Martha Mesquita da Rocha

Deputada Estadual do Estado do Rio de Janeiro

Especialização em Direitos Humanos na Universidade Cândido Mendes, também, no Curso Superior de Polícia ministrado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Pós-graduada em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Estácio de Sá, como também em Administração Pública pela UERJ e pela Escola de Políticas Públicas e de Governo da UFRJ. Ex-delegada da Polícia Civil.

Luciene Alcinda de Medeiros

Professora Adjunta do Departamento de Serviço Social da PUC/RJ

Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Faculdade de Filosofia Ciência e Letras de Duque de Caxias (1993), mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2012). Desde 2004 é professora adjunta do Departamento de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde coordena os cursos de Pós Graduação Lato Sensu (Especialização) em Políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher e em Atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica. Professora docente da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Publicou o livro "Em briga de marido e mulher o Estado deve meter a colher: políticas públicas de enfrentamento à violência doméstica. Em uma perspectiva interdisciplinar, sua experiência se concentra, sobretudo, na área de Serviço Social e História, com ênfase no âmbito das políticas públicas de gênero, atuando principalmente nos seguintes temas: movimento feminista, movimentos de mulheres, gênero, políticas públicas, violência de gênero, violência doméstica contra a mulher. Participou de diversos congressos na área de História, apresentando trabalhos acadêmicos com foco na área de políticas públicas voltadas para o enfrentamento da violência doméstica contra a mulher perpetrada pelo parceiro íntimo.

Fernanda Medeiros Lisboa Xavier

Ordem dos Advogados do Brasil

Advogada. Vice-presidente da 37ª Subseção da OAB de Santo Antônio de Pádua, Presidente da Comissão da Mulher Advogada de Pádua e Membra do Movimento das Mulheres Advogadas

Cláudia Moraes

Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro

Major da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). Graduada em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestra em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pós-graduada em Segurança Pública pela Universidade Cândido Mendes. Desde 2012 é Coordenadora dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro. Coordenadora dos Conselhos Comunitários de Segurança (CCS) do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP).

Fabio Alves Gomes de Oliveira

Professor Adjunto de Filosofia da Educação junto ao Departamento de Ciências Humanas da Universidade

Professor Adjunto de Filosofia da Educação junto ao Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal Fluminense; membro permanente do Programa de Pós-Graduacao em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS) da Universidade Federal Fluminense, atuando na linha de pesquisa Bioética e Ética Aplicada; e colaborador externo do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando na linha de pesquisa de Filosofia Prática e Gênero, Raça e Cultura. Possui doutorado em Filosofia pela UFRJ (período como pesquisador visitante no Center for Moral, Social and Political Theory da Australian National University - ANU), mestrado em Filosofia e graduações em Administração e Filosofia. Seus temas de interesse e pesquisa giram em torno do debate da Filosofia Política, Educação, Bioética e Ética Aplicada. Coordena o Laboratório de Ética Ambiental (LEA). Enquanto pesquisador integra o Intersectional Research Collective (Gender and Sexuality) do Institute for Critical Animal Studies (ICAS); o Antígona: Laboratório de Filosofia e Gênero (UFRJ); o Núcleo de Ética Aplicada (NEA) da UFRJ, DEGENERA: Núcleo de Pesquisa e Desconstrução de Gêneros da UERJ. É coordenador do Projeto de Extensão Cinema em Cores: Diversidade na Tela; e colaborador do Curso de Extensão Justiça Social e Direitos Básicos: por uma perspectiva mais inclusiva.

Jimena de Garay Hernández

UERJ - Brasil

Doutoranda em Psicologia Social (UERJ), com bolsa FAPÈRJ nota 10. Mestra em Psicologia Social -Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui graduação em Psicologia - Universidad Nacional Autonoma de Mexico (2009). Tem experiência na área de Psicologia social, atuando principalmente nos seguintes temas: sociedade, gênero, sexualidade, educação, infância, juventude, feminismo, homoparentalidade e privação de liberdade. Tem colaborado com diversas organizações do movimento feminista e LGBT.

