Ministrantes: Norberto Peporine Lopes (USP) e Antonio Euzebio Goulart de Sant´ana (UFAL)
Ementa: O desenvolvimento econômico e a competitividade de uma nação estão relacionados à capacidade de suas empresas para inovar e atualizar. Esse interesse contribuiu para o estabelecimento de políticas nacionais que incentivem a criação e manutenção de cenários favoráveis à inovação. Assim, o Brasil vem implementando melhorias, desde a década de 1980, focadas no desenvolvimento industrial. Um passo importante para promover a inovação no Brasil foi a aprovação da Lei de Inovação Tecnológica nº 10.973, em 2 de dezembro de 2004. Este documento significava "incentivar o aumento de atividades inovadoras, bem como facilitar a pesquisa científica e tecnológica por empresas privadas, especialmente pelas Pequenas e Médias Empresas (PMEs) ". Nesse cenário, grupos de jovens pesquisadores tem atuado cada vez mais no sentido de iniciar um negócio. O modelo de negócios dos conhecidos "spin off" acadêmicos baseia-se em dois objetivos complementares: desenvolvimento de produtos para transferência de tecnologia e serviços baseados no conhecimento científico. Neste momento, o apoio de agências de financiamento é essencial para um crescimento saudável e sustentável. Nesse curso apresentaremos os principais conceitos e estratégias para a criação de "spin offs" e apresentaremos diferentes modelos de casos para a ilustração.
Público alvo: Geral
Local: CTEC - Novo - Sala 01
Datas: 23 a 26/07 - das 08h às 10h

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