Minicurso 6: Ensino e Aprendizagem de Crianças com Deficiência Auditiva/Surdez e o processo de inclusão escolar

Objetivo
: Refletir acerca de situações e/ou contextos em que podem ocorrer a eficiência do ensino e aprendizagem de alunos com surdez para a inclusão escolar.

Resumo da Proposta do Minicurso: O minicurso discorrerá que ao longo do período educativo do aluno com deficiência auditiva/surdez, o processo de ensino e aprendizagem, tem provocado inquietações aos pais, educadores e ao próprio aluno quanto à eficiência no desempenho escolar. Por outro lado, instituições como: família, escola e demais segmentos envolvidos na política educacional, têm buscado inciativas que assegurem o suporte bidirecional para a inclusão de aprendizagem desse aluno, e consequentemente, a inclusão social, numa perspectiva de uma educação inclusiva. O minicurso, pretende também refletir com criticidade: 1. A atual conjuntura brasileira quanto aos discursos e discussões acerca da inclusão no ensino e aprendizagem de alunos com deficiência auditiva/surdez, em sala de aula do ensino regular. 2. A formação continuada de professores e demais profissionais da educação. 3. As práticas pedagógicas docentes e LIBRAS. 4. Qualidade de vida de pais/cuidadores de alunos com deficiência auditiva/surdez. Para tanto, durante a realização do presente trabalho, a reflexão e a identificação de dificuldades e ou estratégias para que ocorra o ensino e a aprendizagem, deverão se constituir como elementos fundamentais para as discussões e entendimentos quanto ao que poderá estar interferindo na eficácia da aprendizagem. Serão considerados, também, como pontos relevantes no minicurso, sugestões de propostas que gerem: pesquisas acadêmicas; Plano de Ação para formação de professores; e, outros produtos que viabilizem aplicação das políticas educacionais destinadas a essa população, no processo de inclusão escolar.

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