Alfredo Kingo Oyama Homma

(Embrapa Amazônia Oriental)/ Universidade do Estado do Pará

Pesquisador da Embrapa (1974) e colabora no curso de Mestrado Acadêmico em Ciências Ambientais da Universidade do Estado do Pará. Possui graduação em Agronomia (1970), mestrado (1976) e doutorado em Economia Rural todas pela Universidade Federal de Viçosa (1988). Recebeu o Prêmio Nacional de Ecologia (1989), Honra ao Mérito 1989 (CREA-PA), Prêmio Prof. Edson Potsch Magalhães (1989), Prêmio Frederico Menezes da Veiga (1997), Prêmio Jabuti (1999), Destaque Científico 2000 (CREA-PA/Clube de Engenharia do Pará), Prêmio Prof. Samuel Benchimol (2004, 2010) , Homenagem Festa Anual da Árvore 2007 pelo Museu Paraense Emílio Goeldi, Comenda do Mérito Agronômico 2007 concedida pela Associação dos Engenheiros Agrônomos do Pará (AEAPA) em 2008, agraciado nas comemorações do 50 anos do Curso de Mestrado em Economia Rural da UFV, Membro Correspondente da Academia Amazonense de Letras (2011), Homenagem Especial Personalidades Nipo-brasileiras pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará em 2015, Membro Legendário da SOBER (2015) e Medalha do Mérito 2015 CONFEA. Eleito Acadêmico Titular da Academia Brasileira de Ciência Agronômica (2021). Proferiu palestras de abertura do 33 Congresso Brasileiro de Fitopatologia (2000), do 45 Congresso Brasileiro de Fitopatologia (2012), do XI Semana de Integração de Ciências Agrárias (2011), 24 Seminário Internacional de Política Econômica (2012), I Simpósio Internacional de Agroecologia do Acre (2013), 51 Congresso Brasileiro de Economia, Administração e Sociologia Rural, Palestra Magna Inaugural da 74 Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (74 SOEA/CONFEA) (2017) e Palestra Magna do VI Festival Internacional do Chocolate e Cacau (2019). Proferiu Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia ? PPGEDAM, Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) (2012), do Instituto Tecnológico Vale Mestrado Profissional Uso Sustentável de Recursos Naturais em Regiões Tropicais (2014) e do Programa de Formação Interdisciplinar de Meio Ambiente (PROFIMA/NUMA/UFPa) e da Palestra de Encerramento do 3 Simpósio Sober Norte (2021). O seu campo de conhecimento e experiência está relacionado com a economia agrícola, extrativismo vegetal, desenvolvimento agrícola, história da agricultura e política ambiental da região amazônica.

Maria Amélia Rodrigues da Silva Enriquez

Universidade Federal do Pará - UFPA

Economista, PhD em desenvolvimento sustentável pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília. Professora e Pesquisadora da Faculdade de Economia da Universidade Federal do Pará. Ex-presidente e atual Conselheira Fiscal da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (ECOECO). Publicou por volta de 70 artigos em periódicos, capítulos de livro e jornais nacionais e internacionais. É autora do livro. "Mineração: maldição ou dádiva ? o dilema do desenvolvimento das regiões de base mineral (2007), que tem servido com referencia para o debate sobre a temática da mineração e desenvolvimento local. Entre 2009-2015 atuou como membro científico do Painel Internacional de Recursos (International Resources Panel) , uma entidade do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP) especialmente voltada para o estudo, debate e difusão do conhecimento científico dos recursos naturais e sua interação com a sociedade, onde participou de três grupos de trabalhos: Metal, Decoupling e Trade, com contribuições relevantes. Desde março de 2015, faz parte do Conselho Consultivo do fórum Sustentabilidade da Indústria de Reciclagem (SRI) uma iniciativa do Fórum Mundial de Recursos (WRF) e do Governo suíço - Secretaria de Estado da Economia (SECO). Entre 2008 a 2011, foi assessora da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM) do Ministério de Minas e Energia (MME), do Governo Federal, onde atuou na elaboração do Plano Nacional de Mineração e na proposta de mudança da lei dos royalties minerais. De junho de 2011 a dezembro de 2018 atuou na gestão pública do Governo do Estado do Pará; como Secretária Adjunta de Estado nas Secretarias de Desenvolvimento Econômico, de Indústria, Comércio e Mineração e de Ciência e Tecnologia. Exercendo atividades de coordenação e implementação do Plano de Desenvolvimento da Industrial Mineral (Plano Mineral do Estado do Pará), coordenação da Equipe de Estado em programas de Desenvolvimento Regional , como o Plano da Região do Xingu que foi elaborado como contrapartida da instalação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte e na implementação do Programa de ciência e tecnologia - Inova Pará focado criação de ambientes de inovação em territórios do Estado do Pará. É atual diretora de Acordos Internacionais e Assuntos Estratégicos da Pro-Reitoria de Relações Internacionais (PROINTER) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Walmer Bruno Rocha Martins

