Blog
CSI Anestesia – Investigando e Conhecendo Anestesia Regional e Dor
Instruções para inscrição:
Constitua / crie um grupo com 3(três) residentes (pode ser qualquer associação – 3 R1, 3 R2, 3 R3 ou uma mistura qualquer, p.e. 2R3+1R1, etc)
- Dê um nome “fantasia” para o seu grupo, por exemplo grupo “TAMOJUNTO”
- Envie para o e-mail: gustavo.mathias_lasra@outlook.com
- Nome do grupo (nome “fantasia”)
- Nome dos 3(três) integrantes do grupo (os 3 devem estar cursando a residência em 2019)
- Nome do CET / Residência de origem dos 3 (os 3 podem ser de 1 ou vários CETs/Residências)
Não serão aceitos grupos em que um ou mais integrantes não sejam residentes e não estejam inscritos no LASRA 2019 (na modalidade Curso Intensivo de Ultrassom ou 25º Congresso LASRA).
O grupo de residentes ganhador receberá inscrição, passagem e hotel para o CBA 2019 (PATROCÍNIO CRISTÁLIA).
Agência de viagem LET
A Agência Oficial de Viagens do 25° CONGRESSO DE ANESTESIA REGIONAL E CONTROLE DA DOR é a LET - Live Experience Travel Viagens e Turismo, que oferecerá aos participantes do evento tarifas especiais na reserva de hospedagem e emissão de passagens aéreas.
Companhia aérea parceira: LATAM
Hotéis: - WZ Hotel Jardins - Av. Rebouças, 955 - Cerqueira César
- Hotel ibis budget São Paulo Paulista
Para maiores informações, favor entrar em contato com a Agência LET - Live Experience Travel Viagens e Turismo
Telefone: (11) 3825-7130
INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÕES
Instruções para Inscrições:
As diferentes atividades estão relacionadas de acordo com data, horário e tipo.
• O Curso do Cadáver de 5ª feira à tarde é a primeira atividade que vai aparecer (única da 5ª feira).
• O Curso do Cadáver de 6ª feira à tarde aparece na sequência de horários das demais atividades. Ao término da inscrição, após inserir os dados de pagamento e clicar embaixo em “CONTINUAR”, Aparece uma nova tela escrito “DETALHES DO PEDIDO”, onde aparece as atividades escolhidas. Do lado direito da tela aparece “IMPRIMIR VOUCHER”. Se quiser, clique nessa opção e vai aparecer uma tela com todos os seus dados e as atividades escolhidas com os respectivos “QR CODE. Você pode:
• Imprimir essa tela para apresentar no dia do evento;
• Tirar uma foto com o seu celular para apresentar no dia do evento;
• Ou simplesmente sair do site, você receberá imediatamente no seu e-mail esta mesma imagem com todos os seus dados e as atividades escolhidas com os respectivos “QR CODE”.
***** ATENÇÃO SE VOÇE NÃO RECEBER O E-MAIL DE CONFIRMAÇAO, FAVOR OLHAR NA CAIXA DO LIXO ELETRÔNICO/SPAM *****
Demonstrações ao vivo
Os participantes irão aprender a identificar a base anatômica dos bloqueios comuns e como correlacionar a anatomia com imagens de ultrassom em modelos vivos.
HISTÓRIA
25° CONGRESSO DE ANESTESIA E CONTROLE DA DOR
Fundada em 1994, a Sociedade Latino-americana de Anestesia Regional (LASRA)veio a tornar-se um meio de representação da categoria em toda a América Latina. Com o intuito criar uma comunidade onde, médicos e profissionais da área de anestesiologia possam se manter em contato com as últimas informações do meio. Incentivar a participação destes profissionais em congressos e levar novidades sobre o aperfeiçoamento da técnica, adquiridas não somente em território nacional, mas também em toda a América Latina. Mantendo a ética médica e os princípios do bom relacionamento entre os profissionais, na troca de informação e o que será de benefício não só da classe médica, porém o maior beneficiado será a população.
