STRICTO MINICURSO - DIÁLOGOS COM A ESCRITA CIENTÍFICA

STRICTO MINICURSO - DIÁLOGOS COM A ESCRITA CIENTÍFICA

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De 8 maio a 28 de junho Todos os dias das 08h00 às 18h00

Sobre o Evento

MINICURSO “DIÁLOGOS COM A ESCRITA CIENTÍFICA”

Responsáveis: Profa. Ma. Adelayde Rodrigues, Prof.Dr. Carlos Henrique Almeida Alves, Profa.Dra. Maria Lucilene, Prof.Dr.Ricardo Jorge de S.Cavalcanti, Profa.Dra. Rossana Viana Gaia

Público-alvo: alunos dos cursos de pós-graduação do Ifal (PPGTEC e ProfEPT).

Vagas: 32, distribuídas proporcionalmente entre os cursos de PPG/ Ifal.

Carga horária para certificação: 60h/a (a proposta é que estas horas sejam distribuídas em 3 semanas, 20h/a, de modo que cada uma das semanas ficaria sob a responsabilidade de um/uma docente deste GT).

Período de inscrição: 03 e 04/06/2020 via Doity: <https://doity.com.br/minicurso--dilogos-com-a-escrita-cientfica>

Data de início: 08/06/2020

Critérios para a certificação: Certificação pelos Grupos de Pesquisa envolvidos. O aproveitamento dos alunos será analisado (assiduidade na realização das atividades dispostas para fins de certificação), com base nos critérios eleitos pelo grupo, considerando-se, sobretudo, atividades assíncronas (as plataformas serão o Google Sala de Aula e/ou Google Meet - esta última para atividades pontuais síncronas).

Instrumentos avaliativos: Dispostos por cada um dos docentes em seus blocos discursivos, considerando-se o cronograma de aulas/encontros apresentado por cada docente.

Proposta do minicurso

O minicurso intitulado “Diálogos com a escrita científica", destinado a alunos dos cursos de pós-graduação do Ifal (PPGTEC e ProfEPT/Ifal), pretende, com base em blocos de discussão, tratar de pressupostos epistemológicos e práticos da escrita acadêmico-científica, enaltecendo aspectos voltados à(s)/ao(s): 1) Perfil do pesquisador e Epistemologia da Pesquisa, considerando-se o gênero Resumo simples de pesquisa ; 2) especificidades da escrita científica (regras da ABNT); 3) métodos e técnicas de pesquisa; 4) formação de pesquisa em bases indexadas; 5) técnicas de leitura e de escrita científica; 6) os gêneros textuais-discursivos Resenha e Artigo Científico.

Para tanto, as atividades serão divididas da seguinte forma:

1- Semana 1 - Professoras responsáveis: Rossana Viana Gaia e Adelayde Rodrigues

Tópico 1: Conhecimento epistemológico/especificidades da escrita científica (regras da ABNT/APA/VANCOUVER)

  • Conteúdos:

  • 1. A pesquisa científica, a organização do tempo e a ética na pesquisa.

  • 2. Os elementos essenciais da escrita científica: tema, objeto de pesquisa, problema de pesquisa e o título; Identificação dos itens em artigos científicos;

  • 3. A epistemologia como análise conceitual e base de fundamentação teórica na escrita científica. Citação direta e citação indireta. Acesso a bibliotecas online.

  • 4. Técnicas para resumo de textos científicos na prática da pesquisa. Identificar objetivo/objeto/problema.

  • Procedimentos:

  • Recomenda-se a leitura de qualquer um dos livros de metodologia científica disponível nas bibliotecas virtuais do Ifal. O módulo vai avaliar a participação do/a aluno/a nas reflexões sobre produção científica e na entrega de três resumos (de 10 a 15 linhas) com indicação da referência. É opcional a participação dos alunos nos momentos para retirada de dúvidas: duas mesas redondas no google meet, das 20h às 21h30, nos dias 09/06 e 11/06.

Cronograma:

Data

Saberes compartilhados

Atividades propostas

08/06

O que é pesquisa científica. A organização do tempo. O perfil do cientista. A ética na pesquisa. Características da linguagem científica.

Leitura prévia sobre conceitos de resumo textual, fichamento e resumo científico em e-book de Metodologia científica disponível nas plataforma do Ifal.

Atividade: Leitura.

09/06

Estudo detalhado dos elementos essenciais para a realização de uma pesquisa: o tema, o objeto, o problema e o título.

Leitura prévia sobre resumo e fichamento em livro de Metodologia Científica. Selecionar 1 artigo e 1 e-book referentes aos interesses de pesquisa na base Scielo, Google Acadêmico ou Bibliotecas Virtuais do Ifal.

