Apresentação
A Associação de Professores do Rio Grande do Norte (APRN) foi fundada em 04 de dezembro de 1920 com o objetivo de contribuir para a organização e fortalecimento do magistério potiguar e auxiliar o poder público no combate ao analfabetismo. Entre as ações previstas para a APRN, estava a publicação de um impresso pedagógico. Assim, em julho de 1921, foi publicada a primeira edição da Revista Pedagogium, consagrada aos interesses do professorado público e particular do Estado.
Ao longo da década de 1920, a Pedagogium se configurou como espaço privilegiado para a circulação de ideias pedagógicas defendidas pela intelectualidade potiguar do período. Professores, políticos e diretores, nomes importantes da História e da História da Educação Potiguar circularam pelas páginas da Pedagogium, como Antônio de Sousa, Henrique Castriciano, Nestor dos Santos Lima, Amphilóquio Câmara, José Augusto Bezerra de Medeiros, entre outros.
Diante da relevância desse impresso pedagógico e de sua potencialidade enquanto objeto e fonte para a História da Educação, este evento foi elaborado com o intuito de celebrar os 100 anos da criação da Revista Pedagogium e de reunir pesquisadores da área de História da Educação para apresentar a referida revista em suas diferentes facetas, buscando contribuir com o fomento de pesquisas no campo em sua articulação com temáticas relativas aos impressos pedagógicos, a história dos intelectuais, a circulação e apropriação de ideias pedagógicas, entre outras.
Denúncia enviada com sucesso!
Denunciar este evento
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.