A JORNADA DE CIÊNCIAS AUDIOVISUAIS E ARTES DO VÍDEO PELÍCULA com apoio da Faculdade NOVOESTE junto ao Programa de Pós-Graduação em Escrita Criativa, Roteiro e Multiplataformas em parceria com o Coletivo Cine-Fórum® é evento nacional imersivo de 24 horas, realizado de forma totalmente online, dedicado à reflexão crítica e criativa sobre o audiovisual, as artes do vídeo e suas linguagens. Idealizado pela equipe da revista PELÍCULA (ISSN: 3085-6183), com apoio da Faculdade NOVOESTE o evento nasce da própria essência da Pelicula: ser uma ponte entre teoria e prática, entre a sala de aula e a sala de projeção. O evento reunirá críticos, realizadores, pesquisadores e estudantes para discutir, em grupos de trabalhos, mesas-redondas, oficinas e intervenções, as múltiplas dimensões do cinema, da videoarte, do streaming e da cultura visual, sempre atentos aos bastidores da imagem em movimento: das transformações tecnológicas aos efeitos sociais em seus formatos narrativos. A programação contará com minicursos temáticos, atividades formativas conduzidas por profissionais do campo e envio de resumos expandidos que serão apresentados em salas de comunicação oral e posteriormente publicados em anais de evento nacional reafirmando o compromisso da PELÍCULA com a democratização do conhecimento e a formação continuada. O Ciclo será, portanto, mais do que um encontro: será uma experiência de desmontagem e reinvenção do audiovisual, frame a frame, palavra por palavra.
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Área de submissãoApresentação dos Textos enviados e aprovados Apresentação de Trabalhos
Horror Queer Mesa-redonda · Andrezza Postay, Brendon Idzi Duhring
Bate-Papo com João Cândido Zacharias - Quando o Terror é uma Herança Bate-papo · João Cândido Zacharia
Análise Crítica de Obras Audiovisuais Palestra · Rubens Machado Jr.
Apresentação dos Textos enviados e aprovados Apresentação de Trabalhos
Cinema de Horror: Dracula (1992) x Nosferatu (2024) Minicurso · Paulo Constantino
Cinema Indígena e seus preâmbulos Encontro com especialista · Ivonete Medianeira Pinto
Mulheres no Cinema: ritualidade, espectralidade e sensibilidade no audiovisual Apresentação · Lara Carvalho
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Professor Titular em Análise e Crítica Audiovisual, no CTR/ECA-USP, Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde leciona desde 1999. Formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP (1982), ensinou Estética, História da Arte e da Arquitetura na FAU-FEBASP (1982-86). Mestrado (1989) e Doutorado (1997) em Artes-Cinema pela ECA-USP, or. Ismail Xavier; Estágio em Doutorado (1992-93) e Doutorado (1993-96, inconcluso) no Dercav-Paris 3, or. Jacques Aumont; pós-doutor no IA-Unicamp (1998-99). Pesquisador na Equipe Técnica de Cinema do Idart-DPCCSP, Divisão de Pesquisas do Centro Cultural São Paulo (1982-92) e do Centro de Estudos da Metrópole, CEM-CEBRAP (2002-05). Além de cineclubista, editou e colaborou em revistas como Cine-Olho (RJ-SP, 1975-80), L’Armateur (Paris, 1992-93), Infos Brésil (Paris, 1992-07), praga (SP, 1997-00), Sinopse (SP, 1999-06), Significação (SP, 2006-07), Rebeca (2012-15). Conselheiro eleito em várias gestões da SOCINE desde 1997, onde cria o seminário Cinema como arte, e vice-versa. Desde 2011 lidera grupo de pesquisa CNPq, História da experimentação no cinema e na crítica. Autor do livro: Contribuições para uma história do cinema experimental brasileiro: momentos obscuros, desafio crítico. São Paulo: Cine Brasil Experimental, 2020. Vice-coordenador e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais, PPGMPA/ECA-USP (2014-17). Curador dos projetos "Marginália 70: o experimentalismo no Super-8 brasileiro", Itaú Cultural (2000-03), e "Experimental Media in Latin America", Los Angeles Filmforum/Getty Foundation (2014-19). Vice-presidente do Conselho de Orientação Artística (2009-11) e membro do Conselho Gestor (2012-13) do Paço das Artes e MIS-SP. Representante eleito dos docentes da Área de Humanas no CAD-USP, Câmara de Atividades Docentes, da Universidade de São Paulo (2017-18). Leciona, estuda, publica e orienta pesquisas na área de Artes, com ênfase em Cinema, foco nos seguintes campos: cinema brasileiro, história do cinema, análise de filmes, história da crítica, cineclubismo, vanguardas artísticas, cinema experimental, Super-8, estética do cinema, relação arte cinema, presença da cidade nos meios audiovisuais, representação artística da vida urbana.
