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DESCRIÇÃO
O tema emergente de Marketing e Sociedade se situa no campo do macromarketing, como parte da perspectiva na?o-interativa-na?o-econo?mica das escolas do marketing, que surgiram a partir da década de 1960. Seus adeptos se dedicam a defender uma abordagem sistêmica para o marketing com vistas a melhorar as estratégias e políticas para o bem-estar social. Nesse sentido, o tema tem como proposta principal debater os diversos aspectos relacionados aos efeitos do marketing sobre a sociedade, tendo como princípio norteador analisar tanto os aspectos positivos quanto as disfunções e problemas inerentes a essa relação. Assim, ganham destaque estudos que articulem:
- ética em marketing,
- consumo consciente,
- consumo colaborativo,
- resistência ao consumo,
- consumismo,
- sustentabilidade em marketing,
- qualidade de vida subjetiva
- bem-estar pessoal
- marketing de organizações sem fins lucrativos.
Pertencem ainda a esse tema os estudos que se baseiam na proposta da Transformative Consumer Research e Transformative Service Research, nos quais a figura dos consumidores vulneráveis torna-se central, mas que também propiciem a discussão de outras questões tais como:
- fome,
- obesidade,
- política alimentar,
- desperdício de alimentos,
- consumo de alimentos e seus impactos sócio ambientais,
- cidadania e consumo,
- escravidão moderna,
- refugiados,
- caminhos desviantes do consumo,
- gênero e interseccionalidade,
- narrativas e estigmatizac?a?o.
Neste contexto, a palestra do Prof. Nelsio Abreu compreende uma oportunidade de ampliar a discussão das questões ligadas ao Marketing e Sociedade no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Administração da UnB, bem como entre a comunidade acadêmica de toda a Universidade.
Após a etapa de explanação do professor, envolvendo conceitos e aplicações práticas relativas ao tema, haverá um período dialogado entre o palestrante e a plateia, que poderá expor suas perguntas.
PALESTRANTE
Prof. Nelsio Abreu - Universidade Federal da Paraíba
Professor Associado III da Universidade Federal de Paraíba (UFPB), lecionando no Curso de Administração do Departamento de Administração (DA) e no Programa de Pós-Graduação em Administração – (PPGA/UFPB). Doutor em Administração (UFLA). Líder do Tema 09 - Marketing e Sociedade, da área de Marketing (EMA e EnANPAD) da ANPAD (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração) – 2019 e Líder do Tema do Consumo, Sociedade e Materialismo do Semead (2018). Líder do Grupo de Pesquisa Consumo e Cibercultura - GPCiber. Avaliador ad hoc INEP/MEC. Atuou como Coordenador do PPGA/UFPB (05/2016 - 04/2018). Tem interesse em pesquisa, principalmente nos seguintes temas: Marketing, Cultura de Consumo, Diversidade e Serviços (especialmente Service-Dominant Logic - LDS) e Transformative Service Research.
25 de abril de 2019, 16h00 - 17h30
Auditório Azul da FACE/UnB – Campus Darcy Ribeiro - Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte, Brasília - Distrito Federal
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