Carolina Araújo

Flautista e professora de música

Flautista dos Grupos Deaf Beat e Batuqueiros do Silêncio, professora de Música voltado para pessoas com Surdez ou Deficiência Auditiva. Já dei aula em países como Estados Unidos, Londres, México e Portugal. (Aulas administradas online), aqui no Brasil já dei aulas em Jacareí, São José dos Campos, Taubaté, São Paulo, Santo André, Barra Mansa e Volta Redonda. Toquei nos Sescs Pompéia e Jundiaí e em algumas escolas particulares em São Paulo, além de tocar com o Cantor Emicida. Hoje dou aulas de musicalização visando a reabilitação auditiva para dois alunos, ambos usuários de Aparelhos Auditivos.

Fabiana Louro

Mestranda em Educação na UFPE

Fabiana Louro é arte-educadora e multiartista formada em licenciatura em Artes Cênicas e Pedagogia. Mestranda em Educação na Universidade Federal de Pernambuco. Atriz formada pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul e dançarina formada na Escola Livre de Dança de Santo André. Realizou diversas oficinas e núcleos de pesquisa com dramaturgos, diretores e companhias nacionais e internacionais tanto de teatro como de dança. Trabalhou em ONG's, projetos culturais  que atendiam do público infantil ao adulto, em situação de vulnerabilidade social e pessoas com deficiência, sempre na área de arte-educação, dentre eles Viva Arte Viva e PIÁ. Participou como mediadora e formadora do Currículo Municipal de Artes das Escolas Municipais de São Caetano do Sul. Foi contemplada pelo Programa VAI e ProAC com o Coletivo Apoena de dança. Realizou diversas apresentações de flamenco com a Cia. Peña Flamenca de Música e Dança. Atualmente dirige o Grupo Fuga de teatro e pesquisa videodança e poesia autoral.

Júnior Cadima

Mestrando em Educação pela PUC-Campinas

Mestrando em Educação pela PUC-Campinas. Pedagogo. Especialista em Neuropsicologia aplicada à Neurologia Infantil pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Especialista em Psicomotricidade, Neurociências aplicada à Educação e Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE).  Desenvolve trabalho pedagógico e de pesquisa fomentando o diálogo entre as áreas da psicomotricidade, neurociência, música e desenvolvimento infantil.

Juracy Pereira

Universidade Federal de Pernambuco

Professor licenciado em música, graduado em neurociência, música e inclusão pela Universidade Federal de Pernambuco. Experiência profissional em luthearia de instrumentos musicais acústicos e eletrônicos, e construção de instrumentos musicais com materiais recicláveis para a acessibilidade inclusiva de educadores e alunos com ou sem deficiências. Integrante do grupo de estudos Música, inclusão, sustentabilidade e Tecnologia, e também componente responsável pelo projeto da construção dos instrumentos musicais do ‘’Catatreko’’ que é uma banda cênica composta por professores e discentes da UFPE. Outras àreas de atuação: Musicalização para crianças com deficiências ou transtornos e oficinas para confecção de instrumentos musicais sustentáveis.

Lisbeth Soares

Fundação das Artes de São Caetano do Sul

Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Mestre em Educação Especial pela UFSCar. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da USP, com especialização em Educação Especial pela Universidade Metodista de São Paulo. Professora responsável pelo Programa de Apoio Pedagógico e Inclusão da Fundação das Artes de São Caetano do Sul (FASCS) para alunos com necessidades especiais. Nesta mesma instituição atua como professora de Musicalização Infantil. Foi professora de Educação Especial em rede pública de ensino. Também atuou como tutora e professoras em cursos EaD de Licenciatura em Música e Pós-Graduação em Educação Musical. É autora dos livros "Música e Educação Especial" (2015) e “Música, educação e inclusão: reflexões e práticas para o fazer musical” (2020).

