Minicurso 1: Psicologia Escolar para além de “apagar incêndio”: uma proposta de atuação crítica e ampliada

A Psicologia Escolar carrega uma herança de seus primórdios de uma atuação associada a uma área focada no indivíduo, nos problemas relativos ao processo de escolarização e, sobretudo, com expectativas para solucionar questões sociais que atravessam o espaço escolar. Como campo de reflexão teórica, produção de conhecimento e intervenção profissional, a Psicologia Escolar contemporânea tem fundamentado seu trabalho em bases epistemológicas, teóricas e conceituais alicerçadas em uma compreensão de desenvolvimento humano que descolam o foco exclusivamente do sujeito para os aspectos culturais, históricos e sociais de onde são originados os processos psicológicos humanos. Para além do apagar de incêndio, a atuação em Psicologia Escolar sugere instrumentalização de psicólogos para uma intervenção preventiva e institucional favorecedora de uma análise crítica dos contextos educacionais para criar, junto com os atores da escola, férteis estratégias em prol da transformação e desenvolvimento humano na e pela coletividade. Nessa direção, esse minicurso objetiva apresentar a proposta de Intervenção Institucional de Marinho-Araujo (2014, 2016) como uma das estratégias de atuação de psicólogos escolares para a promoção de processos de mediação e conscientização como forma de ressignificações subjetivas para a transformação da realidade. A primeira parte do minicurso discutirá a ampliação da atuação em Psicologia Escolar, em uma retrospectiva histórica de revisão crítica da área. Em seguida, será destacada a Psicologia Histórico-Cultural, como uma das bases teórico-conceituais que fundamentam propostas de intervenção psicológica mais contemporâneas nos contextos educacionais. A terceira parte apresenta a proposta de intervenção institucional com ênfase nas quatro dimensões: mapeamento institucional, escuta psicológica, acompanhamento ao processo de ensino-aprendizagem e assessoria ao trabalho coletivo.

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