Profa. Dra. Raquel Guzzo

Pontifícia Universidade Católica de Campinas ( PUC-Campinas)

Palestrante nacional. Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica de Campinas ( PUC-Campinas). Graduada em Psicologia pela PUC-Campinas, Mestrado e Doutorado em Psicologia Escolar e Desenvolvimento pela USP. Realizou Estágio Pós-Doutoral na University of Texas/ USA, em Avaliação Psicológica e na University of Rochester /USA em Desenvolvimento de Programas de Prevenção em Saúde Mental. Está vinculada à Graduação e Pós-Graduação em Psicologia da PUC-Campinas, supervisionando Estágio em Escolas e Comunidades e orientando estudantes de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. Coordenadora do Grupo de Trabalho Psicologia Escolar e Educacional na ANPEPP. Atua na área de Programas de Atendimento/Acompanhamento Comunitário, discutindo a formação e intervenção profissional, segundo fundamentos da Psicologia Crítica, Intervenções Preventivas e Psicossociais, Psicologia da Libertação, Processos de tomada de Consciência . A produção científica é organizada no âmbito do Grupo de pesquisa - Avaliação e Intervenção Psicossocial: Prevenção, Comunidade e Libertação    

Profa. Dra. Maria Virgínia Dazzani

Universidade Federal da Bahia

Palestrante nacional Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2004). Realizou no período de 2002-2003 estágio de pesquisa com bolsa sanduíche (CAPES) na Purdue University (Indiana, Estados Unidos). Realizou estágio pós-doutoral na Clark University, Estados Unidos (CAPES/2009-2010), sob a orientação do Prof. Dr. Jaan Valsiner. É membro do GT Psicologia Escolar e Educacional (ANPEPP). Atualmente é membro do Comitê Científico da Editora Springer (New York) na Book Series on Cultural Psychology of Education. Tem experiência na área de Psicologia Escolar e Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: relação família-escola-comunidade, família e desempenho acadêmico, queixa escolar, conhecimento e aprendizagem. Sua experiência de pesquisa situa-se na interface entre a Psicologia Cultural do Desenvolvimento de base semiótica e a Educação.   

Profa. Dra. Fabiola de Sousa Braz Aquino

Universidade Federal da Paraíba

Palestrante nacional. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1997), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (2000) e Doutorado em Psicologia Social (UFPB). Professora Associada da Universidade Federal da Paraíba e do Programa de Pós Graduação em Psicologia Social (UFPB). Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Interação social e Desenvolvimento Infantil. A partir de 2012, é membro do GT de Psicologia Escolar Educacional da ANPEPP. Tem experiência de ensino nas áreas de Psicologia da Aprendizagem, Psicologia do Desenvolvimento, e Psicologia Escolar e Educacional. Realiza pesquisas em torno dos seguintes temas: contextos de desenvolvimento e educação; interação social nos anos iniciais; formação e atuação do psicólogo escolar/educacional, e educação infantil. Supervisora de Estágio Supervisionado Curricular em Psicologia Escolar Educacional, em contextos públicos de educação.

Profa. Dra. Solange Cordeiro Calcagno

Universidade Federal do Pará

Palestrante nacional Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1985), mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento) pela Universidade Federal do Pará (1994) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (2015). Atualmente é professora (Adjunto 4) da Universidade Federal do Pará. Experiência na área de Psicologia, com ênfase em Análise do Comportamento, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, ensino de leitura, interação professor-aluno, fatores relacionados à repetência escolar, programação de ensino, sistema personalizado de ensino.   

Profa. Dra. Olivia Misae Kato

Universidade Federal do Pará

Palestrante nacional Possui Bacharelado em Psicologia (1980), Formação em Psicólogo (1982) e Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Pará (1984), Especialização em Psicofarmacologia (1982) e em Psicobiologia (1983) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Especialização em Sistemática Zoológica (1984) e em Teoria e Pesquisa do Comportamento (1986) pela Universidade Federal do Pará, Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (1990), Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1999) e Pós-Doutorado na Universidade de Oviedo - Espanha (2003). Atualmente é Professora Associado 4 do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Psicologia (Análise Experimental do Comportamento), com ênfase em Leitura Recombinativa e Controle por Unidades Mínimas em Pré-escolares, crianças com dificuldades em leitura, deficientes visuais e outras necessidades educacionais especiais. Atua principalmente nos seguintes temas: equivalência de estímulos, leitura recombinativa e generalizada, Aprendizagem sem erros.  

