Prevenção e enfrentamento da violência sexual infantil, desafios emergentes ao exercício profissional da/o psicóloga/o

Este projeto apresenta como proposta o desenvolvimento de um conjunto de atividades durante o período da campanha de Maio do CRP-03, com vistas a contemplar duas celebrações importantes que acontecem nesse mês: o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, ambos instituídos na data de 18 de maio, tornando esse período importante no calendário de lutas pela garantia dos direitos das crianças, adolescentes e pessoas com sofrimento mental.

Adicionalmente a estas celebrações, pretende-se divulgar os resultados dos levantamentos, realizados em 2020, sobre as “Percepções da sociedade em relação às condições de Saúde Mental e enfrentamento da COVID-19” e “Experiências e percepções de psicólogas/os em relação à atuação durante a pandemia do corona vírus e enfrentamento da COVID-19”. A campanha irá englobar os seguintes eventos, desenvolvidos por meio de lives: Lançamento da publicação Percepções da sociedade em relação às condições de Saúde Mental e enfrentamento da COVID-19; Lançamento da publicação Experiências e percepções de psicólogas/os em relação à atuação durante a pandemia do corona vírus e enfrentamento da COVID-19; Ciclo de debates: Psicologia Da Saúde: Entre Ações E Reflexões através dos eventos “Mas afinal, o que é a Psicologia da Saúde? Desafios e desdobramentos em tempos de pandemia” e “Psicologia da Saúde e (R)Existências da Luta Antimanicomial”; X Seminário de Psicologia e Politicas Públicas (Etapa Bahia); Jornada Psi - Movimentando as Psicologias no enfrentamento a violência e exploração sexual de crianças e adolescentes; as atividades Psicologia Da Saúde: Entre ações e Reflexões. Na última semana do mês, o CREPOP em articulação com a CPP fará a divulgação do edital do Banco de Práticas, de relatos e instrumentos de prática profissional na atenção a crianças e adolescentes em políticas públicas.

No que se refere ao Seminário de Psicologia e Politicas Públicas cumpre destacar que é um importante espaço de discussão do Sistema Conselhos de Psicologia acerca da atuação da psicologia nas diversas politicas públicas, dialogando com outras áreas do saber e movimentos sociais. Tem como objetivo demarcar o compromisso social da psicologia com tais políticas, sempre aliada a garantia dos Direitos Humanos. É organizado pelo Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Politicas Públicas (CREPOP) e ocorre a cada dois anos no âmbito do Sistema Conselhos de Psicologia. Para sua décima edição no ano de 2021, a realização ocorrera de forma descentralizada, conforme deliberação da APAF de dezembro de 2019, no âmbito de cada Conselho Regional de Psicologia, buscando maior abrangência, capilaridade, mobilização e aproximação da categoria.

A Jornada Psi: Movimentando as Psicologias no enfrentamento a violência e exploração sexual de crianças e adolescentes traz uma proposta articulada a campanha Faça Bonito, em alusão ao dia nacional de combate à exploração e ao/abuso sexual de crianças e adolescentes que ocorre no dia 18 de maio, tendo como marco o crime que ocorreu em 18 de maio de 1973, que chocou o país e que ficou popularmente conhecido como “caso Araceli”, onde uma menina de 8 anos foi raptada, estuprada e morta, ocorrendo grande repercussão midiática.

Assim, no dia 18 de maio, data de enfrentamento à exploração sexual infantil, foi instituída em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas reuniram-se na Bahia para o 1º Encontro do Ecpat no Brasil. A campanha Faça bonito sendo contextualizada em cima deste fato, também é uma conquista que destaca como objetivos informar, mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta por proteção e garantia de direitos priorizando o combate à violência sexual infantil. Justifica-se assim a proposta deste projeto através das semelhanças entre visão, metas e valores que essas campanhas possuem e que se relacionam aos valores, visão e preceitos do Sistema Conselhos de Psicologia e da própria prática da/o psicóloga/o que é embasada em defesa e promoção de Direitos Humanos que tem se tornando cada vez mais essencial para atuar com estes públicos em diferentes espaços.

Os Ciclo de debates: Psicologia Da Saúde: Entre Ações e Reflexões pretendem abordar conteúdos significativos sobre a Psicologia da Saúde e os desdobramentos que esta área vem vivenciando neste período de pandemia causada pelo COVID-19. Onde busca-se também construir espaços para diálogo mais interação /recrutamento /aproximação com a categoria de psicólogas/os que demonstrem interesse em participar desse grupo de trabalho e de suas atividades mensais no município de Alagoinhas.

Destaca-se o fato de que dentro deste contexto pandêmico ocorreram diversas pesquisas que demonstram o aumento significativo de implicações relacionadas à saúde mental, estresse e ansiedade etc... em diversificadas problemáticas que tem demandado cada vez mais atuação da categoria de psicólogas/os na área da saúde, através de adaptações, ressignificações e ajustes criativos para o enfrentamento das inúmeras demandas que surgem, quer seja de pacientes, quer seja das equipes que estão na linha de frente ou da/o própria/o psicóloga/o em seus processos de autocuidado.

Tema: Contribuições da Psicologia sobre pratica de aborto legal na contemporaneidade

Palestrante: Aline Tonheiro Palmeira (CRP-03/2995)

Tema: Mitos e verdades relacionados a violência sexual de crianças e adolescentes

Palestrante: Psicóloga Manoela de Oliveira Lainetti (CRP-06/82515)

Tema: violência e exploração sexual de crianças: uma análise sobre a práxis da/o psicóloga/o no CREAS

Palestrante: Psicólogo Matheus de Souza Santana (CRP-03/18293)

Tema: O fazer da/o psicóloga/o em estratégias de prevenção contra o abuso sexual infantil.

Palestrante: Psicóloga Flávia Sheila Lima Duarte (CRP-03/16767)

Mediadora: Leila Tibiriçá de Carvalho (CRP-03/3482)

Leia mais... →

LOCAL DO EVENTO

Evento online
Link: https://www.youtube.com/channel/UCg3OBb_DUBUaTMxWbs_ERZw