O presente curso abordará os métodos mais empregados de extração de DNA em amostras biológicas, particularmente as técnicas empregadas nos exames forenses. Serão apresentados tanto os métodos manuais quanto os semi-automatizados e automatizados de extração e purificação de amostras de DNA de diferentes fontes. Também abordaremos as principais aplicações, vantagens e desvantagens, tempo e custo para realização de cada protocolo.
O professor Pablo Francez, Perito Criminal a 18 anos e Doutor em Genética e Biologia Molecular, fala sobre os principais métodos de extração de DNA, bem como apresenta diferentes equipamentos empregados neste processo, como parte da rotina de trabalho em um Laboratório de Genética Forense.
O professor Pablo Francez possui graduação em Ciências Biológicas modalidade Licenciatura pela Universidade Federal do Pará (1995-1999), graduação em Ciências Biológicas modalidade Bacharelado pela Universidade Federal do Pará (2002-2003), Especialização em Genética Forense pela Universidade Federal do Pará (2005), Especialização em Genética Molecular Humana conferido pela Sociedade Brasileira de Genética (2006), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Pará (2000-2002) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Pará (2007-2011). Atualmente é Perito Criminal da Polícia Técnico- Científica - POLITEC-AP, lotado no Laboratório de Genética Forense - LGF. Tem experiência nas áreas de Perícia Ambiental, Genética de Populações, Genética Forense, Biologia Forense, Tricologia Forense (Análise de pelos e fibras) e Entomologia Forense.