PAPILOSCOPIA ANTES DE DEPOIS DE MORTE: TÉCNICAS E APLICAÇÕES

23 de outubro de 2021, 09h00 até 23 de novembro de 2021, 13h00

Informações

Tema: Papiloscopia antes e depois da morte: técnicas e aplicações!

O que é Papiloscopia?
Papiloscopia é a ciência forense que trata da identificação humana por meio das papilas dérmicas. A palavra Papiloscopia é resultante de um hibridismo greco-latino (Papilla = papila e Skopêin = examinar).

Papilas são pequenas saliências de natureza neurovascular, situadas na parte externa (superficial) da derme, estando os seus ápices reproduzidos pelos relevos observáveis na epiderme.

A Papiloscopia estuda a identificação humana pelas digitais, presentes nas palmas das mãos e na sola dos pés. Tem como objetivo a perícia e o estudo a fim de pesquisas técnico-científicas, visando a identificação em indivíduos vivos ou mortos.

A coleta, identificação e arquivamento das impressões digitais humanas acontecem muitas vezes em casos de crime nos quais é necessário o levantamento de provas que envolvem as digitais humanas na cena.

Podem também ser utilizadas as técnicas da papiloscopia para a identificação de corpos que sofreram decomposição ou estão em estado de difícil identificação.

Em meio a inúmeros procedimentos e processos voltados à apuração de provas criminais, e também ligados à veracidade de um fato, a prova judicial é o objeto mais importante da ciência processual, já que ela constitui os olhos do processo.

Assim, a impressão digital deixada num local de crime é a prova mais direta e incontestável da indicação da presença do indivíduo ou até mesmo da autoria do delito, tornando a papiloscopia uma grande ferramenta judicial e investigatória nesse sentido.

Para entendermos melhor o que é a Papiloscopia, como atuar nessa área e quais os principais desafios, o INFOR, esta trazendo o Perito Criminal Geyson do Maranhão para falar sobre esse assunto.

Geyson Souza Cunha - Perito Criminal do Maranhão
Formado em Ciências Biológicas, Especialista em Identificação Humana, Perito Papiloscopista da Polícia Científica do Tocantins por 10 anos e atualmente Perito Criminal da Perícia Oficial do Maranhão, Administrador do Banco de Perfis Genéticos do Maranhão.

Público Alvo: Profissionais de segurança pública, Operadores do Direito e Estudantes de Ciências Forenses e estudantes de outras áreas.


23 e 24/10
8 horas de curso
23/10 - 9:00 as 13:00
24/10 - 9:00 as 13:00

Carregando área de inscrição

Pablo Abdon da Costa Francez