Open Data Day 2016 - MCZ

5 de março de 2016, 08h30 - 12h30

Estácio FAL Jaraguá, Maceió, AL

Sobre

No próximo sábado (05/03) Maceió estará no mapa-mundi dos Dados Abertos.
Será realizada a edição local do Open Data Day (Dia Internacional dos Dados Abertos), que tem como objetivo promover ampla discussão e apresentar experiências de uso dos Dados Abertos para a promoção da inovação e da transparência.

As edições do evento buscam apresentar o conceito e o amplo ecossistema em torno dos dados abertos; engajar a sociedade à desenvolver aplicativos, criar visualizações e análises sobre os dados abertos que permitam
a criação de negócios e serviços inovadores bem como o melhor acompanhamento das atividades dos governos.

O evento busca ainda engajar o poder publico para que ampliem suas iniciativas de transparência, publicando os dados em formato aberto

Local do evento

Estácio FAL Jaraguá - 57025-180, Rua Sá e Albuquerque, 574, Jaraguá, Maceió, Alagoas

Palestrantes

  • Thiago Ávila

    Thiago Ávila - NEES

    Pesquisador em Dados Abertos (Conectados Governamentais) pelo NEES. Coordenou a implantação do Portal de Dados Abertos do Governo de Alagoas (http://dados.al.gov.br). Mestre em Modelagem Computacional do Conhecimento pela UFAL. Atua como Superintendente na SEPLAG/AL e Professor da Estácio FAL.

  • Judson Bandeira

    Judson Bandeira - LinKn

    Mestre em Modelagem Computacional de Conhecimento pela Universidade Federal de Alagoas e Bacharel em Ciência da Computação pela mesma universidade. É pesquisador de Dados Abertos, Dados Abertos Conectados e ontologias com artigos publicados nestas áreas. Vencedor do Startup Weekend Arapiraca 2014 com o sistema Boa Moradia, solução que utiliza dados abertos para encontrar a melhor moradia de acordo com as preferências do usuário. É CEO da LinKn, empresa que oferece cursos e consultorias para Dados Abertos Conectados e ontologias.

  •  Hugo Noah

    Hugo Noah - Liciteiro.com

    Pregoeiro de formação, com 10 anos de experiência no mercado de Compras Governamentais, fundador do Conselho de Jovens Empreendedores de Alagoas (CJE AL), primeiro Alagoano a ocupar o cargo de Conselheiro da Confederação Nacional de Jovens Empresários (CONAJE) e empreendedor na Startup Liciteiro.com (segunda colocada no DemoDay Alagoas 2015). Durante essa jornada associativista, pude representar o estado em reuniões nacionais e internacionais, convidado pela Federação Ibero Americana de Jovens Empresários (FIJE), como também no Encontro de Líderes Nacionais, a convite do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

Programação

Horário Atividade Descrição
05/03
08h30 Auditório O que são Dados Abertos?
Palestra
Thiago Ávila
São dados que qualquer pessoa pode livremente usá-los, reutilizá-los e redistribuí-los, estando sujeito a, no máximo, a exigência de creditar a sua autoria e compartilhar pela mesma licença. Tais dados devem ser disponibilizados em formatos computacionais abertos e processáveis por máquina, ou seja, que não possuam restrição tecnológica para serem usados e que possam ser lidos por softwares computacionais, ampliando o seu potencial de uso e cruzamento com outras bases de dados para geração de informação e conhecimento. A publicação de dados abertos é uma obrigação do Poder Público Brasileiro, conforme o Artº 8 da Lei Federal de Acesso à Informação, conhecida popularmente como LAI.
09h30 Auditório Liciteiro.com
Palestra
 Hugo Noah
 Apoiando a participação de empresas emcompras governamentais (Hugo Noah, Liciteiro)
10h00 Auditório Boa Moradia
Palestra
Judson Bandeira
Escolha uma boa moradia com qualidade de vida do seu bairro (Judson Bandeira, LinKn)
11h00 Auditório Debate
Palestra
Amplo debate com todos os presentes sobre as oportunidades edesafios do uso de Dados Abertos para melhorar a ação do governo, da qualidadede vida das cidades, geração de novos negócios, entre outras coisas.

Inscrições

Organizador

  • NEES
    O NEES – Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais é um grupo de pesquisa vinculado ao Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas que tem por objetivo pesquisar e desenvolver soluções de TI, gerando conhecimento científico de vanguarda e promovendo a sua transferência para a sociedade civil, setor produtivo e comunidade científica.
    A visão do NEES é ser referência internacional na geração de conhecimento de vanguarda, na formação avançada de recursos humanos e no fomento à Spin-offs em empreendedorismo social e Tecnologias da Informação e Comunicação.
    O NEES é formado por professores, pesquisadores e instituições parceiras com o intuito de atuar em três linhas de pesquisa: Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação.
    Entre em contato

Realização

Apoio