DIA 1 - QUARTA, 30/06 |
OFICINA 1 - quarta às 14h00 |
Narrativa visual na prática: estudo de caso – Curta “Bá”, com TAÍS NARDI |
SESSÃO 01 - quarta às14h00 (50min + debate) link para a sala: http://meet.google.com/urv-axbt-rxk |
MEDIAÇÃO: Felipe Bomfim |
Rogério Luiz Silva de OLIVEIRA - Caminhos fotográficos: o enquadramento numa trilogia audiovisual (relato - 15min) |
Cyntia Gomes CALHADO - Entrevista Leonardo Feliciano: Cinematografia do filme Branco Sai, Preto Fica (entrevista - 15min) |
Murilo MORAIS OLIVEIRA - Pedras translúcidas: breve diálogo com o filme Quem Matou Chiquito Chaves (Giovanna Giovanini e Rodrigo Boecker, 2019) (ensaio - 20min) |
SESSÃO 02 - quarta às 16h00 - (60min + debate) link para a sala: meet.google.com/zqj-qghb-ivp |
MEDIAÇÃO: Andrea C. Scansani |
Julianna Nascimento TOREZANI - Considerações sobre a Direção de Fotografia de Recife Frio (artigo - 20min) |
Aline de CALDAS COSTA - O “estrangeirismo” na formação da cinematografia brasileira (ensaio - 20min) |
Marina Cavalcanti TEDESCO - 20 anos de Tônica dominante: reflexões a partir de uma fotografia histórica (artigo - 20min) |
ABERTURA às 19h30ABERTURA às 19h30 Link: https://www.youtube.com/watch?v=zknFcELCtL8 |
Apresentação do evento
HOMENAGENS
HERNANI HEFFNER Fotografia de Cinema no Brasil: percursos e tendências |
DIA 2 - QUINTA, 01/07 |
OFICINA 2 - quinta às 09h00 |
Ferramentas avançadas da cinematografia digital, com ANDRÉ BESEN (link enviado apenas para os previamente inscritos) |
SESSÃO 03 quinta às 14h00 A (60min + debate) link para a sala: meet.google.com/eea-gawm-esq |
MEDIAÇÃO: Taís Nardi |
Atílio AVANCINI - Elia Suleiman e a distopia humana (artigo - 20min) |
Natália MÜHLEMBERG - Quanto tempo tem o tempo: uma análise imagética sobre a dilatação temporal em O Ano Passado em Marienbad e Amor à Flor da Pele (ensaio - 20min) |
Maria Luiza Dias de Almeida MARQUES - A poesia insólita do cinema científico (artigo 20min) |
SESSÃO 04 quinta às 14h00 B (55min + debate) link para a sala - https://meet.google.com/epa-nygf-wpo |
MEDIAÇÃO: Paulo Souza |
Bertrand de SOUZA LIRA - Os mandamentos da cinematografia em Dogma 95: uma breve análise (artigo - 20min) |
Matheus ANDRADE - A noite preta (crítica - 15min) |
Ananda FORTUNATO DA CRUZ Deslocamentos visuais de Christopher Doyle (artigo - 20min) |
SESSÃO 05 quinta às 16h00 A (55min + debate) link para a sala: meet.google.com/zgv-fmzg-bmp |
MEDIAÇÃO: Fernanda Riscali |
Silvaneide DIAS DA SILVA - O enquadramento, as linhas de dentro e as formas escoadas (artigo 20min) |
Irislane MENDES - Não é sobre road movie, é sobre o que vemos (ensaio - 20min) |
Alice Andrade DRUMMOND - Em busca do imaginário diante de quadros de dor (Relato de experiência - 15min) |
SESSÃO 06 quinta às 16h00 B (55min + debate) link para a sala: meet.google.com/too-iqhp-vvw |
MEDIAÇÃO: Julianna Torezani |
Paulo Souza dos SANTOS Jr. Câmera verdade: fotografia e estilo dos found footage de horror (artigo - 20min) |
Alexandre de CARVALHO GUIMARÃES - A fotografia em movimento de hoje nas telas de Temps Mort (artigo - 20min) |
Paloma DE OLIVEIRA BRITO - Videoclipe: uma conversa entre fotografia e música (relato - 15min) |
DEBATE I - QUINTA (01/07) às 20h00 |
Debate com mediação de Rogério Luiz PATRICIA de FILIPPI e LAURO ESCOREL Restauração e preservação das imagens em movimento |
DIA 3 - SEXTA, 02/07 |
SESSÃO 07 sexta às 14h00 A (50min + debate) Link para a sala: meet.google.com/jvx-yrby-cvk |