A comunidade é voltada para profissionais com foco voltados à Anestesiologia, Reanimação, Terapia Intensiva e Tratamento da Dor.
Importante ressaltar que, as informações aqui divulgadas passam por um processo de revisão delicado, tudo para que cumpram o Código de Ética Médica.
SIMULAÇÃO
Os participantes irão vivenciar situações críticas em diferentes cenários de anestesia, incluindo pediatria, obstetrícia, dor aguda, evento adverso em anestesia regional / geral, PCR e situação de via aérea difícil.
Tema Livre
TEMAS LIVRES - LASRA 2019
REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DE TEMAS LIVRES NO LASRA 2019
1. ENVIO DE RESUMOS
- Para o envio dos temas livres em forma de resumo, deverá ser utilizada apenas a via eletrônica, através do e-mail: gustavo.mathias_lasra@outlook.com
- O prazo limite para envio dos resumos é 31/07/2019, impreterivelmente. Os resumos enviados após esta data não serão considerados.
- Os resumos poderão ser enviados nos idiomas Português, Inglês ou Espanhol. O conteúdo dos trabalhos é de inteira responsabilidade dos autores.
- O autor deverá apresentar o tema livre sob a forma ORAL, em Power Point.
- Caso seja aceito o Tema Livre, para apresentá-lo o autor / apresentador deverá inscrever-se nocongresso até a data 15/08/2019.
- Imperfeições de preenchimento do formulário ou desrespeito às normas implicarão em rejeição sumária, sem apreciação.
- Somente um certificado será emitido por resumo, com os nomes do autor e co-autores.
2. FORMATAÇÃO E ELABORAÇÃO DO RESUMO
2.1. Título: em letras maiúsculas, sem abreviações, máximo de 150 caracteres, fonte Arial 12; letras maiúsculas e minúsculas
2.2. Autores: Digite o Pré-Nome e Sobrenome Principal por extenso, com letras maiúsculas e minúsculas. Abrevie os demais sobrenomes pelas iniciais, sem pontuação. Quando o último sobrenome for distintivo (Filho, Júnior, Sobrinho, Neto) não use abreviatura.
Indique no formulário o nome do apresentador do resumo. Não se esqueça de inserir os co-autores, pois não será permitida a inserção ou troca de nomes de autores, co-autores ou instituições, e nem emendas nos textos, após o envio do resumo.
2.3. Instituição: Informe o nome, cidade, estado e e-mail do local onde o trabalho foi realizado.
2.4. Resumo: deverá ser escrito em letra Arial, tamanho 12, com espaçamento simples entre as linhas, escrito em parágrafo único, com nº máximo de 2.500 caracteres, incluindo espaços em branco. Não considerar na contagem dos caracteres o título, autores e instituição.
No espaço destinado à digitação do resumo, não deverá ser incluída tabela e/ou figura.
2.5. Indique no formulário se o resumo é:
- Pesquisa Científica – deverá constar: Introdução; Material & Método, Resultados, Conclusões e Referências (≤ 2 ref.).
- Relato de Caso – deverá constar: Introdução, Relato de Caso, Discussão e Referências (≤ 2 ref.).
- Não serão aceitas Revisões de Literatura.
- NÃO SERÃO PERMITIDAS, sob qualquer pretexto ou circunstâncias, alusões, agradecimentos ou referências que possam caracterizar divulgação comercial de produtos, equipamentos, seus fabricantes e ou distribuidores. Medicamentos devem ser citados pelo nome farmacológico e equipamentos pela referencial do produto.
- No final do resumo, os autores devem incluir o “Financiamento” da Pesquisa.
- O conteúdo do tema livre submetido é de total responsabilidade do(s) autor(es). Os temas livres submetidos NÃO serão gramaticalmente e/ou ortograficamente revisados pela Comissão.
- Não citar no texto o local ou qualquer referência que permita a identificação da origem do tema livre, a fim de garantir a imparcialidade nos critérios de avaliação.
- Não serão aceitos temas livres extraídos de artigos já publicados até a data de submissão.
