Mini-curso online destinado a estudantes de Psicologia e psicólogos com interesse na Psicanálise Winnicottiana como instrumento de atuação na clínica com jovens e adultos.
Os escritos de Winnicott têm como base a análise sobre o mundo primitivo infantil. Mas a atuação clínica não se limita às fases iniciais da vida humana. Sua teoria se estende a qualquer outra fase da vida, tendo a infância como base, mas não como fim. Sendo assim, pensaremos, nesta aula, sobre como aplicar clinicamente a teoria winnicottiana sem limites de idade.
Programação:
- Biografia de Winnicott e sua persistência em ser ele mesmo na clínica psicanalítica.
- Introdução à Teoria do Amadurecimento Humano.
- Pensando a clínica a partir de Winnicott.
- A construção do papel do psicoterapeuta.
- Vinhetas clínicas como exemplos palpáveis da relação psicoterapeuta-paciente.
Data: 15/09/2023, sexta-feira, das 19h00 às 21h.
Onde: Online via Zoom.
Valores promocionais para grupos de estudantes - consultar disponibilidade.
Facilitadora: Karine Melo é psicóloga, aprimorada em Psicologia Clínica com ênfase na abordagem psicanalítica, foi supervisora de estagiários de graduação em Psicologia na Faculdade Anhanguera, e enxerga a clínica psicoterapêutica como uma forma de dar sustentação e impulsionamento aos pacientes, para que se sintam seguros e acolhidos em seu sofrimento, ao mesmo tempo em que instigados a buscarem o melhor de seu potencial, independentemente da situação em que se encontram quando chegam no consultório ou na clínica-escola.
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Karine Melo é graduada em Psicologia, pós-graduada em Psicologia Clínica.
Viveu e vive experiências em consultório particular; em escolas da rede municipal de ensino; conduzindo supervisões de estágios de Psicologia em universidade privada; multiplicando conhecimentos sobre a abordagem winnicottiana e sobre os cuidados com a infância; além de projetos voltados ao desenvolvimento do estudante de Psicologia e psicólogo recém-formado.
Preza por uma psicanálise que acolha sem julgamentos, com um enfoque na relação psicólogo-paciente como uma possibilidade de criação de novas formas de viver - mais leves, amorosas e de responsabilidade com as próprias escolhas.
CRP 06/134345