Marcelo Caetano é um cineasta brasileiro nascido em Belo Horizonte, radicado em São Paulo. Formado em Ciências Sociais pela USP, iniciou sua trajetória no cinema atuando como assistente de direção, produtor de elenco e roteirista em filmes importantes como Boi Neon (2015), Aquarius (2016) e Bacurau (2019). Sua estreia na direção de longas-metragens ocorreu com Corpo Elétrico (2017), um retrato sensível e sensual da juventude LGBTQIAPN+ na periferia paulistana, que estreou no Festival de Roterdã e foi premiado como Melhor Filme pela APCA. Em 2024, lançou Baby, seu segundo longa, selecionado para a Semana da Crítica do Festival de Cannes, onde o ator Ricardo Teodoro recebeu o prêmio de Melhor Ator Revelação. A obra, ambientada no centro de São Paulo, aprofunda temas como desejo, afeto, violência e reconstrução familiar em contextos de marginalização urbana. Com uma estética marcada pela valorização do corpo, das emoções e da diversidade, Marcelo Caetano afirma-se como uma das vozes mais expressivas do cinema queer contemporâneo brasileiro.
Mestre e doutora em Escrita Criativa pela PUCRS. Ministra oficinas, faz mentorias e leituras críticas. Trabalha com pesquisas relacionadas a pedagogia da escrita criativa; ficção distópica; narrativas de horror e antropoceno. Participa do grupo de pesquisa Atlas do Antropoceno. É professora convidada nas especializações em Escrita Criativa da PUCRS, Uniesp e da NOVOESTE. Tem contos publicados nas antologias Tudo soma zero (Bestiário, 2020) e Suprassuma 1 (Suma, 2021), entre outros, além de ensaios teóricos e artigos acadêmicos. Em breve estará publicando seu primeiro romance.
Graduado e mestre em Escrita Criativa (PUCRS), pesquisa Teoria Queer e Literatura Fantástica. É autor de “verão azul”, dos spin-offs “filtro solar FPS 70” e “um café ou dois”, e do livro de poemas “mais doce na tua boca”. Além disso, trabalha como professor de inglês, leitor crítico e preparador de texto de obras literárias.
Professor e pesquisador no Departamento de Educação da UNESP - Universidade Estadual Paulista / FCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente. Estudos em Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Aberta de Portugal. Doutor e Mestre em Educação pela UNESP Marília. Graduado em Música pela UEL - Londrina.Interesses em Educação, Música, Artes. Atua como músico, na performance e no ensino da Música. Líder do Grupo de Pesquisa "Gestão, Administração e Cultura da Educação Profissional e Tecnológica - GEACEP". Consultor independente na área educacional. Membro do Comitê Científico da ANPEd entre 2019 - 2023. Atuou anteriormente como professor e pesquisador na Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza [Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional], entre 2020-2024. Atuou na supervisão delegada de escolas técnicas estaduais de São Paulo entre 2010-2019 [CEETEPS], como professor em cursos de graduação [UNESP, Fatec] e pós-graduação [CEETEPS/Programa Brasil Profissionalizado; Fatec] e em todas as etapas da educação básica, em escolas privadas, municipais e estaduais, além do ensino especializado em Música.