MEDIAÇÃO: Aline de Caldas |
Adriana SALERNO - O abandono da imagem – notas sobre crise na Cinemateca Brasileira e a sociedade do imediatismo (ensaio - 20min) |
Ronald JESUS - Fotografando o Sertão de Deserto (2016): conversa com o diretor de fotografia Rui Poças (AIP) (entrevista - 15min) |
Beatriz CARVALHO - Notas sobre a cor e as atmosferas no filme Perdi meu Corpo (artigo - 20min) |
Gabriel VARALLA - A Mar Imersa Mente - Gabriel Varalla (Relato - 15) |
SESSÃO 08 sexta às 14h00 B (55min + debate) Link para a sala: https://meet.google.com/gqm tjkt-esj |
MEDIAÇÃO: Matheus Andrade |
Lucas ROSSI - Rua Belém, 58 (videoensaio - 15min) |
Emília SILBERSTEIN Rastros transviados: reflexões sobre a construção de álbuns de família (artigo - 20min) |
Felipe BOMFIM - A cinematografia e a imagem difusa: os processos de padronização na formação da indústria cinematográfica (artigo - 20min) |
SESSÃO 09 - Lançamento e divulgação de livros às 16h00 |
DIVULGAÇÃO: Lições de fotografia para fazer em casa: técnicas, composição e criatividade, de Agda Aquino. João Pessoa: Editora da UFPB, 2021 (apresentação de Agda Aquino) Baixar e-book Reflexões sobre a cor, organizado por Marco Giannotti . São Paulo: Martins Fontes, 2021 (apresentação da autora Fernanda Riscali) Compra LANÇAMENTO: Cinematografia, expressão e pensamento vol.2, organizado por Cynthia Gomes Calhado e Aline de Caldas Costa (GPCEP), Curitiba: Appris, 2021. (apresentação das organizadoras Cynthia e Aline) Compra |
DEBATE II SEXTA (02/07) ÀS 20H00 divulgação: https://www.youtube.com/watch?v=x0bxy6clXAY |
Debate com mediação de Andréa C. Scansani HELOÍSA PASSOS, BETO MARTINS e LEONARDO FELICIANO Luzes e rostos do Brasil |
Pesquisador, graduado em Comunicação Social/Cinema pela UFF. Começou a carreira profissional na Cinédia em 1986, onde trabalhou com levantamento de fontes e dados e coordenou a restauração de filmes como "O Ébrio", "Alô! Alô! Carnaval!" e "Bonequinha de Seda". Ingressou na Cinemateca do MAM-RJ em 1983 como voluntário, virando funcionário em 1996, passando pela Curadoria de Documentação e Pesquisa e assumindo em 1999 o cargo de Conservador-Chefe. No ano seguinte passa também a lecionar em diversas universidades e cursos livres como a UFF, Fundação Getúlio Vargas, Fundação de Artes do Paraná, Usina João Donato, Vila das Artes e Puc-Rio, onde está licenciado. Atuou como pesquisador audiovisual em filmes como "Vala Comum" e "O Contestado - Restos mortais". É autor da pesquisa e do roteiro do vídeo "A lógica do Silêncio", sobre a atuação da censura durante a ditadura civil-militar. Escreveu mais de 100 verbetes para a Enciclopédia do Cinema Brasileiro, assim como dezenas de artigos e textos para catálogos, revistas e livros. Foi Curador do Festival Cine Música, de 2007 a 2014, e da temática preservação da Mostra de Cinema Ouro Preto - CineOP, de 2012 a 2016, assim como de inúmeras mostras para instituições como o CCBB, Caixa Cultural e Fundação Clóvis Salgado. Assinou a curadoria das exposições "4 x 3: A Arte do Cartaz de Cinema", "Esboço de Cinema - A Arte do Storyboard", "Galáxias do Cinema: máquinas, engrenagens, movimentos ou this strange little thing called love", "O cérebro (e a caminhada) de Guido Anselmi" e "Rostos Fellinianos", todas para o MAMRio. É o idealizador da série /lost+found, sobre preservação audiovisual, a ser veiculada no Canal Curta, atualmente em finalização. Desde agosto de 2020 é Gerente da Cinemateca do MAM.