Universidade do Estado do Pará

Engenheiro Florestal formado pela Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA (2009-2013), com Mestrado (2014-2016) e Doutorado (2016-2020) em Ciências Florestais pela respectiva instituição. Foi professor substituto da UFRA campus Paragominas (2016-2018). Tem experiência como docente na área de recursos florestais, com ênfase em dendrometria, inventário florestal, recuperação de áreas degradadas, sistemas agroflorestais, silvicultura urbana e Paisagismo, manejo de florestas naturais, produção de mudas e implantação e manejo de povoamentos florestais. Atualmente é Pós-Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da UEPA. E-mail: walmerbruno@gmail.com ou walmerbruno@yahoo.com.br 

Ana Júlia Soares da Silva Barbosa

Universidade do Estado do Pará - UEPA

Graduação em Engenharia Sanitária E Ambiental pela Universidade Federal do Pará (2002) e mestrado em Pós Graduação Em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (2006). Doutorado em Engenharia dos Recursos Naturais da Amazônia. Atualmente é professor assistente IV da Universidade do Estado do Pará. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Saneamento Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: recursos hídricos; saneamento básico.

José Antônio de Castro Silva

Universidade do Estado do Pará - UEPA

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará (1996), Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará (1999) e Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade do Estado do Pará (2006). Atualmente é Professor efetivo Assistente IV da Universidade do Estado do Pará. Tem experiência nas área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Engenharia dos Materiais, em Energias Renováveis atuando principalmente nos seguintes temas: Ambiental, projeto, fontes renováveis.

Veracilda Ribeiro Alves

Instituto Evandro Chagas

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (2003) e mestrado em Ciências Biológicas (Entomologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2007).Doutorado em revisão taxonômica e análise filogenética de Psychodopygus (Phlebotominae) pelo INPA (2013). Pós-doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde do Centro de Pesquisas René Rachou/FIOCRUZ (2013-2014). Bolsista PNPD (Pós-doutorado) pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais, pela Universidade do Estado do Pará/CCNT, auxiliando junto à Coordenação de PPGCA e colaborando nas disciplinas do Programa (2016-2017). Bolsista/pesquisadora no Laboratório de Epidemiologia das Leishmanioses/EpiLeish; Seção de Parasitologia/Instituto Evandro Chagas. Atuando principalmente nos seguintes temas: Diptera, taxonomia, filogenia, biologia de flebotomíneos e coleção entomológica. 