João Cândido Zacharias é diretor e roteirista com grande interesse, como espectador e diretor, em cinema de gênero. Seu primeiro longa, o terror "A Herança" (2024), foi coproduzido e distribuído pela Sony Pictures e foi exibido em festivais internacionais como Terror Córdoba (Argentina), onde ganhou o prêmio de melhor filme iberoamericano, Macabro (México), MOTELX (Portugal), Festival do Rio e Mostra de SP, entre outros. Depois da estreia em salas, o filme encontra-se atualmente disponível no catálogo da HBO Max na América Latina. Seu curta "Sandra chamando" (2017) e "Os últimos românticos" (2019) passaram em mais de 35 festivais pelo mundo. Como roteirista, trabalhou com o duo argentino Mariano Cohn e Gastón Duprat (no longa "A jaula") e a portuguesa Rita Nunes (no longa "Terremoto em Lisboa"), entre outros. É formado em Cinema pela Universidade Federal Fluminense.
Lara Carvalho é Professora de Cinema e Audiovisual na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, Doutoranda e Mestre pelo Póscom/UFBA. Soteropolitana, atua como roteirista e diretora, integrando o grupo de pesquisa (An)arqueologias do Sensível. Publicou "Cinema: substantivo feminino" (2024) e "Uma (Breve) História das Mulheres no Cinema" (2022). Pesquisa cinemas feitos por mulheres, cineastas latinoamericanas e questões do corpo, do sensível e da ritualidade no audiovisual. Assina os roteiros de projetos como Meridianos, 56 Dias, Menarca, Quitéria, Escorço, Fórmula Dreams, Damiano e Hyperkart. Finalista do Sundance Episodic Lab e vencedora do Concurso Narratologia 2023, atualmente desenvolve o curta de animação Mar Subversivo e o longa Até o Amanhecer.
Doutora em Cinema pela Universidade de São Paulo (USP/ECA) sob orientação de Jean-Claude Bernardet. É Professora Associada nos cursos de Cinema e Audiovisual e Cinema de Animação na Universidade Federal de Pelotas (UFPel).Pesquisadora visitante na School of Languages, Cultures and Societies da Universidade de Leeds, Inglaterra, sob a supervisão de Stephanie Dennison (2024). Presidente do NDE (Núcleo Docente Estruturante) do curso Cinema e Audiovisual (2025-2026). Líder do grupo de pesquisa do CNPq "Técnicas e Poéticas no Cinema e Audiovisual"; coordenadora dos projetos de pesquisa "Cinema indígena - indexação e análise", "Bernardet 80 - impacto e influência no cinema brasileiro", "Ismail Xavier 70: a trajetória de um pensador do cinema brasileiro" e "Cinematografias periféricas estéticas e contextos não hegemônicos". Parecerista Unesp, Fapesp, Unifesp e Enecult. Ex-integrante do Comitê Consultivo da Secretaria do Audiovisual. Sócia fundadora e presidente da ABRACCINE - Associação Brasileira de Críticos de Cinema (gestão 2019-2021) e da ACCIRS - Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (2008-2010). Editora da revista Teorema - Crítica de Cinema, editora da revista acadêmica online Orson (2011-2016), colaboradora do site Cinema Escrito (online, atual) e do caderno de cultura do jornal Zero Hora. Possui 56 artigos completos publicados em periódico, 7 livros publicados, 26 capítulos de livros publicados, 234 artigos publicados em jornais e revistas, 15 Comunicações em anais de congressos e 32 produções técnicas. Participou de 125 eventos (congressos/encontros/seminários), integrou 97 comissões julgadoras (bancas/júris) e orientou 37 trabalhos (monografias/dissertações).