Profa. Dra. Pollianna Galvão Soares de Matos

Universidade Ceuma

Memrbo da Coordenação Geral do Evento. Psicóloga com doutorado (2014) e mestrado (2008) em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Possui especialização lato sensu em Psicologia Escolar (UnB). Realiza Pós-Doutorado em Psicologia na Universidade de Brasília (UnB). É professora e pesquisadora do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade CEUMA e professora colaboradora do Curso de Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) da Universidade Federal do Maranhão. Atuou no CESPE (Centro de Seleção e Promoção de Eventos) da UnB entre 2007-2015, junto à Diretoria de Pesquisa em Avaliação Educacional em processos de avaliação educacional em larga escala. É membro do Grupo de Trabalho (GT) de Psicologia Escolar e Educacional da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia). Compõe a diretoria do Conselho Regional de Psicologia do Maranhão, como conselheira secretária e preside a Comissão de Psicologia na Educação do Maranhão (CRP-MA). Suas áreas de interesse são Psicologia e Educação, com ênfase nos temas: psicologia escolar em escolas e ONGs; história da atuação e formação em psicologia escolar no Maranhão; inclusão escolar e autismo; formação de professores e educadores sociais; desenvolvimento e avaliação de competências.   

Profa. Dra. Rosana Mendes Éleres de Figueiredo

Universidade Federal do Maranhão

Membro da Coordenação Geral do Evento.  Possui graduação em Psicologia (Bacharelado e Formação do Psicólogo) pela Universidade Federal do Pará (1984 e 1985, respectivamente); Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento, pela Universidade Federal do Pará (2001). Desde 1985 atua no magistério de ensino superior. Foi psicóloga do Governo do Estado do Pará (1989-2007) nos seguintes órgãos: Superintendência do Sistema Penal; Secretaria do Trabalho e Promoção Social e; Fundação da Criança e do Adolescente do Pará. Transferência, em 2007, para o Maranhão. Professora Adjunto I, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). De março de 2009 a dezembro de 2012 coordenou o Curso de Psicologia da UFMA. Na academia desenvolve trabalhos acerca da Aprendizagem e Desempenho Acadêmicos focando as seguintes temáticas: educação matemática, dificuldades de aprendizagem, fracasso escolar e formação dos professores. Em abril de 2018, concluiu Doutorado, no NTPC/UFPA.   

Profa. Dra. Maria Áurea Pereira Silva

Universidade Federal do Maranhão

Doutorado em Psicologia como Profissão e Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Membro do Grupo de Pesquisa Avaliação e Intervenção Psicossocial: Prevenção, Comunidade e Libertação. Membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Membro da Comissão de Psicologia Escolar/Educacional do CRP-22 (MA). Mestrado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Especialização em Desenvolvimento Infantil e seus desvios pela Universidade Federal da Paraíba. Graduação: Formação do Psicólogo e Licenciatura pelos Institutos Paraibanos de Educação. Desde 1997 é Docente da Universidade Federal do Maranhão, Departamento de Psicologia, Área: Psicologia Escolar.  

Profa. Dra. Natália Menescal

UFMA

Possui graduação em Psicologia Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (2009), mestrado em Educação na área de concentração de Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas (2013) e doutorado em Psicologia Escolar, do Desenvolvimento Humano e da Personalidade pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia da Saúde, do Desenvolvimento e Educacional. Atuando principalmente nos seguintes temas: autorregulação da aprendizagem, atribuição de causalidade e resiliência.pela Universidade Federal de Uberlândia (2009), mestrado em Educação na área de concentração de Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas (2013) e doutorado em Psicologia Escolar, do Desenvolvimento Humano e da Personalidade pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia da Saúde, do Desenvolvimento e Educacional. Atuando principalmente nos seguintes temas: autorregulação da aprendizagem, atribuição de causalidade e resiliência.

