Sistema de ensino individualizado: teoria, pesquisa e aplicação
Minicurso 4: Sistema de ensino individualizado: teoria, pesquisa e aplicação
Com a presente proposta de Minicurso, pretende-se apresentar o Sistema de Ensino Individualizado (PSI) como uma alternativa viável de parte da solução para os problemas da ineficiência no processo de ensino-aprendizagem, discutindo como implementar ações educativas efetivas para tornar o ensino mais eficiente e econômico, promovendo uma aprendizagem mais rápida e com menos erros. Portanto, o Minicurso visa contribuir para o desenvolvimento de mais pesquisas e incentivar práticas educativas mais eficientes e adaptadas ao contexto regional e nacional.
No primeiro momento, das 8:00 às 10:00h, serão ministradas aulas expositivas pelos proponentes sobre os princípios básicos de Análise do Comportamento que dão suporte ao PSI, um breve histórico e a caracterização do PSI. Para finalizar a exposição oral, serão apresentados os relatos de pesquisa, aplicações atuais concluídas e em andamento do PSI, assim como a sua relevância para a EAD e Classes Multisseriais. Poderá haver um intervalo de 15min das 10:00 às 10:15h. Em um segundo momento, das 10:00 às 11:00h, será solicitado aos participantes do curso, divididos em equipes, que elaborem um trabalho escrito e em seguida, façam a apresentação do mesmo. Pautado no PSI, os alunos serão orientados a fazer a escolha de um tema e delimitação do mesmo, se necessário, para descrever como fariam a programação de ensino do tema escolhido e sua aplicação em uma escola. Além de descrever as contingências de ensino programadas e o procedimento de aplicação, deverão especificar o público alvo, o número de alunos, o nível (Médio ou superior), a disciplina, os passos a serem programados, a forma e o número de provas por passo, o levantamento das atividades preferidas pelos alunos e as atividades a serem utilizadas como incentivo para o engajamento nas atividades de estudo e de realização das provas. Deverão ainda, relatar a forma de análise do desempenho dos alunos (erros e acertos) e como reprogramar o ensino com base nesta análise. O terceiro momento, das 11:00 às 12:00h, os trabalhos elaborados deverão ser apresentados pelas equipes.