Objetivo de aula: Identificar em artigos ou capítulos: objetivo, objeto e problema da pesquisa.

OPCIONAL: Roda virtual de conversa sobre perfil do cientista e escrita epistemológica. Horário: das 20h às 21h30. Local: Google Meet.

10/06

A epistemologia como análise conceitual e base de fundamentação teórica na escrita científica. Citação direta e citação indireta. Acesso a bibliotecas online.


Iniciar elaboração de três resumos textuais com limites de 10 a 15 linhas, uso de 1 citação direta até 3 linhas e 1 citação indireta (dos textos selecionados conforme interesses de pesquisa).

Atividades: Elaborar síntese.Leituras dos textos selecionados pelos próprios alunos e indicado com referência completa e link.

11/06

Resumo textual e/ou, fichamento e/ou síntese. Resumo científico em bloco único de texto e com palavras-chave.

Continuar elaboração de três resumos textuais com limites de 10 a 15 linhas, uso de 1 citação direta até 3 linhas e 1 citação indireta (dos textos selecionados conforme interesses de pesquisa).

Atividades: Elaborar resumos. Leituras dos textos selecionados pelos próprios alunos e indicado com referência completa e link.

OPCIONAL: Roda virtual de conversa sobre tipos de resumo e particularidades da escrita científica. Horário: das 20h às 21h30. Local: Google Meet.

12/06

Atividades de escrita

Prazo final de entrega dos resumos: 15/6 (segunda-feira)


  • Recursos: Computador e/ou notebook, Tablet, ou smartphone com conexão à rede de internet.

Referências (obrigatórias):

FASTFORMAT. Metodologia Científica [Informações diversas]. Disponível em https://blog.fastformat.co/category/metodologia-cientifica/ Acesso em 2.jun.2020.

GUEDES, E. M. et al. Padrão UFAL de normalização. Maceió: EDUFAL, 2012. Disponível em http://www.ufal.edu.br/unidadeacademica/ichca/graduacao/jornalismo/documentos/padrao-ufal-de-normalizacao acesso em 2.jun.2020.

PUC - MG [Pontifícia Universidade de Minas Gerais]. Orientações ABNT, APA, Vancouver. Disponível em: http://portal.pucminas.br/documentos/orientacoes-abnt-apa-vancouver.pdf Acesso em 2.jun.2020.

Referências complementares (opcionais):

ARAGÃO. J. W. M. de; MENDES NETA, M. A. H. Metodologia científica. Salvador: UFBA, 2017. [e-book liberado com licença Creative Commons). Disponível em https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/174996/2/eBook_Metodologia_Cientifica-Especializacao_em_Producao_de_Midias_para_Educacao_Online_UFBA.pdf Acesso em: 2.mai.2020.

GLEISER, Marcelo. Cartas a um jovem cientista: o universo, a vida e outras paixões. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

JAPIASSU, Hilton Ferreira. Introdução ao pensamento epistemológico. Rio de Janeiro: F. Alves, 1979.

Recursos/Plataformas: Módulos digitais; Artigos científicos; Vídeos e imagens; Google Sala de Aula, Google Meet; Youtube; Bibliotecas Virtuais do Ifal.

2- Semana 2 - Professor responsável: Carlos Henrique Almeida Alves

Período: 15/06 a 21/06/2020

Tópico 3: Formação de pesquisa em bases indexadas

2.1 Conteúdos:

2.1.1 A pesquisa em bases indexadas: recursos e possibilidades de formação de banco de dados.

2.1.2 Confiabilidade, Fator de impacto e qualidade da pesquisa.

2.1.3 O método lógico/booleano para extração sistemática dos dados.

2.1.4 Seleção e classificação dos conteúdos indexados.

2.1.5 Comparações entre revisão de literatura e revisão sistemática de literatura, na formatação do texto científico.

2.2 Procedimentos:

2.2 No início desta unidade, evidenciaremos as fontes e formas mais usadas em pesquisa e começaremos a apresentar os seus modelos mais categorizados e sistematizados.

2.3 A partir do sítio do Ifal, iremos evidenciar as possibilidades de usos de uma fonte com grande quantidade de informações, além de mostrar as principais bases de pesquisa no Brasil e no mundo.

2.4 Haverá a proposição de um tema a ser pesquisado e, por conseguinte, as/os discentes deverão, a partir dos critérios metodológicos, por eles apreendidos, executar a pesquisa nas bases indexadas.

2.4.1 Deverá ser preenchida uma tabela criada para classificação e sistematização dos dados, em que, por proposta de cores (vermelha, amarela e verde), os dados serão dispostos a partir de um grau maior ou menor de aderência ao tema, levando-se em consideração as escolhas metodológicas para sua consecução.