Profa. Dra. Rosane de Sousa Miranda

Universidade Federal do Maranhão

Professora da Universidade Federal do Maranhão. Doutora em Psicologia Social (2015) e Mestre (2011) em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Federal da Paraíba. Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Maranhão (2007).

Prof. Dr. Daniel Carvalho de Matos

Universidade Ceuma

Graduado em Psicologia pela Universidade CEUMA (2004), Mestre (2007) e Doutor (2013) em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Experiência com intervenções da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) destinadas a crianças, adolescentes e adultos com desenvolvimento atípico, com ênfase em autismo e quadros relacionados. Terapeuta, supervisor e consultor ABA. Fundador do Núcleo Evoluir de Análise do Comportamento Aplicada do Maranhão. Membro da Comissão de Psicologia na Educação do Maranhão (CRP-22). Professor e pesquisador do curso de Psicologia da Universidade CEUMA. Coordenador do curso de especialização Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao Autismo e Quadros Relacionados; pela Universidade Ceuma. Professor colaborador do programa de pós-graduação (mestrado) em Psicologia da Universidade Federal do Maranhão

Prof. Dr. Ramon Luís de Santana Alcântara

Universidade Federal do Maranhão

Professor Adjunto III da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), vinculado ao Departamento de Psicologia e ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Doutor em Políticas Públicas pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PGPP-UFMA). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFMA). Graduado em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Líder do Grupo de Pesquisa e Extensão Educares: Psicologia, Educação e Diversidade.

Profa. Dra. Ana Beatriz Rocha Lima

UNINASSAU

Possui doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (PSTO) pela Universidade de Brasília (2011), mestrado em Educação e Especialização em Psicologia da Infância pela Universidade do Vale do Itajaí (2006) . Atua no Ensino Superior desde 2001 em algumas universidades privadas. Tem experiência na área da Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, envelhecimento, altas habilidades/superdotação.

Profa. Dra. Denise Bessa Leda

Universidade Federal do Maranhão

Psicóloga pelo Centro Universitário Celso Lisboa - RJ (1988), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (1998) e Doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Docente da Universidade Federal do Maranhão desde 1992, atualmente nível Associado III (DE). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Maranhão (PPGPSI). Líder do Grupo de Pesquisa Sociedade contemporânea, mundo do trabalho e processos de subjetividade. Principais temas de pesquisa: mundo do trabalho, trabalho docente e educação superior. Integra a coordenação colegiada do Grupo de Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR), no Maranhão. Membro da Rede UNIVERSITAS/BR e do grupo de pesquisa Psicodinâmica e Clínica do Trabalho da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP).

Profa. Dra. Luciene Amorim Anotio

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), na área de concentração "Estado, Sociedade e Educação". Possui Mestrado e Graduação em Filosofia (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente do IFMA- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (antigo CEFET-MA)- Campus São Luís Centro Histórico. Tem experiência docente na área de Filosofia e Sociologia (Níveis Fundamental, Médio e Superior), com ênfase em História da Filosofia, Ética e Filosofia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia, Filosofia Política, Ética, Filosofia e Sociologia Geral e da Educação e Metodologia da Pesquisa Científica. Experiência em Educação à Distância no Núcleo de Educação à Distância da UFMA- Universidade Federal do Maranhão. Desenvolve pesquisa na área de Educação Profissional e Institutos Federais.

Psic. Ms. Tatiana Oliveira de Carvalho

Insituto Geist

Psicóloga formada pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Mestre em Psicologia - área Desenvolvimento Humano no Contexto Sócio-Cultural - pela Universidade de Brasília (UnB). Possui título de especialista em Psicopedagogia pelo Conselho Federal de Psicologia, formação em Logoterapia (UEPB), em Dinâmica de Grupo (CDG-PE) e em Educação Especial (UFMA). Experiência como psicóloga escolar no Centro de Educação Especial Pe. João Mohana por mais de 10 anos. Foi membro do grupo gestor do Conselho Regional de Psicologia 11ª Região - Seção Maranhão (VI Plenário), onde criou e coordenou em seus primeiros anos a Comissão de Psicologia na Educação. Foi professora universitária nos cursos de Psicologia e Pedagogia e em cursos de pós-graduação de Saúde Mental e Psicopedagogia. Atualmente, é psicóloga no TJMA e no Instituto Geist. É docente e coordenadora do Curso de Logoterapia e Análise Existencial do Instituto Geist, onde também desempenha a função de diretora geral. Ministra aulas e palestras sobre Logoterapia em cursos de formação e pós-graduação em vários estados. É membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial - ABLAE na gestão 2018-2019.

