Curso de Formação Estudos Africanos e Afro-Brasileiros em perspectiva: produção de conhecimento interdisciplinar para uma educação emancipatória
O curso de Formação “Estudos africanos e Afro-Brasileiros em perspectiva: produção de conhecimento interdisciplinar para uma educação emancipatória”, com certificação gratuita, é uma iniciativa do Núcleo Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (NIESAFRO-UFMA) em parceria com a Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (LIESAFRO-UFMA), com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB-UFMA) e o Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Educação das Relações Étnico-Raciais e de Gênero (NEPERGE-UFMA).
O principal objetivo do curso é discutir sobre os desafios e as possibilidades do ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira por meio da realização de práticas educativas em uma perspectiva emancipatória. Tais reflexões implicam no questionamento das estruturas historicamente constituídas que (re)produzem diferentes formas de discriminação e de desigualdade; na problematização acerca dos processos de subordinação, hierarquização e desigualdades geradoras da exclusão que afetam, particularmente, a população negra; na denúncia do constante processo de desumanização, da negação dos direitos e das violências física e simbólica que atingem cotidianamente os/as negros/as em nossa sociedade.
Para tanto, pretendemos: problematizar a concepção eurocêntrica hegemônica para que ocorra a discussão sobre outras perspectivas epistemológicas para além das eurocentradas, o que implica no tensionamento das concepções que validam somente a perspectiva eurocêntrica para a produção de conhecimento; refletir acerca da crítica à colonialidade e ao racismo estrutural; proporcionar a discussão coletiva para a desconstrução de estereótipos, de preconceitos e de práticas racistas e discriminatórias presentes no cotidiano e, particularmente, nas práticas educativas; bem como possibilitar o acesso ao conhecimento da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira para promover o reconhecimento, a valorização e a afirmação dos direitos educacionais da população negra e para possibilitar a inclusão no processo de escolarização do ensino da temática de forma consistente e rigorosa.
De igual modo, debateremos acerca de fundamentos epistemológicos a partir dos pensamentos africano e afro-diaspórico críticos que contribuam com embasamentos para a descolonização dos currículos hegemônicos; que suscitem a discussão acerca de outras formas de produzir conhecimento, sentir, viver e se relacionar e que alicercem a realização de uma educação emancipatória.
Número de vagas: 100
Carga Horária total: 180 h
Inscrições Gratuitas
Público alvo: Docentes da educação básica, profissionais da área da educação, estudantes de graduação e Pós-Graduação e integrantes de movimentos sociais.
Metodologia: O referido curso de formação acontecerá em trê ciclos de 60hs cada. Cada Ciclo é constituído de 04 encontros telepresenciais, sendo uma palestra semanal; 04 Fóruns, um por semana; 04 Diários de bordo, um por semana. Se dará através do Google Meet e Classroom, por meio de inscrição prévia que será realizada por ciclo.
4 Palestras ao longo do curso com no máximo 01 (uma) hora de duração cada, com periodicidade semanal e contando com a presença de professores dos núcleos e/ou convidados (30 minutos para a palestra e mais 30 de debates, questões), realizadas por meio da plataforma Google Meet;
4 Fóruns Temáticos: um por semana (abertos de 3ª a 5ª), coordenado alternativamente pelos docentes proponentes, reunindo todos os estudantes inscritos no curso, para debate sobre o tema da palestra semanal, com a finalidade de produção de um resumo coletivo, sendo obrigatória no mínimo 2 participações por fórum, incluindo comentário das participações dos colegas.
4 Diários de bordo, um por semana (abertos de sexta a domingo), nos quais os estudantes registrarão seu cotidiano, suas impressões, dúvidas, dilemas, questões e dificuldades enfrentadas ao longo do módulo e das atividades desenvolvidas. A função desta atividade é também de abrir espaço para reflexão e avaliação da metodologia, dos percalços e potencialidade da utilização da ensino remoto.
Estratégias de acompanhamento e avaliação: As atividades que compõem o curso se interconectam continuamente e seu desenvolvimento será continuamente avaliado através da verificação da assiduidade, da participação nas palestras e fóruns propostos, dia?ios de bordo.
Certificação
Como curso de extensão ( para quem cursar apenas 1 ou 2 ciclo de 60 hs cada);
Como curso de aperfeiçoamento de 180hs (para quem cursar os 3 ciclos de 60 hs cada).