- Área Temática: cada resumo deverá ser classificado de acordo com uma das áreas listadas abaixo:
N° Área
01 Anestesia Regional e Ultrassom
02 Dor Aguda
03 Dor Crônica
04 Complicações em Anestesia
3. PREMIAÇÕES: Para concorrer ao Prêmio LASRA 2019, o autor principal deverá indicar essa intenção no campo específico.
4. ACEITE dos RESUMOS
Os temas livres enviados para apresentação serão avaliados previamente por uma Comissão de Avaliação, vinculada à Comissão Científica do LASRA 2019.
Serão aceitos somente temas livres que atendam adequadamente as normas de redação do resumo. Serão também avaliados critérios de originalidade, impacto clínico, rigor metodológico e consonância à temática do evento. As decisões da Comissão são irrevogáveis e não cabem recursos quanto a recusa dos temas livres submetidos. A lista dos aprovados será postada no site do evento no dia 08 de 08 de 2019.
LISTA APROVADOS:
Nome do autor Título
- ALBERTO VASCONCELOS - INCIDÊNCIA DE REAÇÕES ALÉRGICAS/ANAFILÁTICAS EM PACIENTES OBSTÉTRICAS.
- ANA PAULA LIMA QUEIROZ - BLOQUEIO DE NERVO SUPRAESCAPULAR PARA MANEJO DE DOR CRÔNICA EM PACIENTE COM SÍNDROME DOLOROSA COMPLEXA REGIONAL
- ARTUR S DE AZEVEDO - BLOQUEIO CONTÍNUO DO PLANO DO ERETOR DA ESPINHA EM LOBECTOMIA PULMONAR.
- ARTUR SALGADO DE AZEVEDO - BLOQUEIO DO PLANO DO ERETOR DA ESPINHA LOMBAR: ESTUDO CADAVÉRICO – RESULTADO PARCIAL.
- BRUNO A G SALVETTI - BLOQUEIO DE PLEXO BRAQUIAL PARA FECHAMENTO DE FÍSTULA ARTERIOVENOSA EM PACIENTE PORTADOR DE HIPERTENSÃO PULMONAR GRAVE.
- CHRISTIANO MATSUI - RELATO DE CASO: REAÇÃO ANAFILÁTICA EM CESÁREA EM GESTANTE COM MENINGOMIELOCELE.
- DEBORAH BERGMANN - INTRATHECAL MIGRATION OF EPIDURAL CATHETER AFTER CYTOREDUCTIVE SURGERY WITH HYPERTHERMIC INTRAPERITONEAL CHEMOTHERAPY TIMELY DETECTED: A CASE REPORT.
- DIEGO A J CARDOSO - PENG BLOCK PARA FRATURA DE QUADRIL, EM UM PACIENTE IDOSO: RELATO DE CASO.
- DIEGO FERNANDES DE ARAÚJO - ESTUDO DA ANALGESIA INDUZIDA POR ADMINISTRAÇÃO DE ANTAGONISTA DE RECEPTOR NMDA: COMPARAÇÃO ENTRE A ADMINISTRAÇÃO CENTRAL E PERIFÉRICA EM MODELOS DE DOR E HIPERALGESIA EM RATOS.
- ESTHER A ROCHA - BLOQUEIO ESP COM CATETER PARA ANALGESIA PERIOPERATÓRIA EM ARTROPLASTIA TOTAL DE QUADRIL SOB ANESTESIA GERAL: UM RELATO DE CASO.
- FERNANDA B S CALDAS - ANAFILAXIA ASSOCIADA À CLOREXIDINA: RELATO DE CASO.
- FERNANDA P. LOPES - ANALGESIA PÓS OPERATÓRIA: QUAL A MELHOR TÉCNICA EM PACIENTE COM DEFORMIDADES DE CAIXA TORÁCICA E DE ABDOME?
- FERNANDA S. TURAZZI PÉCORA - PARADA CARDÍACA EM RAQUIANESTESIA PARA CESÁREA.
- JOÃO B S GARCIA - DOR NEUROPÁTICA AGUDA: RELATO DE CASO.
