Oficina de Danças Afro Brasileira - Módulo 5 ( Afro Primitivo)
A Oficina de Danças Afro Brasileiras desde 2009 que desenvolve o estudo dos ritmos afro brasileiros no intuito de conhecimento e promoção da cultura afro brasileira através da dança , hoje trazendo também o empoderamento de auto afirmação da descendência africana.
A Oficina será dividida em seis módulos que terão como objetivo estudar e entender historicamente o contexto e aprender os movimentos executados em todos os ritmos ancestrais, expressões negras de cultura afro brasileira. Neste Módulo estudaremos a Dança Afro Primitivo.
Os milhões de africanos que foram trazidos para o Brasil eram tripulantes de navios negreiros, cada qual com suas crenças, dialetos e rituais diferentes, que chegaram entre os séculos XVI e XIX. Nesta caravana incluíam-se reis, rainhas, príncipes e princesas.
Mais do que africanos para trabalhar como escravos no Brasil-colônia, nos porões daqueles negreiros, viajavam tradições culturais, religiosas e artísticas diversas.
Danças cerimoniais, guerreiras e competitivas e, Danças litúrgicas ao som de instrumentos de percussão que desempenhavam um papel de grande relevância que, em suas terras de origem praticavam e ainda pratica-se até hoje. Formas de luta e dança, associadas a uma cerimônia mágico-religiosa que recebem denominações diferentes, conforme a região: N’Angolô (em Benguela), Cambangula (na região de Huíla, sul de Angola) e Bassula (em Luanda, capital ao norte). Todas impulsionadas pela firme vontade de crença e libertação. Muitas dessas manifestações religiosas trazidas pelos africanos eram representadas em forma de danças, hoje denominadas danças-afro.
A dança afro é considerada a mais antiga manifestação do ser humano (em forma de dança). Ela não só ainda está viva, como em pleno processo de desenvolvimento.
Pode ser definida como uma dança ritmada nos toques de atabaque, coreografada com movimentos de expressão corporal, inspirados nas tribos africanas que migraram pro Brasil. Descalços, roupas coloridas e muitos adornos. Movimentos elásticos do tronco, flexões e extensões acentuadas como felinos. Saltos leves, quase alados. Muita coordenação motora e rítmica, expressão de corpo e rosto.Como guerreiros prontos para o ataque, prontos para a dança. Tumbadoras, atabaques, bongôs, chiquerês. A dança se mostra em sua manifestação primeira: a da alegria, do prazer, da comunicação com o divino que surge naturalmente por intermédio da magia do som da dança do coração afro. A dança AFRO resulta da junção de dois estilos de Danças: A energia dos movimentos fortes do AFRO, unida à flexibilidade e ao swing do JAZZ contemporâneo. Utiliza sobretudo as pernas e o tronco,passa mensagens com os braços e as mãos.
( Fonte:https://pedagogiaaopedaletra.com/a-danca-afro-na-atividade-fisica/ )
A Oficina é aberta a todos os interesados em trazer para o seu cotidiano o convivio da cultura afro brasileira e obter o conhecimento de dança nesse segmento , assim resgatando suas identidades ainda não auto afirmadas. Os ritmos desenvolvidos nos módulos : Ijexá, Afoxé, Maracatu, Samba - Reggae, Dança dos Orixás, Dança Afro Primitiva, Dança Afro Contemporânea e Samba.
Ações Realizadas pela Cia. De Teatro e Dança Afro Aiê Orum:
2009 - Oficinas de Danças Afro Brasileiras em escolas públicas do CEPA de Maceió/AL;
2009 - Oficinas de Danças Afro na Grota Alto da Alegria no Bairro do Benedito Bentes em Maceió/AL;
2011a 2014 - Oficina de Dança Afro Brasileira na Sede do Coletivo Afro Caeté no Bairro do Jaraguá – Maceió - AL;
2012 – Oficina de Danças Afro Brasileira com Jovens da Pastoral da Terra na Barra de São Miguel – AL;
2012 – Oficina de Danças Afro Brasileira na Mostra de Dança de São Miguel/AL;
2012 – Participação na Mostra Alagoana de Dança na cidade de Coruripe-AL;
2014 – Oficina de Danças Afro Brasileira no Cras da cidade de Matriz de Camaragibe/AL;
2014 - Oficina de Danças Afro Brasileira para Casas de Axé em Maceió/AL;
2014 – Workshop de Danças Afro Brasileira no 6ºViva Zumbi na Serra da Barriga em União dos Palmares/AL;
2015 – Oficina de Danças Afro Brasileira no Centro Espirita de Mãe Rosa na Cidade de Arapiraca/AL;
2015 – Oficina de Danças Afro Brasileira no Centro Espirita Santa Barbara na Cidade de Santana do Ipanema/AL;
2015 – Oficina de Dança Afro Brasileira no Povoado Quilombola Poços do Lunga na Festa de Meados de Agosto em Taquarana/AL;
2015 –Curso de Extensão de Danças Afro Brasileira na Universidade Estadual de Alagoas- UNEAL na Cidade de Santana do Ipanema/AL;
2015 a 2017- Oficina de Danças Afro Brasileira no Complexo Cultural do Teatro Deodoro na Cidade de Maceió – AL;
2016 – Workshop de Danças Afro Brasileira na Ocupação do IPHAN;
2016- Oficina de Danças Afro Brasileira na Ong. No Conjuto Denisson Menezes;
2016 – Oficina de Danças Afro Brasileira no Projeto Ocupe a Praça no Bairro do Vergel, Maceió /AL;
2016 - Oficina de Danças Afro Brasileira na Unidade Feminina de Reeducandas em Maceió /AL;
2016 – Oficina de Danças Afro Brasileira com o Grupo de Capoeira Angola Palmares em Riacho Doce , Maceió/AL;
2017 – Oficina de Danças Afro Brasileira na sala de dança do Complexo Cultural do Teatro Deodoro , Maceió / AL.
11 de julho de 2017, 00h00 até 3 de agosto de 2017, 00h00
Complexo Cultural do Teatro Deodoro - Sala de Dança - Rua Barão de Maceió, Centro, Maceió - Alagoas
Denúncia enviada com sucesso!
Denunciar este evento
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.