Leandro Juen

Universidade Federal do Pará - UFPA

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2002), mestrado em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa (2006) e doutorado em Ecologia e Evolução pela Universidade Federal de Goiás (2011). Atualmente é professor associado I do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará/campus Guamá e docente nos programas de Pós-graduação em Zoologia (UFPA/MPEG), Ecologia (UFPA/Embrapa Oriental), Ecologia Aquática e Pesca (UFPA) e Ecologia e Conservação da Biodiversidade (Unemat). Foi vice-coordenador (2013 a 2015) e coordenador (2016 a 2018) do Programa de Pós-graduação em Zoologia (UFPA/MPEG). Desenvolve projetos nas linhas de pesquisa de ecologia e conservação avaliando como a alteração da integridade afeta a biodiversidade. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia e distribuição de espécies, atuando principalmente nos seguintes temas: Ecologia de Rios, Comunidades aquáticas, Macroinvertebrados, diversidade beta, diversidade e distribuição de Odonata.

Hebe Morganne Campos Ribeiro

Universidade do Estado do Pará - UEPA

Hebe Morganne Campos Ribeiro é Química e atua na área de Qualidade de Águas, investigando parâmetros físicos, químicos e hidrobiológicos. Possui mestrado em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (1992) e doutorado em Engenharia Elétrica Com Ênfase Em Hidrelétricas pela Universidade Federal do Pará (2008). É professora Titular da Universidade do Estado do Pará, professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Estado do Pará desde 2011 e professora permanente do Programa de Pós-Graduação a nível de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Recursos Naturais e Sustentabilidade na Amazônia desde 2020.Atualmente é coordenadora do laboratório de hidrocarboneto da Universidade do Estado do Pará e Professora Titular da UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, água, contaminantes, monitoramento e qualidade. 

Edmir dos Santos Jesus

Universidade do Estado do Pará - UEPA

Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Climáticas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGCC/UFRN). Mestrado em Climatologia, pelo Programa de Pós-graduação em Meteorologia da Universidade Federal de Pelotas (PPGMET/UFPEL). Graduação em Meteorologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atuou como servidor (2004-2010) no Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (NHMET/IEPA). Atuou como professor substituto na Universidade do Estado do Amapá (UEAP), no Instituto Macapaense de Ensino Superior (IMMES) e na Universidade do Estado do Pará (desde 2014), atuando nos cursos de Engenharia Ambiental e Florestal. Pesquisador vinculado a grupos de pesquisa como Estudo da Vegetação dos Ambientes Amazônicos e grupo Interdisciplinar de Pesquisa Inovação da Ciência Ambiental e Florestal na região de integração do rio capim. Tendo experiência, nos seguintes temas: meteorologia, climatologia, hidrometeorologia, agrometeorologia, impactos ambientais e meio ambiente. Atualmente, bolsista de Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Estado do Pará (PPGCA/UEPA).

Ana Cláudia Moreira Teodoro

Universidade do Porto

Ana Cláudia Teodoro. Concluiu o(a) Título de Agregado em Engenharia geográfica em 2016 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Doutoramento em Doutoramento em engenharia geográfica em 2007 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Mestrado em Mestrado em Ciências da Engenharia Geográfica em 2001 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Ciências e Licenciatura em Licenciatura em Engenharia Geográfica em 1998 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Ciências. É Professor Auxiliar no(a) Universidade do Porto Departamento de Geociências Ambiente e Ordenamento do Território, Professor Auxiliar no(a) Universidade do Porto - Faculdade de Ciências e Investigador integrado no(a) Instituto de Ciências da Terra. Recebeu 3 prémio(s) e/ou homenagens.

César Guerreiro Diniz

SOLVED

Possui graduação em Oceanografia pela Universidade Federal do Pará (2009), mestrado em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (2011) e doutorado em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (2021). Sócio Fundador da empresa Solved - Soluções em Geoinformação, tem experiência em no uso de sensores orbitais para o monitoramento das mudanças de uso e cobertura da superfície terrestre. Atuando principalmente nos seguintes temas: detecção de mudanças em zonas costeiras, monitoramento de desmatamento em florestas tropicais e no uso de computação aplicada as geociências.