- JOÃO B S GARCIA - DISFUNÇÃO SEXUAL E HIPOGONADISMO EM PACIENTES COM DIAGNÓSTICOS DE FIBROMIALGIA ATENDIDAS EM AMBULATÓRIO DE DOR CRÔNICA DE HOSPITAL UNIVERSITÁRIO.
- JOSÉ VENAS P NETO - BLOQUEIO CONTÍNUO NO PLANO DO ERETOR DA ESPINHA COMO ALTERNATIVA À ANALGESIA PERIDURAL NA RESSECÇÃO POR VÍDEO DE TUMOR DE MEDIASTINO: RELATO DE CASO.
- LAILA T MUSSER - SERIA O FIM DO BLOQUEIO INTERESCALÊNICO?
- LIA ALVES M M L - BLOQUEIO CONTÍNUO DE NERVO PERIFÉRICO PARA CONTROLE DE DOR ISQUEMICA EM PACIENTES INTERNADOS – SÉRIE DE CASOS.
- LIA ALVES M M L - USO DA TOXINA BOTULINICA PERINEURAL PARA TRATAMENTO DE DOR FANTASMA.
- LIA ALVES M M L - USO DA ULTRASSONOGRAFIA PARA AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE PUNÇÃO DE BLOQUEIO DE NEUROEIXO EM MULHERES GRÁVIDAS.
- MARIA I C LIMA - O BLOQUEIO DO PLANO ERETOR DA ESPINHA COMO ESTRATÉGIA ANALGÉSICA PARA CIRURGIA TORÁCICA: RELATO DE CASO.
- MARIANA MIKA DE S. UEMA - HEMATOMA MEDIASTINAL SECUNDARIO À PUNÇÃO ACIDENTAL ARTERIAL EM PACIENTE HEPARINIZADO.
- MARIANA MIKA DE S. UEMA - EMBOLIA AMNIÓTICA
- MARINA BRUNNER - ANESTESIA OPIOID SPARING ASSOCIADA A BLOQUEIOS PERIFÉRICOS EM PELVEGLOSSOMANDIBULECTOMIA COM RETALHO MICROCIRÚRGICO.
- MARINA BRUNNER - ANESTESIA VENOSA TOTAL OPIOID FREE COM BLOQUEIO DE ESCALPO PARA CRANIOPLASTIA EM USUÁRIA CRÔNICA DE CODEÍNA.
- MATHEUS C A CHIMELLI - BLOQUEIO DE NERVO FEMORAL VIA INGUINAL E NERVO CIÁTICO VIA POPLÍTEA PARA REALIZAÇÃO DE AMPUTAÇÃO INFRAPATELAR.
- OLYMPIO DE H. CHACON NETO - RAQUIANESTESIA TOTAL PARA CESÁREA – RELATO DE DOIS CASOS.
- RICARDO CAIO G. BERNARDES - INCIDÊNCIA E GRAVIDADE DA HIPOTERMIA APÓS ANESTESIA SUBARACNÓIDEA.
- RICARDO KENITHI NAKAMURA - NEURÓLISE QUÍMICA DO JOELHO GUIADO POR ULTRASSONOGRAFIA - UMA SÉRIE DE CASOS.
- RICARDO VIEIRA CARLOS - ANESTESIA PARA CESÁREA EM PACIENTE PORTADORA DE SÍNDROME DO QT LONGO EM USO DE CARDIODESFIBRILADOR IMPLANTÁVEL (CDI).
- RICARDO VIEIRA CARLOS - RELATO DE CASO: REAÇÃO ADVERSA MEDICAMENTOSA AO HIDRÓXIDO FÉRRICO NA SALA DE RECUPERAÇÃO PÓS-ANESTÉSICA NO PÓS-OPERATÓRIO DE CESÁREA.
- RODRIGO A CARMELLO - BLOQUEIO DO PLANO DO ERETOR DA ESPINHA (PEE) GUIADO POR ULTRASSOM PARA CIRURGIA DE BYPASS GÁSTRICO – RELATO DE CASO.