Fabiano Abreu

Superintendente de Políticas LGBT do Estado do Rio de Janeiro

Superintendente de Políticas LGBT do Estado do Rio de Janeiro, Membro do Conselho Estadual dos Direitos da população LGBT do RJ.

Marcelle Cristiane Esteves

Fórum Estadual de Mulheres Negras

Possui graduação em SERVIÇO SOCIAL pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). É graduanda de Psicologia na Universidade Estácio de Sá (2014). Atualmente é Diretora e coordenadora de projetos do GRUPO ARCO-ÍRIS DE CIDADANIA LGBT, atuando principalmente na área de direitos humanos coordenando projetos de qualificação continuada com docentes, profissionais da saúde, gestores públicos e ativistas dos movimentos sociais LGBT, Mulher e Aids. Dentre os temas de interesse e pesquisa estão: 1. direitos humanos, cidadania e sexualidade 2. promoção da cidadania e prevenção às DST/HIV/AIDS, 3. Movimentos Sociais, 4. Políticas públicas de promoção à cidadania e saúde 5. Feminismos e Lesbianidade, 6. Práticas sexuais.

Cristhiane Malungo

Assessora da Subsecretaria de Políticas para Mulheres do Município do Rio de Janeiro

Assessora da Subsecretaria de Políticas para Mulheres do Município do Rio de Janeiro

Luciana Moreira

ITA Mulher Itaperuna

Possui formação técnica em Administração de Empresas com ênfase em Gestão de Projetos, graduanda em Marketing pela Universidade Braz Cubas. Iniciou sua militância em Direitos Humanos em 1999 quando presidiu a Associação Sul Americana dos Direitos da Família, "Ong Mulher Melhor" (2000 à 2008). Neste período desenvolveu e executou diversos projetos voltados para a inserção das mulheres no mercado de trabalho, controle de natalidade, prevenção de DST's, entre outros.  No ano de 2010 foi convidada para compor a equipe da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos de Nilópolis-RJ como Assessora Técnica para dar suporte a Superintendência dos Direitos da Mulher. Esteve como Superintendente dos Direitos da Mulher e Coordenadora da Casa da Mulher Nilopolitana que atende mulheres em situação de violência doméstica (2013 à 2016), nesse período foi membro do Fórum Estadual de Gestoras Municipais de Políticas para as Mulheres e da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher da Baixada Fluminense, além de Presidir o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Nilópolis. No ano de 2014 conquistou através de uma articulação e ação conjunta entre a Superintendência dos Direitos da Mulher, CMDM e Delegacia local a implantação de um NUAM (Núcleo de Atendimento a Mulher) institucionalizado nas dependências da 57ª DP. Outra conquista importante para as mulheres nilopolitanas foi o recebimento de uma van zero Km doada pelo RIOSOLIDÁRIO Obra Social do Estado do Rio de Janeiro através do projeto "Fuxiqueiras pela Lei Maria da Penha".  Em sua gestão como Superintendente dos Direitos da Mulher em Nilópolis implementou diversos projetos: Mulher, Ação e Cidadania; Papo Só Delas; Chá com Mulheres; Laboratório de Imagem e Som Vivências Femininas em parceria com o IFRJ campus Realengo. Criou em parceria com a Superintendência dos Conselhos Municipais o FOMPMULHER – Fórum Misto de Políticas Públicas para Mulheres. Em junho de 2015 recebeu na Câmara Municipal do Rio de Janeiro uma Moção de Congratulações e Aplausos pela contribuição e interferência na sociedade como "MULHER EXTRAORDINÁRIA". Desde 2017 atua como Superintendente de Políticas para Mulheres do ITA Mulher (Itaperuna/RJ).

