Minicurso A arte como promotora da igualdade de gênero, FridArte: uma mulher inspiradora.
A arte como promotora da igualdade de gênero, FridArte: uma mulher inspiradora
Profa. Maria Betânia Gomes da Silva Brito
BRINQUEDOTECA
Atenção, participante:
Este minicurso terá dois encontros. Confira a programação!
É necessário levar lápis e borracha.
O minicurso se propõe a trazer um diálogo sobre a obra e a vida de Frida Kahlo, mexicana da cidade de Coyoacán, que nasceu em 1907 e faleceu em 1954. A partir das produções de Frida faremos uma exposição de suas principais obras e aspectos de sua vida que foram fundamentais para seu processo criativo. Com destaque para atravessamento arte e vida, no modo como entrecruza sua história à sua criação, trazendo elementos de sua vida cotidiana para suas pinturas; a valorização do corpo, na forma como representa a si mesma, nua e crua, e compartilha sua visceral experiência com o mundo; a proclamação da diversidade, pela maneira como evidencia, a partir de si, questões que envolvem o feminino, a homossexualidade, a deficiência, entre outros aspectos relevantes ao nosso tempo. Com o objetivo de entender a produção artística da autora enfatizando seu processo de autoconhecimento. Ao final os participantes serão desafiados a pensar e sistematizar um processo de criação a partir da obra da autora. E, assim produzir imagens que promovam uma necessária valorização e empoderamento das diferenças na sociedade contemporânea.
Maria Betânia Gomes da Silva Brito - Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (1999), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2012) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2017). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Alagoas (campus de Arapiraca). Tem experiência na área de gestão, como coordenadora de extensão da Universidade Federal de Alagoas no período de 2016 a 2020. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão com ênfase em formação de professores e gestão escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão democrática, escola pública, práticas pedagógicas, e políticas públicas educacionais.
Junio Mykael Barbosa Araújo – É licenciando do curso de Pedagogia – Campus de Arapiraca. Cursou o ensino médio no Colégio Normal São Francisco de Assis/Arapiraca/AL(2011). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em gênero e diversidade, atua como monitor da rede municipal de Craíbas/AL.