Dario Schulz

Universidade do Bonn

Mestre da ciencia pela Universidade de Bonn Uni Bonn, Alemanha - Instituto de Economia de Alimentos e Recursos (ILR). Atualmente envolvido em uma avaliação de viabilidade regional de fenotipagem e robótica na agricultura, bem como seus impactos. O trabalho anterior foi sobre mecanismos de conservação florestal e estratégias de abastecimento de recursos urbanos sustentáveis.

José Augusto Carvalho de Araújo

Universidade do Estado do Pará - UEPA

Doutor em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos- UFSCAR (CAPES 6) (2010-2014) sobre a temática CULTURA DA TERRA, CULTURA DAS ÁGUAS: UM ESTUDO SOBRE O FENÔMENO DA TRANSUMÂNCIA NO MUNICÍPIO DE MARABÁ-PA. Mestre em Sociologia através do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, (2002), Especialista em Ciência Política através do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Pará -UFPA/IUPERJ, (1996), Graduação, Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade da Amazônia (1992). Atualmente é professor permanente da Pós graduação stricto sensu, programa de mestrado e doutorado em ciências ambientais que funciona no CCNT, desde 2015. Atuou como Chefe do Departamento Acadêmico de Filosofia e Ciências Sociais na Universidade do Estado do Pará - UEPA. É Pesquisador vinculado ao Diretório do CNPq através das Linhas de Pesquisas: "CIDADES E TERRITORIALIDADES NA AMAZÔNIA", atuando desde de 2016 como vice líder na linha de pesquisa: Também atua no grupo de pesquisa RURAS ? Grupo de Pesquisa Ruralidades, Ambiente e Sociedade vinculado a UFSCar desde 2014. É professor Assistente III 40 horas em Tempo Integral e Dedicação Exclusiva-TIDE. Exerce o cargo de professor efetivo na Universidade do Estado do Pará desde 1995. Nos cursos de graduação atua desde 1993. . Tem experiência comprovada por vinte e oito anos, atuando na área da Sociologia, com ênfase na Sociologia da Saúde e na área ambiental. 

Rodrigo Constante Martins

Université Paris Nanterre - UFSCAR

Bacharel e mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos. Doutor pelo Centro de Recursos Hídricos e Estudos Ambientais da Universidade de São Paulo (2004). Possui pós-doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris (2005-2006), como bolsista da Maison des Sciences de l'Homme. Foi pesquisador visitante do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2008), professor visitante na Université Paris Nanterre - Paris X (2019-2020) e pesquisador convidado do Institut de Recherche pour le Développement - IRD, na França (2020). É professor associado do Departamento de Sociologia, do Programa de Pós-graduação em Sociologia e do Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Foi chefe do Departamento de Sociologia (2014-2015) e coordenador do Programa de Pós Graduação em Sociologia da UFSCar (2015-2019). Desde janeiro de 2021 é Pró-reitor de Pós Graduação da UFSCar. Atua na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Rural e Sociologia Ambiental. É bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq. Seus principais temas de investigação são: questão agrária e conflitos socioambientais, ruralidades e meio ambiente, sociedade e recursos hídricos, desenvolvimento rural, governança das águas e teoria social.

Aiala Colares Oliveira Couto

Universidade do Estado do Pará - UEPA

Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), possui especialização em Planejamento Urbano pelo Curso de Formação Internacional de Pós Graduados em Áreas Amazônicas (FIPAM), Mestre em Planejamento do desenvolvimento pelo Núcleo de Altos estudos Amazônicos (NAEA), é Doutor em Ciências do Desenvolvimento Socioambiental pelo Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU-NAEA-UFPA). Fez estágio Pós Doutoral em Geografia com ênfase em análise regional pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor Assistente IV da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Coordenador e Pesquisador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB-UEPA). Vinculado à Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP). É pesquisador do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Atua também como Professor do Programa de Pós Graduação em Geografia (PPGG) da UEPA. Possui interesses em linhas de pesquisa com os seguintes temas: territórios e redes do narcotráfico, violências e racismo nas periferias, fronteiras e redes do tráfico de pessoas, crime organizado e crimes ambientais na Amazônia, territórios, identidade e r-existência dos povos quilombolas da Amazônia.

