Minicurso 2: Supervisão em Psicologia Escolar para a Educação Infantil e Ensino Fundamental

O objetivo deste minicurso é apresentar os pressupostos teóricos e procedimentos metodológicos que norteiam a proposta de supervisão de estágio supervisionado curricular em Psicologia Escolar desenvolvida pela proponente, no Curso de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba. Inicialmente pretende-se expor e discutir pressupostos da Teoria Histórico-Cultural do Desenvolvimento Humano formulados por L. S. Vigotski, além das contribuições de pesquisadores contemporâneos dos campos da Psicologia do Desenvolvimento, da Educação Infantil, e da Psicologia Escolar para subsidiar a proposição de ações ao longo das experiências de estágio. Em seguimento serão abordados e discutidos procedimentos, instrumentos e materiais produzidos para a atuação de estagiárias em contextos de Educação Básica. Destaca-se para essa exposição as proposições de Vigotski sobre a arte, a imaginação e a criação, em especial, o potencial de elementos estéticos e lúdicos para o trabalho docente na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Pretende-se ainda expor materiais produzidos a partir de demandas endereçadas às estagiárias no citado contexto bem como recursos planejados e construídos em parceria com as docentes evidenciando uma atuação focada em processos de ensino-aprendizagem e desenvolvimento. Reafirma-se no minicurso, a ideia de que a formação inicial e continuada bem como o envolvimento de graduandos e psicólogos em atividades de pesquisa e extensão na área são fundamentais para uma atuação consciente e crítica de psicólogas(os) escolares.  

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