Curso de aperfeiçoamento Estudos Africanos e Afro-Brasileiros em perspectiva: produção de conhecimento interdisciplinar para uma educação emancipatória

Curso de aperfeiçoamento Estudos Africanos e Afro-Brasileiros em perspectiva: produção de conhecimento interdisciplinar para uma educação emancipatória

I Ciclo

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De 3 agosto a 30 de dezembro Todos os dias das 00h00 às 00h00

Sobre o Evento

Curso de Formação Estudos Africanos e Afro-Brasileiros em perspectiva: produção de conhecimento interdisciplinar para uma educação emancipatória

O curso de Formação “Estudos africanos e Afro-Brasileiros em perspectiva: produção de conhecimento interdisciplinar para uma educação emancipatória”, com certificação gratuita, é uma iniciativa do Núcleo Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (NIESAFRO-UFMA) em parceria com a Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (LIESAFRO-UFMA), com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB-UFMA) e o Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Educação das Relações Étnico-Raciais e de Gênero (NEPERGE-UFMA).
O principal objetivo do curso é discutir sobre os desafios e as possibilidades do ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira por meio da realização de práticas educativas em uma perspectiva emancipatória. Tais reflexões implicam no questionamento das estruturas historicamente constituídas que (re)produzem diferentes formas de discriminação e de desigualdade; na problematização acerca dos processos de subordinação, hierarquização e desigualdades geradoras da exclusão que afetam, particularmente, a população negra; na denúncia do constante processo de desumanização, da negação dos direitos e das violências física e simbólica que atingem cotidianamente os/as negros/as em nossa sociedade.

Para tanto, pretendemos: problematizar a concepção eurocêntrica hegemônica para que ocorra a discussão sobre outras perspectivas epistemológicas para além das eurocentradas, o que implica no tensionamento das concepções que validam somente a perspectiva eurocêntrica para a produção de conhecimento; refletir acerca da crítica à colonialidade e ao racismo estrutural; proporcionar a discussão coletiva para a desconstrução de estereótipos, de preconceitos e de práticas racistas e discriminatórias presentes no cotidiano e, particularmente, nas práticas educativas; bem como possibilitar o acesso ao conhecimento da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira para promover o reconhecimento, a valorização e a afirmação dos direitos educacionais da população negra e para possibilitar a inclusão no processo de escolarização do ensino da temática de forma consistente e rigorosa.

De igual modo, debateremos acerca de fundamentos epistemológicos a partir dos pensamentos africano e afro-diaspórico críticos que contribuam com embasamentos para a descolonização dos currículos hegemônicos; que suscitem a discussão acerca de outras formas de produzir conhecimento, sentir, viver e se relacionar e que alicercem a realização de uma educação emancipatória.

Número de vagas: 100

Carga Horária total: 180 h

Inscrições Gratuitas

Público alvo: Docentes da educação básica, profissionais da área da educação, estudantes de graduação e Pós-Graduação e integrantes de movimentos sociais.

Metodologia: O referido curso de formação acontecerá em trê ciclos de 60hs cada. Cada Ciclo é constituído de 04 encontros telepresenciais, sendo uma palestra semanal; 04 Fóruns, um por semana; 04 Diários de bordo, um por semana. Se dará através do Google Meet e Classroom, por meio de inscrição prévia que será realizada por ciclo.

4 Palestras ao longo do curso com no máximo 01 (uma) hora de duração cada, com periodicidade semanal e contando com a presença de professores dos núcleos e/ou convidados (30 minutos para a palestra e mais 30 de debates, questões), realizadas por meio da plataforma Google Meet;

4 Fóruns Temáticos: um por semana (abertos de 3ª a 5ª), coordenado alternativamente pelos docentes proponentes, reunindo todos os estudantes inscritos no curso, para debate sobre o tema da palestra semanal, com a finalidade de produção de um resumo coletivo, sendo obrigatória no mínimo 2 participações por fórum, incluindo comentário das participações dos colegas.

4 Diários de bordo, um por semana (abertos de sexta a domingo), nos quais os estudantes registrarão seu cotidiano, suas impressões, dúvidas, dilemas, questões e dificuldades enfrentadas ao longo do módulo e das atividades desenvolvidas. A função desta atividade é também de abrir espaço para reflexão e avaliação da metodologia, dos percalços e potencialidade da utilização da ensino remoto.

Estratégias de acompanhamento e avaliação: As atividades que compõem o curso se interconectam continuamente e seu desenvolvimento será continuamente avaliado através da verificação da assiduidade, da participação nas palestras e fóruns propostos, dia?ios de bordo.

Certificação
Como curso de extensão ( para quem cursar apenas 1 ou 2 ciclo de 60 hs cada);
Como curso de aperfeiçoamento de 180hs (para quem cursar os 3 ciclos de 60 hs cada).