Michel Pacheco Guedes

Universidade Federal do Pará

I.PROFESSOR, com graduação em Licenciatura em Geografia (Universidade Vale do Acaraú), especialista em Educação Ambiental e Uso dos Recursos Hídricos (FIBRA); Mestrado em Geografia (PPGEO/UFPA), Doutorando em Geografia (PPGEO/UFPA), com ampla experiência na docência no ensino superior no ramo da Geografia Física (Climatologia, Hidrografia, Biogeografia; Geomorfologia), da UEPA, IFPA Campus Belém, Faculdade Ipiranga. Ministrante em cursos de Pedagogia nas disciplinas de Geografia da Amazônia; Geografia do Brasil e Educação Ambiental e Estágio Supervisionado. II. PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA com ampla expertise no ensino Fundamental I e II e Ensino Médio e Ensino Médio Integrado), em escolas públicas (SEMEC/IFPA) e privadas. IIII. FORMADOR DE PROFESSORRES: com vasta experiência em programas como UAB/IFPA E PARFOR (UEPA/IFPA), ministrante de palestras, oficinas com os temas: água; BNCC; Pedagogia de Projetos e Recursos Hídricos, Educação Ambiental e Recursos Hídricos. IV. PESQUISADOR, no Grupo de Pesquisa em Geografia das Águas da Amazônia (GGAM/UFPA/FGC), e no Núcleo de Estudos em Educação Científica, Ambiental e Práticas Sociais (NECAPS/UEPA), sobre as Linhas: Recursos Hídricos (Gestão e Gerenciamento); Educação Ambiental, uso e gestão das águas. Saneamento Básico; Ensino de Geografia e SocioBiodiversidade, Sustentabilidade e Educação. E-mail: professormichelguedes@yahoo.com.br

Sérgio Heitor Sousa Felipe

Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA

Engenheiro Agrônomo, formado pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2010). Durante o período da graduação foi bolsista de Fitopatologia na Embrapa Amazônia Oriental, sob orientação da pesquisadora Dra. Ruth Linda Benchimol e coorientação da pesquisadora Dra. Noemi Vianna Martins Leão, realizou pesquisas com Patologia e Tecnologia de Sementes Florestais aplicadas para diferentes espécies florestais da Amazônia Oriental. No período de 12/2010 a 02/2012, foi bolsista pesquisador (DTI-C/ CNPq) na Embrapa Amazônia Oriental, sob orientação da pesquisadora Dra. Noemi Vianna Martins Leão, onde desenvolveu pesquisas sobre Tecnologias de Sementes Florestais e Produção de Mudas para uso em Germoplasma Florestal, assim como instalação de Áreas de Coletas de Sementes Florestais e estudos Fitossociológicos. Possui mestrado em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2015), sob orientação do professor e pesquisador Dr. Reginaldo Festucci-Buselli, na linha de pesquisa Bioquímica de Plantas, com enfoque para análise de Perfil Fitormonal e do metabólito 20-hidroxiecdisona em Pfaffia glomerata durante a interação planta-inseto. Possui doutorado em Botânica (2019) pela Universidade Federal de Viçosa, sob orientação do professor e pesquisador Dr. Wagner Otoni, onde realizou pesquisas com Cultura de Tecidos Vegetais, Bioquímica e Fisiologia de Plantas e análise da Expressão de Genes.

