A garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes sempre se apresentou como um grande desafio para nossa sociedade, especialmente após a instituição do Estatuto da Criança e do Adolescente em 1990, que propôs legalmente parâmetros de proteção e promoção que convocaram as famílias, o poder público e a sociedade a repensar suas compreenções e ações voltadas a assegurar por todos os meios melhores condições de desenvolvimento possíveis. Essas discussões se fazem ainda mais complexas diante das mudanças sociais, políticas e técnológicas vivênciadas das ultimas décadas, que ao mesmo tempo que contribuíram para garantia de diversos direitos, criaram também ambientes de exposição a novos riscos e exclusão aos novos meios de acesso a garantia de direitos.
Sendo assim, a presente mesa tem por objetivo pensar na adaptação das profissionais de psicologia e suas estratégias para lidar com as demandas que chegam a clínica e as instituições no sentido de favorecer a garantia plena dos direitos das crianças e adolescentes, assim como combater as violações dos mesmos. Situação ainda mais agravada pelo atual contexto pandêmico que impôs muitos desafios e necessidades na relação com esse público, que mesmo antes da crise social e sanitária, já se encontrava em situação de fragilidade quanto ao acesso pleno de seus direitos.
Faz parte desse objetivo tornar público quais têm sido os principais desafios na realização desses acompanhamentos, as alternativas desenvolvidas e a percepção do efeito da pandemia sobre os direitos humanos das crianças, adolescentes e familiares.

Mediador: Carlos Henrique Pereira Franco (CRP-03/16136)

Palestrantes:

Flávia Sheila Lima Duarte (CRP-03/16767)

Tais Peixoto Tavares (CRP-03/5405)

Luana Gomes Peixoto – Psicóloga (CRP-03/8296)

Data do evento

25 de agosto de 2020, 18h30 - 20h30

LOCAL DO EVENTO

Evento Online
Link: https://www.youtube.com/channel/UCg3OBb_DUBUaTMxWbs_ERZw