2.3 Recursos:

2.3.1 Equipamentos - o ideal é que o aluno tenha acesso a um computador de mesa ou notebook, conectados à rede de internet. Tablet e , em último caso, smartfone, poderão ser utilizados.

2.3.2 Acesso, com login e senha do Sipac, ao sítio do Ifal.

2.3.3 Conhecimento básico/inicial de programas em sistemas de amplo uso (Windows e BrOficce).


2.4 Referências:

2.4.1 E.GRAY, David. Pesquisa no Mundo Real. 2. ed. Porto Alegre: Grupo, 2012. 480 p.

Link para acesso à parte disponibilizada do material https://books.google.com.br/books/about/Pesquisa_no_Mundo_Real.html?id=uQSpDAAAQBAJ&printsec=frontcover&source=kp_read_button&redir_esc=y#v=onepage&q&f=false

2.4.2 CORRÊA, Maurício de Vargas; ROZADOS, Helen Beatriz Frota. A netnografia como método de pesquisa em Ciência da Informação. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [s.l.], v. 22, n. 49, p.1-18, 9 maio 2017. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2017v22n49p1. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2017v22n49p1/34047. Acesso em: 03 abr. 2020..

2.5 Ferramenta/Plataforma de que fará uso:

2.5.1 ferramenta principal

2.5.1.1 Sugestão - Google sala de aula (Google Classroom)

2.5.2 - ferramentas auxiliares

2.5.2.1 Sugestão - www.mindomo.com/pt/ (ferramenta gratuita para elaboração de mapas conceituais)

2.5.2.2 Sugestão - http://more.ufsc.br/ ( Mecanismo em tempo real para Referências Bibliográficas)

2.5.2.3 Sugestão - http://www.mendeley.com/ ( gerenciador de referências e uma rede social acadêmica para organização da sua pesquisa)

2.5.2.4 Sugestão - www.youtube.com/ (para vídeos e pequenos documentários)

2.5.2.5 Sugestão - https://meet.google.com/tqe-jhkt-wqk (ferramenta para comunicações em tempo real - necessário possuir e-mail com conta Google)


3- Semana 3 - Professores responsáveis: Maria Lucilene da Silva e Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti

Tópico 3: Técnicas de leitura e de escrita científica; os gêneros textuais-discursivos Resenha e Artigo Científico

3.1 Conteúdos: Leitura dos gêneros em tela. Tipos e Gêneros textuais-discursivos (retomada de conceitos). Movimentos retóricos dos gêneros acadêmicos Resenha e Artigo científico (introdução). O gênero Resenha no contexto acadêmico. O gênero Artigo Científico: proposição, características, tipos.


3.2 Procedimentos: Os procedimentos serão dispostos na parte dos “encaminhamentos procedimentais” no Quadro relativo ao cronograma (apresentado a seguir).

3.3 Recursos:

Equipamentos - computador e/ou notebook, com conexão à rede de internet, tablet ou smartphone.

Acesso, com login e senha do SIGAA, ao sítio do Ifal.

Conhecimentos básicos de tecnologias ativas (uso Windows e BrOficce).

3.4 Ferramenta/Plataforma de que fará uso:

Sugestão principal - Google sala de aula (Google Classroom)

Sugestão 1 - YouTube (para vídeos e pequenos documentários)

Sugestão 2 - Google Meet (necessário possuir e-mail com conta Google)

Sugestão 3 - Mindomo (ferramenta gratuita para elaboração de mapas conceituais)


3.5 Referências:

CAMPOS, Magna. Manual de gêneros acadêmicos: Resenha, Fichamento, Memorial, Resumo Científico, Relatório, Projeto de Pesquisa, Artigo científico/paper, Normas da ABNT. Mariana: Edição do autor, 2015. (versão pdf).

ENTENDA de vez a diferença entre resumo, resenha e fichamento. Disponível em: <https://blog.even3.com.br/diferenca-resumo-resenha-fichamento/>. Acesso em: 29 abr. 2020.

MACHADO, Anna Rachel. “Revisitando o conceito de resumos”. In. DIONÍSIO, Angela, Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgs.). Gêneros textuais e ensino. 4. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.

MACHADO, Ana Raquel; LOUSADA, Eliane Gouvêa; ABREU-TARDELLI, Lília Santos. Planejar gêneros acadêmicos. São Paulo: Parábola, 2005.

MACHADO, Ana Raquel; LOUSADA, Eliane Gouvêa; ABREU-TARDELLI, Lília Santos. Resenha. São Paulo: Parábola, 2004.

