução dos nossos hábitos, modificando nossas ações cotidianas. Como seres humanos e agentes atuantes no contexto educacional, sentimos os impactos que o distanciamento social causa aos processos de ensino e aprendizagem, percebendo e validando o quanto o convívio e as rotinas nas escolas são importantes. Resgatar essa rotina educativa necessita, mais do que nunca, de um compromisso com a educação, ressignificando os saberes e fortalecendo práticas pedagógicas diferenciadas. Pautados na Lei Federal n.º 14.040 de 18 de agosto de 2020, que estabelece normas educacionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública, vivenciaremos um ano Continuum, adotando nova rotina envolvendo dois anos/ciclos escolares em apenas um ano letivo, tendo como base o Documento Curricular Referencial de Ilhéus. Torna-se imprescindível o ato de refletir sobre as possibilidades de ações inovadoras, no nosso contexto e dificuldades, para agir de forma que nossa ação se mostre eficiente. Como humanos engajados no contexto educacional é através do mover das ações, das reflexões realizadas individualmente e coletivamente, é através do caminho que vamos seguir juntos que garantirão um estado de melhoria, um compromisso solidário de qualidade frente aos desafios vindouros. 

Freire (1979, p.10) nos alerta que quanto mais nos capacitamos como profissionais, quanto mais sistematizamos nossas experiências, quanto mais utilizamos do patrimônio cultural, que é patrimônio de todos e ao qual todos devem servir, mais aumentamos nossa responsabilidade com o homem. Nesse contexto é que devemos continuar a escrever a história no município de Ilhéus, planejando, servindo e nos capacitando para engajar ações de mudanças educacionais. Ao refletir sobre para qual tipo de sujeito servimos, para qual público todo o nosso contexto escolar é ofertado, trazemos o registros do Documento Curricular Referencial de Ilhéus (2021, p. 33) que discute a reflexão sobre que sujeito queremos formar. Entre os tópicos destacados pelos profissionais da educação através da Escuta Ativa, ficou registrado que falar de qualidade de educação é assegurar, na Rede Municipal de Ensino de Ilhéus, a valorização dos profissionais, o processo de formação, uma melhor infraestrutura das escolas, a interatividade e o respeito à diversidade. Regsitrou-se ainda a assertiva de que é no âmbito escolar que se deve propiciar as tecnologias de informação, trabalhar com a afetividade, com práticas inovadoras, respeito e mediação do conhecimento. Dessa forma, formaremos um sujeito que caminha em busca dos seus sonhos, um cidadão conectado consigo e com o mundo. Santos, Moura e Silva (2020) ressaltam que uma metodologia educativa tecnológica torna-se mais ampla e eficaz, promovendo uma liberdade usual de espaços, divisão de saberes, cooperação e valorização da fabricação cultural mental, pois as tecnologias oferecem possibilidades múltiplas de aprendizado e as modificações enfrentadas por todo o planeta é o efeito natural do comparecimento cada vez mais intenso da tecnologia no dia-a-dia de todos, uma trajetória inevitável. Vamos então à novos tempos, novas vivências e novas esperanças pautadas no compromisso reflexivo de que, ao ressignificarmos nossos saberes, fortaleceremos novas práticas educativas.

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