Palestrantes

  • Nilma Lino Gomes (Ministrante)
  • Cidinalva Silva Câmara Neris (Ministrante)
  • Kátia Evangelista Regis (Ministrante)
  • Márcio dos Santos Rodrigues (Ministrante)
  • Sávio José Dias Rodrigues (Ministrante)
  • Ravena Araujo Paiva (Ministrante)
  • Claudimar Alves Durans (Ministrante)
  • Pollyanna Gouveia Mendonça Muniz (Ministrante)

Programação

19h00 - Cidinalva Silva Câmara Neris (Ministrante), Kátia Evangelista Regis (Ministrante), Nilma Lino Gomes (Ministrante) Módulo 1: As contribuições do Movimento Negro para a democratização da educação Aula
Módulo 1: As contribuições do Movimento Negro para a democratização da educação
Local: Google meet ou Zoom

Período: 03 a 09/08/2020

Ministrante: Profa. Dra. Nilma Lino Gomes (UFMG), Profa. Dra. Cidinalva Neris (UFMA) e Profa. Dra. Kátia Regis (UFMA)

Data da live: 03/08/2020

Horário da live: 19h às 20h

Período do Fórum: 04 a 06/08/2020

Mediação do Fórum: Profa. Dra. Cidinalva Neris e Profa. Dra. Kátia Regis

Período do Diário de bordo: 07 a 09/ 08/2020

19h00 - Márcio dos Santos Rodrigues (Ministrante) Módulo 2: Quadrinhos de África, África de Quadrinhos Aula
Módulo 2: Quadrinhos de África, África de Quadrinhos
Local: Google meet ou Zoom

Período: 10 a 16/08/2020

Ministrante: Prof. Ms. Márcio dos Santos Rodrigues (NIESAFRO-UFMA/PPHIST-UFPA)

Data da Live: 10/08/2020

Hoário da Live: 19h às 20hs.

Mediação da live: Profa. Dra. Raimunda Machado (UFMA)

Período do Fórum: 11 a 13/08/2020

Mediação do Fórum: Prof. Ms. Márcio dos Santos Rodrigues (NIESAFRO-UFMA/PPHIST-UFPA)

Período do Diário de bordo: 14 a 16/08/2020

19h00 - Ravena Araujo Paiva (Ministrante), Sávio José Dias Rodrigues (Ministrante) Módulo 3: Território e economia em comunidades camponesas no Brasil Aula
Módulo 3: Território e economia em comunidades camponesas no Brasil
Local: Google meet ou Zoom

Período: 17 a 23/ 08/2020

Ministrante: Prof. Dr. Sávio José Rodrigues (UFMA) e Doutoranda Ravena Araújo Paiva

Data da live: 17.08. 2020

Horário da Live: 19h às 20h

Mediação da live: Prof. Ms. Rosenverck Estrela (UFMA)

Período do Fórum:18 a 20/08/2020

Mediação do Fórum: Prof. Dr. Sávio José e Doutoranda Ravena Paiva

Período do Diário de bordo: 21 a 23/08/2020

19h00 - Claudimar Alves Durans (Ministrante), Pollyanna Gouveia Mendonça Muniz (Ministrante) Módulo 4: ENTRE PÁGINAS E PALCOS: as percepções do feminino numa perspectiva atlântica entre o Maranhão e Cabo Verde. Aula
Módulo 4:  ENTRE PÁGINAS E PALCOS: as percepções do feminino numa perspectiva atlântica entre o Maranhão e Cabo Verde.
Local: Google meet e You Tube

Período: 24 a 30/08/2020

Ministrantes: Profa. Dra. Pollyanna Gouveia (UFMA) e Profa. Ma. Claudimar Durans (UFMA)

Data da live: 24/08/2020

Horário da Live: 19h às 20h

Mediação da live: Profa Dra. Tatiane Sales (UFMA)

Período do Fórum: 25 a 27/08/2020

Mediação do Fórum: Pollyanna Gouveia e Claudimar Durans

Período do Diário de bordo:28 a 30/08/2020

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Organizador

Núcleo Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (NIESAFRO-UFMA)

Realização:

Núcleo Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (NIESAFRO-UFMA)
Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB-UFMA)
Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (LIESAFRO-UFMA)
Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Educação das Relações Étnico-Raciais e de Gênero (NEPERGE-UFMA)

Coordenadores:

Profa. Dra. Cidinalva Neris (UFMA)
Profa. Dra. Kátia Regis (UFMA)
Profa. Dra. Tatiane Sales (UFMA)
Profa. Dra. Pollyanna Gouveia (UFMA)
Profa. Dra. Raimunda Machado (UFMA)
Profa. Ma. Claudimar Durans (UFMA)
Profa. Ma. Maria da Guia Viana (UFMA)
Prof. Dr. Sávio Rodrigues (UFMA)
Prof. Dr. Carlos Benedito (UFMA)
Prof. Me. Márcio Rodrigues (UFPA)
Prof. Me. Rosenverck Estrela (UFMA)