--

O 4º Encontro Nacional de Mulheres na Tecnologia (#MNT2016) é um evento sem fins lucrativos que tem como principal objetivo promover o empoderamento das profissionais da área de Tecnologia da Informação, reforçando a auto-estima e incentivando as participantes na busca contínua pelo seu crescimento na área, facilitando na sua empregabilidade e sociabilização nas áreas de inovação e tecnologia.

Este Código de Conduta será aplicado durante o #MNT2016 para todos os membros da comunidade e para qualquer pessoa que escolher se envolver no evento. O objetivo é proteger o público de danos e perigos morais.

O #MNT2016 dedica-se a promover uma comunidade respeitosa e livre de assédio para todas/os. Não toleramos qualquer forma de assédios ou intimidações de qualquer participante do evento, seja audiência, palestrantes, colaboradores, ou quaisquer membros da comunidade.

Expositores, patrocinadores, fornecedores e parceiros em geral também estão sujeitos à política anti-assédio. Em particular, não devem utilizar imagens, atividades ou materiais de conteúdo sexual, homofóbico, pejorativo e/ou discriminatório de qualquer natureza.

Por assédio entende-se sem limitação, comentários ofensivos, verbais ou eletrônicos, relacionados a características ou escolhas pessoais, origem racial, gênero, bem como comentários ou imagens sexuais, racistas, homofóbicas ou discriminatórias de qualquer natureza em espaços públicos ou digitais, intimidação deliberada, bullying, perseguição, encalço, fotografias ou gravações que gerem embaraço, interrupções reiteradas de palestras, bate-papos, reuniões eletrônicas, reuniões físicas ou outros eventos, contato físico inadequado ou atenção sexual indesejada.

Espera-se que os participantes cumpram imediatamente solicitações para descontinuar qualquer assédio ou comportamento de bullying. Sejam gentis com os outros. Não insultem ou ofendam outros participantes. Comportem-se profissionalmente. Lembrem-se de que piadas de assédio, sexismo, racismo ou exclusão não são apropriadas em lugar algum.

Qualquer participante que violar tais regras pode ser convidado a se retirar do evento, sem reembolso, a critério exclusivo das organizadoras, sem prejuízo das demais medidas legais cabíveis.

Se uma pessoa se engajar em comportamento de assédio, as representantes da comunidade podem tomar medidas que considerem adequadas, desde alertas a pessoa infratora até a vedação de sua participação em demais eventos promovidos pelos membros da organização do #MNT individual ou coletivamente.

Se você for assediada/o, perceber que alguém está sendo assediada/o, ou tem outras preocupações, por favor aja para interceptar ou peça ajuda as organizadoras ou representantes do evento, de modo a colocar a questão sob os cuidados da organização. Estamos certas de que essa política ajudará a fazer do #MNT2016 um espaço mais acolhedor, inclusivo, e integrador para todas/os.

 

Organização do 4º Encontro Nacional de Mulheres na Tecnologia.

 

Este Código de Conduta foi adaptado a partir do código de conduta utilizado pelo evento Agile Trends, que foi adaptado a partir dos códigos de conduta utilizados pelo Ideias em Produção, adaptados a partir do Python Brasil 9, este por sua vez adaptados dos códigos de conduta utilizados pela Plone Foundation e pela PyCon US, e estão licenciados sob a Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.