DESCRIÇÃO

O tema emergente de Marketing e Sociedade se situa no campo do macromarketing, como parte da perspectiva na?o-interativa-na?o-econo?mica das escolas do marketing, que surgiram a partir da década de 1960. Seus adeptos se dedicam a defender uma abordagem sistêmica para o marketing com vistas a melhorar as estratégias e políticas para o bem-estar social. Nesse sentido, o tema tem como proposta principal debater os diversos aspectos relacionados aos efeitos do marketing sobre a sociedade, tendo como princípio norteador analisar tanto os aspectos positivos quanto as disfunções e problemas inerentes a essa relação. Assim, ganham destaque estudos que articulem:

  • ética em marketing,
  • consumo consciente,
  • consumo colaborativo,
  • resistência ao consumo,
  • consumismo,
  • sustentabilidade em marketing,
  • qualidade de vida subjetiva
  • bem-estar pessoal
  • marketing de organizações sem fins lucrativos.

Pertencem ainda a esse tema os estudos que se baseiam na proposta da Transformative Consumer Research e Transformative Service Research, nos quais a figura dos consumidores vulneráveis torna-se central, mas que também propiciem a discussão de outras questões tais como:

  • fome,
  • obesidade,
  • política alimentar,
  • desperdício de alimentos,
  • consumo de alimentos e seus impactos sócio ambientais,
  • cidadania e consumo,
  • escravidão moderna,
  • refugiados,
  • caminhos desviantes do consumo,
  • gênero e interseccionalidade,
  • narrativas e estigmatizac?a?o.

Neste contexto, a palestra do Prof. Nelsio Abreu compreende uma oportunidade de ampliar a discussão das questões ligadas ao Marketing e Sociedade no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Administração da UnB, bem como entre a comunidade acadêmica de toda a Universidade.

Após a etapa de explanação do professor, envolvendo conceitos e aplicações práticas relativas ao tema, haverá um período dialogado entre o palestrante e a plateia, que poderá expor suas perguntas.

PALESTRANTE

Prof. Nelsio Abreu - Universidade Federal da Paraíba

Professor Associado III da Universidade Federal de Paraíba (UFPB), lecionando no Curso de Administração do Departamento de Administração (DA) e no Programa de Pós-Graduação em Administração – (PPGA/UFPB). Doutor em Administração (UFLA). Líder do Tema 09 - Marketing e Sociedade, da área de Marketing (EMA e EnANPAD) da ANPAD (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração) – 2019 e Líder do Tema do Consumo, Sociedade e Materialismo do Semead (2018). Líder do Grupo de Pesquisa Consumo e Cibercultura - GPCiber. Avaliador ad hoc INEP/MEC. Atuou como Coordenador do PPGA/UFPB (05/2016 - 04/2018). Tem interesse em pesquisa, principalmente nos seguintes temas: Marketing, Cultura de Consumo, Diversidade e Serviços (especialmente Service-Dominant Logic - LDS) e Transformative Service Research.

Data do evento

25 de abril de 2019, 16h00 - 17h30

LOCAL DO EVENTO

Auditório Azul da FACE/UnB – Campus Darcy Ribeiro - Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte, Brasília - Distrito Federal