Antônio Maia de Jesus Chaves Neto

Universidade Federal do Pará – UFPA

Prof. Maia completed his undergraduate studies in Physics at the Federal University of Pará (UFPA) (1991). Later, he received his geophysics Masters degree (1996), after his doctorate from the State University of Campinas (UNICAMP) (2004) and Pos-doc at the UNICAMP (2007-2008) . Also, he is finishing his Sanitary and Environmental Engineering course. Since 1996, he has been professor of the Physics Department. He is an Full Professor and member of Society of Chemical Industry, SCI (http://www.soci.org/) and leader of Laboratory of Preparation and Computation of Nanomaterials (www.LPCN.ufpa.br) and Museum of Science, Technology and Inovation (www.MCTI.ufpa.br) of UFPA. He is interested about Nanoscience, Mathematics, Nanotechnology, Nanomagnetism, Renewable Energies and Solar Cells. He was coordinator's scholarship of PIBID-CAPES program 0103/2011 to 01/03/2015. He is professor of Post-graduation Program of Chemistry Engineering (https://sigaa.ufpa.br/sigaa/public/programa/equipe.jsf?lc=en_US&id=456), "Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Naturais da Amazônia do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará" (PRODERNA-ITEC/UFPA). (http://www.proderna.ufpa.br)/index.php/en/ ) and Professional Mastering in Physics Teaching, pole UFPA (Mestrado profissional em Ensino de Física, UFPA Pole).

Rodrigo Murtinho de Martinez Torres

FIOCRUZ

Diretor do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz). Doutor e Mestre em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF); e, graduado em Comunicação Social (Produção Editorial) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Trabalhou durante 10 anos no mercado editorial, com a produção de livros. É pesquisador do Laboratório de Comunicação e Saúde (Laces/Icict), onde desenvolve pesquisa sobre Políticas Públicas de Comunicação e Saúde e Direitos Humanos, Comunicação e Saúde. Participa dos grupos de pesquisa do CNPq Comunicação e Saúde (Fiocruz) e Políticas e Economia da Informação e da Comunicação (PEIC/UFRJ). Atuou, entre 2011 e 2013, no Comitê de Ética em Pesquisa da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV). Entre 2013 e 2017 exerceu a Vice-Diretoria de Informação e Comunicação do Icict. Atualmente, além de diretor do Icict/Fiocruz é membro dos conselhos editoriais da Interface - Comunicação, Saúde, Educação (Unesp-Botucatu) e da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (Reciis/Icict/Fiocruz). Participa do Grupo de Trabalho de Comunicação e Saúde, da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (GTCom/Abrasco). Integra a Comissão de Implementação da Política de Comunicação e o Comitê de Governança em Tecnologia da Informação e Comunicação da Fiocruz. Compõe o corpo docente do Curso Especialização em Comunicação e Saúde e colabora em disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/Icict). Atualmente, coordena o projeto Proteção de dados pessoais nos serviços de saúde digital, o Portal Porto Livre e a Coleção Memória Viva.

Victor Wagner Bechir Diniz

Universidade do Estado do Pará – UEPA

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Pará (2004), mestrado em Química pela Universidade Federal do Pará (2007) e doutorado em Química pela Universidade Federal do Pará (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Pará. , atuando principalmente nos seguintes temas: chá, metais, folhas e ervas medicinais.

Wendell Andrade de Oliveira

SEMAS/PA

Engenheiro Florestal, graduado pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Mestre em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM), do Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (NUMA/UFPA) e Liderança Climática pela iniciativa Al Gore?s Climate Reality Project, desde 2014. É servidor público efetivo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Governo do Pará, Brasil (SEMAS-PA), onde atualmente é Diretor de Planejamento Estratégico e Projetos Especiais (DPC/SEMAS-PA). Liderou a área de Gestão e Monitoramento de Unidades de Conservação no Pará entre 2015 e 2018 (DGMUC/IDEFLOR-Bio-PA). Exerceu a Secretaria Executiva do Fórum Paraense de Mudanças Climáticas (FPMC) e coordenou, entre 2019 e 2020, o processo de elaboração e sistematização do Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA), principal política pública do Estado do Pará na área de Meio Ambiente e Desenvolvimento. Atualmente trabalha nas áreas de planejamento e avaliação de políticas públicas, financiamento ambiental e na coordenação de projetos estratégicos para o Estado, especialmente os ligados à cooperação internacional e a parcerias com o Terceiro Setor. Desenvolveu pesquisa de Mestrado na área de Uso e Aproveitamento dos Recursos Naturais, onde propõe matriz tetradimensional de Indicadores de Sustentabilidade à tomada de decisão para implantação de Projetos de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD) no Pará.