Heloisa Passos é uma experiente diretora de fotografia curitibana. Trabalhou com os diretores Karim Aïnouz, Caetano Gotardo, Roberta Marques, João Jardim, Marcelo Gomes, Beto Brant, Jason Kohn, Sandra Werneck, entre outros. Recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais, entre eles, melhor fotografia no Festival de Cinema do Rio 2009, melhor Fotografia no Festival de Cinema de Gramado 2008, Excelência Cinematográfica no Sundance Film Festival 2007 e melhor direção no Cine Ceará 2007.
Leonardo Feliciano é diretor de fotografia com graduação em Comunicacação - Cinema na Universidade de Brasília e especialização em direção de fotografia na Escola Nacional de Cinema e Televisão da Polônia (PWSFTviT), em Lodz. Fotografou mais de 15 curtas e 10 longas, entre eles Branco Sai Preto Fica, de Adirley Queirós, Arábia, de Affonso Uchôa e João Dumans, e No Coração do Mundo, de Gabriel Martins e Maurílio Martins. Recebeu prêmios no Festival de Brasília (À Parte do Inferno), Panorama Internacional de Cinema (Constelações) e na Argentina conferido pela Associação de Diretores de Fotografia Argentinos (Arábia).
Beto Martins é um diretor de fotografia que atua no mercado brasileiro desde 1995 realizando produções audiovisuais independentes, séries para TV e publicitárias, premiado com melhor fotografia em festivais nacionais e internacionais. Trabalhou em filmes como: O circo voltou (2019), Pacarrete (2018) e A história da eternidade (2012), entre outros, tendo sido condecorado com diversos prêmios em sua trajetória.
Patricia de Filippi é formada em Arquitetura e Urbanismo, atua na área de fotografia e em preservação fotográfica e cinematográfica, desde 1984. Pesquisa técnicas fotográficas, com foco principal na preservação, conservação e restauração fotográfica e cinematográfica, tanto no campo analógico quanto digital. Especializou-se no Arquivo Público da Cidade de Nova York, e no George Eastman Museum, em Rochester, EUA. Foi docente de Fotografia na Faculdade SENAC de Comunicação e Artes, coordenou por 15 anos o laboratório de restauração da Cinemateca Brasileira/MinC, onde foi diretora adjunta entre 2007 e 2013. Por mais de 30 anos, vem atuando na área cultural em projetos de preservação, restauração e digitalização de acervos públicos e privados com conteúdos fotográficos, cinematográficos, sonoros e afins.
Lauro Escorel é um veterano diretor de fotografia que atua no Brasil desde a década de 1970. Entre seus muitos trabalhos como fotógrafo estão: São Bernardo (1974), Domésticas (2001) e Batismo de Sangue (2006), pelos quais recebeu premiações. Irmão do diretor Eduardo Escorel, Lauro também atua como diretor, produtor e roteirista no cenário brasileiro.
Taís Nardi tem graduação e mestrado em Audiovisual pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, Brasil, e é doutoranda no Programa de Meios e Processos audiovisuais da mesma universidade. É diretora de fotografia desde 2002, tendo sido responsável pela direção de fotografia de mais de 15 curta-metragens e 3 longa-metragens documentário e dirige a Cigano Filmes desde 2007. É professora e coordenadora de cursos na área de cinematografia no Ateliê Bucareste de Cinema desde 2017. Pesquisa narrativa visual e imagem cinematográfica. Integrante do Grupo de Pesquisas Cinematografia Expressão e pensamento.
André Fonseca Besen é formado em Comunicação Social, com especialização em Cinema, pela FAAP-SP e é mestre em Ciências da Comunicação, com pesquisa em Cinema e História da arte, pela ECA-USP. É professor e pesquisador de direção de fotografia e atua como diretor de fotografia em cinema, ficção e documentário, televisão e publicidade. É membro do Grupo de Pesquisa Cinematografia Expressão e Pensamento.