Sandra Maria Pinheiro Ornelas

Delegada da Polícia Civil e Diretora Geral da Polícia Técnica Científica do RJ

Delegada da Polícia Civil e Diretora Geral da Polícia Técnica Científica do RJ. Graduada em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 1986, lecionou na rede pública estadual e municipal do Rio de Janeiro. Em 1997, graduou-se em Direito, também pela UFF, (Campus avançado de Nova Iguaçu).

Flávia Nascimento

Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Mulher

Defensora Titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Alcântara.

Ivanir dos Santos

Membro da Coordenação Nacional de Entidades Negras – Conen

Prof°. Babalawô Ivanir dos Santos, Bacharel em Pedagogia e Supervisão Escolar pela Faculdade Integrada Anglo-Americana/ Notre Dame; Doutorando em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/UFRJ); Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), do Laboratório de História das Experiências Religiosas (LHER-UFRJ) e Laboratório de Estudos de História Atlântica das sociedades coloniais pós coloniais (LEHA-UFRJ); Coordenador da Coordenadoria de Religiões Tradicionais Africanas, Afro-brasileiras, Racismo e Intolerância Religiosa (ERARIR/LHER/UFRJ); Conselheiro Estratégico do Centro de Articulações de População Marginalizada (CEAP); Interlocutor da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR); Conselheiro Consultivo do Cais do Valongo; Vice-presidente da América Latina no Conselho Internacional African traditional religious organizations, the Ancient Religion Societies of African Descendants International Council (ARSADIC), Nigéria. Tem experiência nas seguintes áreas: Educação Étnico-racial e questões africanas; Direitos Humanos e Cidadania; Relações Internacionais; Religiões tradicionais da África Ocidental e Afro-brasileiras  

Cristiane Lamarão

Subsecretária de Políticas para Mulheres do Estado do Rio de Janeiro.

Cristiane Lamarão - Subsecretária de Políticas para Mulheres do Estado do Rio de Janeiro.

Ana Paula da Silva

INFES/UFF

Doutora em Antropologia Cultural pelo o Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ, (PPGSA/IFCS/UFRJ), onde, defendeu tese que foi publicada em livro em 2014 pela Editora EDUFF, intitulada "Pelé e ocomplexo de vira-latas: discursos sobre raça e modernidade no Brasil". Tem mestrado em Sociologia e Antropologia no PPGSA/IFCS/UFRJ, com o título "Menino do Rio: cenários do negro na propaganda" defendida em 2000. Possui graduação (IFCS/UFRJ) e licenciatura em Ciências Sociais (Faculdade de Educação/UFRJ). É pós- doutora pela a Universidade de São Paulo (USP) e trabalhou sob a supervisão da Profa. Dra. Laura Moutinho onde desenvolveu a pesquisa, com apoio da FAPESP, intitulada "O que a brasileira tem?: estudo sobre "cor" e sexualidade entre mulheres brasileiras e homens estrangeiros". Foi integrante do grupo de pesquisa: Núcleo de Estudos sobre Marcadores Sociais da Diferença (NUMAS). Foi integrante do grupo de pesquisa: Núcleo de Estudos sobre marcados sociais da diferença (NUMAS) da USP. Atuou como professora visitante da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Instituto Federal de Ensino Superior (INFES), onde é lotada no Departamento do PCH. Atua nos campos de ensino, pesquisa e extensão na Licenciatura Interdisciplinar da Educação do Campo. É professora colaboradora do Mestrado Interinstitucional (MINTER) em Antropologia Social, uma parceria realizada entre o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAS/MN/UFRJ) Participa de pesquisas nas áreas de relações raciais, gênero, sexualidades trabalhando com as temáticas sobre o turismo sexual, prostituição e tráfico internacional de pessoas em conjunto com o antropólogo e professor da UFRJ, Thaddeus Gregory Blanchette. É pesquisadora do LeMetro/UFRJ e integra o projeto de extensão "Observatório da Prostituição" (OP). Atualmente faz parte do Comitê de Gênero e Sexualidade da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e também é Presidenta do Coletivo Davida.