A proposta de diálogo, que ora ganha estampa, foi pensada a partir de pesquisa realizada com o foco na discussão sobre o consumo de cosméticos afro, e, seus desdobramentos no reconhecimento e valorização social, da construção identitária de mulheres negras. A população negra por muito tempo ficou reduzida a práticas de consumo que garantissem sua sobrevivência, mas ao longo das últimas décadas do século XXI, devido ao seu aumento do nível de escolaridade, de renda e principalmente das lutas dos movimentos sociais como o movimento negro e feminismo negro, foi possibilitada a ela sua inserção no mercado com outras práticas de consumo, como as de cosméticos afro. A partir dos resultados obtidos, considera-se que o estudo sobre a identidade negra e o consumo de cosméticos afro pode contribuir não só para o desvelamento do preconceito e da discriminação racial, como também poderá ajudar a construir estratégias de ressignificação e valorização da negritude que possibilitem compreender a importância do corpo e dos cabelos na construção da identidade negra.

 

 

Ministrante: Claudia Gomes

(http://lattes.cnpq.br/5660642430955782)

Mestra em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2017) - foi bolsista Capes neste período. Possui MBA Executivo em Gestão Empresarial pela Uninassau (2014). Formada em Economia Doméstica nos níveis de Licenciatura (2010) e Bacharelado (2008) pela UFRPE. Professora substituta na UFRPE nos cursos de Economia Doméstica e Ciências do Consumo (2017/2018). Professora da disciplina de Marketing e Vendas na Fundação Bradesco (2017). É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Raça, Gênero e Sexualidades Audre Lorde - GEPERGES Audre Lorde/UFRPE/CNPQ. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre a Mulher - NUPEM/UFRPE. Fez estágio de docência na disciplina Metodologia da Pesquisa Científica do Curso de Economia Doméstica da UFRPE. Tem concentrado seus estudos e pesquisas sobre as temáticas: classe; consumo; corpo; educação; gênero; identidade; relações raciais e sociabilidades.

 

 

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