- RUEDA R VIVIANA PAHOLA - EXPERIENCIA DE UN GRUPO DE DOLOR EN MANEJO DE ANGINA REFRACTARIA CON NEUROESTIMULADOR ESPINAL 2007-2019. SERIE DE CASOS.
- RUEDA R VIVIANA PAHOLA - REPORTE DE CASO. NEUROESTIMULADOR PARA EL MANEJO DE LA NEURALGIA REFRACTARIA DEL TRIGÉMINO.
- STEFAN S SILVEIRA RELATO DE CASO - PERICAPSULAR NERVE GROUP (PENG) BLOCK EM FRATURA DE COLO DO FEMUR EM CRIANÇA.
- THIAGO CAMARGO FERREIRA - COMPARAÇÃO ENTRE MORFINA INTRATECAL E BLOQUEIO ANESTÉSICO DO QUADRADO LOMBAR PARA ANALGESIA PÓS-OPERATÓRIA EM CESÁREAS
5. NORMA PARA APRESENTAÇÃO do TEMA LIVRE
Detalhes sobre as apresentações serão enviadas por e-mail aos autores. A data e o horário específicos para a apresentação serão informados no site a partir do dia 10 de 08 de 2019.
Normas relativas à apresentação dos Temas Livres:
1. Os temas livres serão apresentados obrigatoriamente em Power Point.
2. A apresentação dos temas livres não poderá ultrapassar 10 (dez) minutos, obedecendo rigorosamente a ordem programada.
3. O avaliador da sessão terá 5 (cinco) minutos para debater cada tema apresentado.
Os apresentadores recebem também estas informações:
1. Os arquivos do Power Point (PP) deverão ser entregues na sala VIP, no dia da apresentação, até 60 min. antes da mesma, em arquivo PP para Windows. Não serão permitidas apresentações do PP para MAC.
2. Não será permitida a entrega do arquivo na sala da apresentação em pen-drive, ou utilizar seu notebook pessoal para a apresentação.
LINK dos horários: https://drive.google.com/open?id=1yUHrDAF300Qg_zVM-GkTZs0XHVOKia1C
Curso CADÁVER
É raro encontrar um curso de anatomia em cadáveres no Brasil, profissionais da saúde que desejam treinar suas habilidades tem que ir até outros países como Orlando e Miami para encontrar este curso.
Mas a partir do dia 30 de janeiro, quando a primeira das quatro instalações do M.A.R.C for inaugurada no Brasil, esses profissionais poderão realizar o curso aqui no país. A proposta do instituto é fornecer um cenário realístico, levando o ensino, o treinamento e a pesquisa de técnicas, procedimentos e produtos a um patamar de excelência.
De acordo com Allan Weinstein, executivo-chefe do M.A.R.C, todos os profissionais da saúde terão acesso a treinamento continuado sobre as novas técnicas, produtos e tecnologias para fornecer os melhores cuidados a seus pacientes.
“Nossa expansão para o Brasil permite estabelecer uma troca de experiências na área da saúde, tecnologia e educação para todos os profissionais no setor da saúde, sejam médicos, odontólogos, etc…. não somente no Brasil, como em todo o mundo” – afirma Weinstein.
Quais as vantagens do estudo prático em cadáveres?
O curso de anatomia em cadáveres prepara biomédicos estetas para atuar na área. Isso porque o curso tem um diferencial, o aluno tem acesso às estruturas anatômicas preservadas, onde se observa os vasos por onde passam os nervos e a musculatura.
A oportunidade de aprimorar os estudos em cadáveres dá segurança ao profissional e permite que ele tenha um entendimento maior sobre cada técnica e procedimento. Esse curso é frequentemente realizado para quem quer se especializar em aplicação de toxina botulínica e preenchimento facial.
O instituto ainda está chegando ao país, mas promete ser um sucesso. Aguardemos a abertura de cursos para profissionais estetas com ênfase em injetáveis não-invasivos.
Denúncia enviada com sucesso!
Denunciar este evento
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.