Uma das perícias mais complexas e desafiadoras trata-se dos exames em Local de Acidente de Trânsito. Neste tipo de perícia deve-se avaliar uma gama de aspetos que permitam responder a questões tais quais à causa do acidente, o sítio de impacto, a dinâmica dos veículos, a velocidade impressa a cada veículo envolvido, etc. Para tanto, o perito deve estar atento e consignar, durante a vistória, detalhes tais como: o tipo de via, a sinalização da via, a identidade dos condutores, as características dos veículos, a documentação, entre outros elementos. Além de fazer um completo registro fotográfico e o croqui do local. Desta forma, o INFOR buscou um Perito Criminal e professor com vasta experiência na área, para abordar de forma didática e abrangente estas questões fundamentais para a realização de um exame pericial envolvendo acidentes de trânsito.
No curso de Perícia em Local de Acidentes de Trânsito o Perito Criminal e Engenheiro Mecânico Silvio Marcelo Bentes, com 13 anos de atuação no setor de criminalística da perícia oficial, vistoriador veicular e assistente técnico, apresenta as etapas de uma perícia envolvendo acidente de trânsito, incluindo tipos de veículos, características relevantes de um local de acidente de trânsito, tipos de interações entre veículos, legislação pertinente, estimativa de velocidade, composição de um laudo pericial de acidente de trânsito, entre outras questões relevantes para a atuação do perito criminal oficial, perito judiciário e assistente técnico neste tipo de ocorrência.
O Perito Criminal Silvio Marcelo da Silva Bentes e Engenheiro Civil, foi agente da Divisão de repressão ao Crime Organizado - DRCO da Polícia Civil do Pará, é Espelista MBA em trânsito mobilidade e acessibilidade urbana pela PLANOTRAN/São Paulo-SP. Foi Coordenador Técnico do DETRAN/AP no ano de 2010, Gerente do Núcleo de Engenharia de Tráfego do DETRAN/AP no ano de 2009, Chefe da Divisão Técnica de Trânsito do DETRAN/AP de 2003 a 2009. É colunista do Jornal "O DIA", com a coluna 'Amapá em Trânsito'. Possui registrado projetos de Sinalização de Áreas Escolares e transformação de binários das principais vias do município de Macapá/AP para melhoria da fluidez dos veículos na capital do Estado do Amapá. Foi Coordenador RENAESTE(Registro Nacional de Estatística de Trânsito-DENATRAN). Foi instrutor no curso de formação de Perítos Criminais da POLITEC/AP nas turmas de 2007 (Identificação Veicular) e 2008 (Balística Forense) pela AIFA (Academia Integrada de Formação e Aperfeiçoamento). Foi instrutor no curso de Vistoriador Veicular do DETRAN/AP, nas turmas de 2007, 2009 e 2010. Fez parte da equipe que planejou a transformação do Detran/AP em Autarquia. Participou como palestrante da segunda semana de Ciências Forenses-AAPO (Associação Amapaense de Peritos Oficiais). Participou como palestrante em "O Trânsito e a Sociedade" - Faculdade do Amapá-FAMAP. Foi Instrutor do Curso de Vistoria Veicular da Polícia Civil, Batalhão de Operações Especiais-BOPE em 2011. Atualmente é Perito Criminal da Polícia-Técnico Científica do Estado do Amapá-lotado no Setor de Perícias de Tráfego do Departamento de Criminalística da POLITEC. Atua principalmente nas áreas de Engenharia de Tráfego e Metalografia de Chassi de Veículos. Foi instrutor de cursos do SENAT/AP. É instrutor dos módulos de Criminalística, Acidente de Trânsito, Identificação Veicular e Balística Forense do Curso de Especialização em Perícia Criminal do Instituto Nacional de Perícias e Ciências Forenses - INFOR.