Profa. Dra. Ruth Daisy Capistrano de Souza

Universidade Federal do Pará

Graduada em Pedagogia pela União das Escolas Superiores do Pará (1988), Mestrado (2004) e Doutorado (2008) em Teoria e Pesquisa do Comportamento - Área: Psicologia, pela Universidade Federal do Pará (UFPa). Pós Doutorado em Ecoetologia do Desenvolvimento-LED-PPGTPC/NTPC (2016-Atual) na Universidade Federal do Pará. Membro do grupo de pesquisa do Laboratório de Ecoetologia do Desenvolvimento. Experiência na área de Educação, Educação Especial e Diversidade Humana; Psicologia (ênfase em Processos de Aprendizagem). Atua nos seguintes temas: História da Educação, Planejamento Educacional, Currículo Escolar, Surdez, TDAH, Deficiência Múltipla, Inclusão, Ensino e Aprendizagem, Família e Alteração em Desenvolvimento humano.

Profa. Dra. Leila Bagaiolo

Grupo Gradual - Grupo de Intervenção Comportamental

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000), mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é diretora, enquadramento funcional: psicologa - GRADUAL-GRUPO DE INTERVENÇÃO COMPORTAMENTAL, supervisão análise do comportamento da Universidade Federal de São Paulo e colaboração como analista do comportamento da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Processos de Aprendizagem, Memória e Motivação, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do comportamento, autismo, leitura, educação especial e matching to sample

Prof. Dr. Carlos Santos Leal

Universidade Federal do Maranhão

Doutor e Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-Graduado nível Lato Sensu em: Psicopedagogia, Estudos dos Problemas Brasileiros e Didática do Ensino Superior pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Bacharel e Licenciado em Psicologia pela Faculdade Paulistana de Ciências e Letras com as seguintes áreas ênfases: Psicologia Clínica, Escolar, Hospitalar e Organizacional. 

Psic. Ma. Meire Nunes Viana

PsiNaed - CE

Mestre em Políticas Públicas e Sociedade pela UECE/CE, Psicologia pela FMU/SP. Especialista em Psicologia Escolar e Educacional e em Psicologia Clínica na Abordagem Gestáltica pelo Instituto Sedes Sapientiae/SP e Formação em Educação Popular com Paulo Freire na Fundação Wilson Pinheiro/SP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Educacional e Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia Educacional, Psicologia Clínica com Crianças, Adolescentes e Famílias, Formação de Educadores, Proteção e Projetos Sociais. Membro do Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação, Estética e Sociedade (GPTREES). Possui histórico de atuação na direção do Sindicato dos Psicólogos do Ceará (PSINDCE) e na Federação Nacional dos Psicólogos (FENAPSI). Atuou como Conselheira no XVI Plenário do CFP participando como membro da Comissão Nacional de Psicologia na Educação (PSINAED), da Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social (CONPAS) e Comissão Nacional de Formação em Psicologia (CONFOR). Atualmente ocupa a Direção Geral e Acadêmica do Instituto Crisálide: Psicologia, Educação e Arte e atua como docente na Faculdade Princesa do Oeste (FPO).

Profa. Dra. Catarina Malcher Teixeira

Universidade Federal do Maranhão

Possui Bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1996). Formação do Psicólogo pela Universidade Federal do Pará (1997), Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (2001) e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (2015). É professora Adjunto I da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Psicologia Clínica. Estuda os temas: Habilidades Sociais, Assertividade e Terapia Comportamental Infantil.

Psic. Ma. Juliana Benigno Moreira Alves

Secretaria de Educação de Paço do Lumiar

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Ceuma (2008). Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011). Atualmente é psicóloga da Secretaria Municipal de Educação de Paço de Lumiar (MA) e Psicóloga Clínica e Organizacional no Núcleo Maranhense de Análise do Comportamento (NMAC). Tem experiência na área de Psicologia Clínica, Educacional e Organizacional.