KÖCHE, Vanilda Salton; BOFF, Odete M. Benetti; MARINELLO, Adiane Fogali. Leitura e produção textual: Gêneros textuais do argumentar e do expor. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

VIEIRA, Eduardo Francisco; FARACO, Carlos Alberto. Escrever na universidade: fundamentos. São Paulo: Parábola, 2019.



3.6 Referências complementares:

3.6.1 Resenha:

CAVALCANTI, Ricardo Jorge de Sousa. Convergências e dissonâncias na Linguística Aplicada: conflitos e tensões. Revista Verbum PUC-SP: 6, n. 2, p. 126-130, fev.2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/verbum/article/view/29586 Acesso em: 03/05/2020.

3.6.2 Artigo(s):

DE OLIVEIRA GOMES MARTINS, Thiago Luiz; DE SOUSA CAVALCANTI, Ricardo Jorge. A produção de vídeos tutoriais como recurso didático: uma experiência com alunos do médio integrado no componente curricular Desenho. Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB, [S.l.], n. 46, p. 33-43, set. 2019. ISSN 2447-9187. Disponível em: <https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/view/2656>. Acesso em: 03 Mai. 2020. doi:http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n46p33-43.

CAVALCANTI, Ricardo Jorge de Sousa; GAIA, Rossana Viana. A CONSTRUÇÃO DO PRODUTO EDUCACIONAL OFICINA PARA CADERNO DE NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA: REFLEXÕES E PRÁTICAS DE UMA DOCENTE DA EBTT. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 18, p. e9060, mar. 2020. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/9060>. Acesso em: 03 maio 2020. doi:https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9060.

Quadro relativo ao cronograma

Ordem dos encontros

Ordem dos conteúdos a serem abordados

Encaminhamentos procedimentais

Dia 1 - 22/06

  • Tipos e Gêneros textuais-discursivos (apresentação de conceitos).

  • Apresentação de conceitos de leitura, escrita, “tipos e gêneros textuais-discursivos”, com ênfase nos gêneros acadêmicos.

  • Uso de conceitos no Google Classroom.

Dia 2 - 23/06

  • Movimentos retóricos dos gênero acadêmico Resenha e Artigo científico (introdução).

  • Indicação de leitura para a elaboração de conceitos sobre o gênero apresentado.

Instrumento(s) avaliativo(s):

- Uso da ferramenta Mindomo.

Disponível em: https://www.mindomo.com

- Participação em atividade síncrona (Das 20h às 21h30) via Google Meet.

Dia 3 - 24/06

  • Movimentos retóricos do gênero acadêmico Resenha.

  • Apresentação de alguns conceitos dispostos por meio do acesso à ferramenta Mindomo;

  • Indicação de leitura e elaboração de conceitos acerca do gênero apresentado.

Instrumento(s) avaliativo(s):

- Participação em Fórum no Google Classroom/ Padlet.

Dia 4 - 25/06

  • O gênero Artigo no contexto acadêmico: proposição e características (Parte I).

  • Retomada de alguns conceitos dispostos por meio do acesso à ferramenta Mindomo.

Disponível em: https://www.mindomo.com

  • Auxílio na revisão de alguns conceitos dispostos via Google Classroom.

  • Participação em atividade síncrona (Das 20h às 21h30) via Google Meet.

Dia 5 - 26/06

  • O gênero Artigo Científico: proposição e características (parte II)

  • Indicação de leitura e elaboração de conceitos acerca do gênero apresentado.

Instrumento(s) avaliativo(s):

Participação em Fórum no Google Classroom.

Dia 6 - 27/06

  • Leitura e apreciação dos gêneros estudados: Resenha e Artigo Científico

  • Indicação de leitura e elaboração de produção de um dos gêneros estudados.

Instrumento(s) avaliativo(s):

  • Disposição de arquivo, como tarefa, no Google Classroom (o estudante poderá eleger um dos gêneros para apresentação e conclusão do Módulo III).

Dia 7 - 28/06

  • Leitura e apreciação dos gêneros estudados: Resenha e Artigo Científico (continuidade da atividade anterior).

  • Indicação de leitura e elaboração de produção de um dos gêneros estudados.

Instrumento(s) avaliativo(s):

  • Disposição de arquivo, como tarefa, no Google Classroom (o estudante poderá eleger um dos gêneros para apresentação e conclusão do Módulo III).

Organizador

CARLOS HENRIQUE ALMEIDA ALVES

Professor da Rede Pública Federal, com experiência em organização de eventos científicos, gestão de pesquisa, pós-graduação e inovação, estímulo a projetos de iniciação científica.