Altem Nascimento Pontes

Universidade do Estado do Pará – UEPA

Licenciado em Física pela Universidade Federal do Pará (1991); Bacharel em Física pela Universidade Federal do Pará (1994); Mestre em Geofísica pela Universidade Federal do Pará (1995) e Doutor em Ciências, na modalidade Física, pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal do Pará e Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Pará. Sua linha de pesquisa é Estudos e Pesquisas Interdisciplinares que envolvam Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação, Cultura, Saúde e/ou Meio Ambiente. Outra linha de pesquisa de interesse é a Modelagem Ambiental e Ecológica de Ecossistemas Amazônicos.

Ana Lúcia Nunes Gutjahr

Universidade do Estado do Pará – UEPA

Possui Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará - UFPA (1983), Especialização em Sistemática Zoológica pela UFPA (1984), Mestrado em Ciências Biológicas (Entomologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia -INPA (1989) e doutorado em Ciências Biológicas - INPA (Entomologia) (1996). Pós-Graduação (Lato Sensu) em Administração Escolar pela Universidade Cândido Mendes - RJ (2006). Atualmente é Professora Adjunto IV da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da UEPA, Lider do Grupo de Pesquisa intitulado Pesquisas Interdisciplinares em Biodiversidade Amazônica e pesquisadora colaboradora do Museu Paraense Emílio Goeldi - MPEG. Tem experiência na área de Ensino de Ciências e Biologia, Ecologia e Meio Ambiente, Taxonomia de Insecta, atuando principalmente nos seguintes temas: Orthoptera-Acridomorpha terrestres e semi-aquáticos, Coleções Científicas, Biodiversidade, Comportamento populacional, Artrópodes associados às macrófitas aquáticas e edáficos, Educação Ambiental e Saúde pública com ênfase nos animais causadores de doenças.

Ana Manoela Piedade Pinheiro

Universidade do Estado do Pará

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Especialista em Direito Urbanístico e Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Bacharel em Direito pelo Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA). Atua nas áreas de pesquisa de Direito Urbanístico e Ambiental, Direito do Consumidor, envolvendo os seguintes temas: Resíduos Sólidos, Alternativas para a destinação sustentável dos resíduos orgânicos nas Cidades, Educação Ambiental, Desenvolvimento Sustentável das Cidades, Cidades Sustentáveis, Consumo Consciente com desdobramento em Obsolescência Programada, Moda Sustentável, Direito Animal e Proteção Legal dos Povos e Comunidades Tradicionais na Amazônia Legal. Advogada.

Yvelyne Bianca Iunes Santos

Universidade do Estado do Pará

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (1995), mestrado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Engenharia de Recursos Naturais da Amazônia pela Universidade Federal do Pará (2012). Atualmente é Professora Adjunta IV da Universidade do Estado do Pará e Coordenadora do Curso de Graduação em Engenharia de Produção da UEPA. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Pesquisa Operacional e Planejamento e Controle da Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: Otimização de Processos Produtivos, Modelagem Matemática e Processos Estocásticos.

Willame de Oliveira Ribeiro

Universidade do Estado do Pará

Possui Graduação em Geografia - Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2005), Mestrado em Geografia pela UFPA (2007) e Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Campus de Presidente Prudente (2017). É professor Assistente IV da Universidade do Estado do Pará - UEPA, atuando na docência dos Cursos de Licenciatura em Geografia (no qual também é membro do Colegiado e do Núcleo Docente Estruturante - NDE), Especialização em Ensino de Geografia na Amazônia e Mestrado em Geografia. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, Geografia do Turismo e Ensino de Geografia. Atualmente é Líder do Grupo de Pesquisa "Geografia do Pará Urbano" - GeoPUrb e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGG/UEPA.