Maria Aida Barroso

Professora do Departamento de Música da UFPE

Maria Aida Barroso é graduada em Regência, mestra em Cravo (2006) e doutoranda em Musicologia pela Escola de Música da UFRJ, desenvolvendo pesquisa sobre o Cravo no Movimento Armorial. É professora do Departamento de Música da UFPE desde 2010. Coordenou projetos como a Semana da Música, Orquestra Experimental de Frevo e LEMEI – Laboratório de Educação Musical Especial e Inclusiva, onde realizou a ação “Tá na pele – diálogos entre surdos e ouvintes”. Dirigiu o Quarteto Colonial que realizou concertos no país em projetos apoiados pela FUNARTE e SESC, gravando, em 2008, o CD "O Sacro e o Profano na Corte de D. João VI". Integra o Duo Frevando que lançou, em 2019, o CD "Frevos para Trombone e Piano". Publicou, em 2020, ao lado de Marcelo Fagerlande e Mayra Pereira, o livro “O cravo no Rio de Janeiro do Século XX.”

Ozani Malheiros

UFPE

Ozani Malheiros é Diretora da Touch to Touch, metodologia facilitadora do ensino/aprendizagem da Musicografia Braille. Tendo, em 2019, despertado o interesse de Universidades e Fundações do Chile de inserir em seu contexto acadêmico esta metodologia. Sendo Mestre em Educação Musical, toda sua pesquisa, tem sido voltada para a busca de estratégias e recursos do ensino da música de pessoas com deficiência visual, em um contexto inclusivo. Também é professora convidada do curso de Especialização em Neurociências e Música da UFPE, na disciplina “Tecnologia Assistiva para o fazer musical”; Maestrina dos Coros Centenário, Ebenézer e Athus Vocal; Professora de Musicografia Braille da APEC; além de ter um vasto currículo de palestras, cursos e minicursos em Congressos, Mesas redondas, Encontros, tanto nacionais quanto internacionais.

Rafael Barreiros

Faculdade de Saúde de Pernambuco – FCM/UPE

Arte educador graduado pela Universidade Federal de Pernambuco em 2007 e Psicólogo formado pela Faculdade de Ciências Humanas do Recife - ESUDA em 2020. Atua há doze anos como formador em palhaço para o projeto de Palhaçoterapia da Faculdade de Saúde de Pernambuco – FCM/UPE. Em 2008 participou da última expedição da ONG Caravana Arco-íris por la Paz em parceria com o Ministério da Cultura – MINC realizada pelo Programa Pontos de Cultura. Durante sete anos esteve à frente da coordenação pedagógica do Centro de Acrobacia Aérea – Marco Camarotti, administrado pela companhia de circo teatro Circo da Trindade – PE. Por seis anos foi diretor artístico da Cia O Mínimo de Teatro e Circo – SE. E atualmente coordena a formação cênica de projetos de Palhaçoterapia nas Faculdades: FCM/UPE, UNICAP, UFPE, UNINASSAU e FOP/UPE.

Sissi Loreto

UFPE

Sissi Loreto atriz, contadora de histórias, preparadora de elenco e professora de teatro. Formada em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Pernambuco em 1999 pós-graduada em Educação Especial pela faculdade Joaquim Nabuco, trabalha como professora de teatro para pessoas especiais pela rede oficial de ensino, preparou os alunos para o filme O Casamento de Matuto, sendo premiado como melhor filme estudantil.. É atriz participando de vários curtas metragens, espetáculos de teatro humano e de teatro de bonecos, neste último viajou com várias produções em turnèe por Pernambuco, e em festivais por vários estados do país. Como preparadora de elenco, trabalhou no filme Foi no Carnaval que Passou, em web série infantil e na TV Circo; como contadora de histórias trabalhou na Livraria Saraiva de 2013 a 2018, na CEPE Editora, na Livraria Jaqueira e na produção do Sapo Chulezento da UFPE.   

Viviane Louro

Docente do departamento de música da UFPE

Docente do departamento de música da UFPE. Doutora em neurociências pela UNIFESP, Mestre em música pela UNESP; Bacharel em piano pela FAAM; Formada também pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Autora de 6 livros sobre música e inclusão e uma revista em quadrinhos sobre neurociências (CEREBRANDO). Criadora e organizadora do Simpósio de Educação Musical Especial e do site música e inclusão (www.musicaeinclusao.wordpress.com). Na UFPE além de docente da graduação em música, coordena a Especialização em Neurociências, Música e Inclusão, a Liga Acadêmica de Neurociência Aplicada (LIANA) e o Programa de Extensão Para o Bem estar e saúde mental (PROBEM DO CAC). É também presidente da Comissão de humanização e Saúde mental Bem Estar UFPE.