Palestrantes
Conheça nossos palestrantes
Prof. Dr. Alexsandro Claudio S. Almeida
CECA/UFAL
Alexsandro Claudio S. Almeida
Ma. Dayane Farias Lima
UFRPE
Engenheira Agrônoma formada pela Universidade Federal de Alagoas. Com trabalhos desenvolvidos na área de Manejo de Irrigação (Coeficiente de cultivo (Kc), função de produção e salinidade de culturas hortícolas) na Região Agreste de Alagoas. Atualmente mestranda em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Prof. Dr. Gilson Moura Filho
CECA/UFAL
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Paraíba(1986), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa(1989), doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa(1997) e curso-tecnico-profissionalizantepela Escola Agrotécnica Federal de São Cristovão(1981). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Alagoas, Membro de corpo editorial da Ciência Agrícola, Revisor de periódico da Revista Brasileira de Ciência do Solo (0100-0683), Revisor de periódico da Ciência Agrícola e Membro de corpo editorial da Engenharia na Agricultura (1414-3984). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Ciência do Solo.
Prof. Dr. José Ramon Barros Cantalice
UFRPE
Hoje Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da UFRPE, tem Pós-doutorado na TEXAS A&M UNIVERSITY em College Station, Texas (USA) com APOIO DA CAPES -BOLSA DE PÓS-DOUTORADO, e trabalha em parcerias internacionais com modelagem em hidrossedimentologia e hidrologia de bacias hidrograficas. Doutor em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Mestre em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1991). Graduação em Engenharia agronômica pela Universidade Federal da Paraíba (1986). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência nas áreas de engenharia Agronômica,Engenharia Ambiental e Engenharia Agrícola, com ênfase em Manejo e Conservação do Solo e da Água e Engenharia de Conservação do Solo e Água em bacias hidrográficas, atuando principalmente nos seguintes temas: Mecânica da erosão, transporte de sedimentos, erosão em entressulcos e em sulcos, dimensionamento ciliar, qualidade do solo, bacias hidrográficas do semiárido, produção de sedimentos, e relações de hidrologia e vegetação da Caatinga. É orientador de Doutorado e mestrado dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPEAMB) e Produção Agrícola (PGPA) da UFRPE com media de 2,1 titulados (alunos de pós) por ano, tendo sido 10 Doutores, 17 Mestres e 6 de Pós-Doutores. Consegue trabalhar com fomento do CNPq, CAPES e FACEPE.
Prof. Dr. José Gomes Chaves
UFAL
Possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas (1984), mestrado e o doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Área de Concentração: Energia na Agricultura, Campus de Botucatu/SP (1996). Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal de Alagoas; é coordenador de projeto de pesquisa e extensão no semiárido alagoano com cultura oleaginosa (girassol) como alternativa inovadora para a socioeconomia da região e inclusão social em parceria com a Prefeitura municipal de São José da Tapera-AL; é Líder do Grupo de Pesquisa Climatologia Agrossocial da UFAL; Pós-Doc - FCA/UNESP, Campus Botucatu-SP, Área de Energia na Agricultura, relatório final em submissão. Atualmente aplica a proposta do PD, cultivo de oleaginosa (girassol) para processamento de grãos de girassol (matéria prima), produzido na região semiárida, cujo objetivo final é transformá-los em subprodutos agroindustriais como o biocombustível e seus derivados (tortas, farelo, entre outros). Tem experiência na área de Agroclimatologia e Climatologia de Ecossistemas; produção de culturas agrícolas e para fins agroindustrial no semiárido alagoano, objetivando o desenvolvimento de atividades agrícolas que contribuam para o melhoramento da renda em pequenas comunidades do semiárido alagoano. Atualmente desenvolve projeto agrossocial com objetivo de inclusão social, em parceria interinstitucional com a prefeitura municipal de São José da Tapera, fomentadora do citado projeto desde agosto/2017. O respectivo projeto analisa a produtividade de cultura inovadora de ciclo vegetativo curto para fins agrocomerciais.
Prof. Dr. Julio César Azevedo Nobrega
UFRB
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (1996), mestrado em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Lavras (1999) e doutorado em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Lavras (2005). Atualmente é professor Associado III da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Entre novembro de 2005 e junho de 2014 foi professor da UFPI, onde foi Coordenador do projeto de criação do Programa de Pós-graduação em Agronomia - Mestrado em Solos e Nutrição de Plantas da UFPI e Coordenador do Curso pelo período 11/2008 à 11/2012; líder do grupo de pesquisa - Solos, Produção Vegetal e Qualidade Ambiental na Região dos Cerrados; e Coordenador do Centro de Análises de Solo, Água, Plantas e Corretivos do CPCE/UFPI. Atualmente é docente permanente dos Programas de Pós-graduação em Agronomia - Mestrado em Solos e Nutrição de Plantas da UFPI e Mestrado em Solos e Qualidade de Ecossistemas da UFRB e do curso de graduação em Agronomia da UFRB. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Pedologia; Física, Manejo e Conservação do Solo e da Água; Fertilidade e Poluição do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: atributos físico, químico e biológico indicadores da qualidade do solo; manejo da fertilidade; poluição do solo por resíduos de pesticidas e planejamento conservacionista visando a recuperação de áreas degradadas.
Prof. Dr. Samuel Silva
IFAL/Campus Piranhas
Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Alagoas, Mestre e Doutorando em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande, na área de Irrigação e Drenagem. Também é Técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Satuba. Atualmente é professor do Instituto Federal de Alagoas/Campus Piranhas, ministrando a disciplina de Agrometeorologia e Climatologia no curso de Eng. Agronômica e as disciplinas de Agroenergia e Irrigação e Drenagem no curso Técnico em Agroecologia. Atua na linha de pesquisa Manejo de Recursos Naturais e trabalha com controle de qualidade e avaliação de sistemas de irrigação, manejo e planejamento de culturas anuais irrigadas como milho e feijão.
Ma. Sirleide Maria de Menezes
UFRPE
Engenheira Agrônoma formada pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2016). Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Doutoranda em Engenharia Agrícola também pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Atuando na linha de pesquisa de Manejo Integrado de Água e Solo com ênfase para os temas: Nutrição Mineral de Plantas, Adubação, Fertirrigação e Manejo de Irrigação. Com experiência nos temas: Manejo de Água para Irrigação, Lisimetria de Drenagem, Consumo Hídrico de Culturas Hortícolas, Utilização e Calibração de Modelos de Estimativa da Evapotranspiração de Referência (ETo).
Prof. Dr. Cicero Gomes dos Santos
UFAL
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Alagoas (2002) e mestrado em Manejo de Solo e Água pela Universidade Federal da Paraíba (2004), Doutorado em Agronomia (Ciência do Solo), em 2013 . É professor de Solos, atuando na área de Manejo e Conservação de Solo e da Água no Curso de Agronomia do Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo e Conservação do Solo.
Prof. Dr. Márcio Aurélio Lins dos Santos
UFAL
Engenheiro Agrônomo pelo Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas - CECA/UFAL (1994-1999), Mestre em Agronomia - área de concentração em Irrigação e Drenagem pelo Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal do Ceará - DEAg/UFC (2000-2002), Doutor em Agronomia - área de concentração em Irrigação e Drenagem pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo - ESALQ/USP (2002-2005) e Pós-Doutor em Recursos Hídricos pelo Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos da Universidade Federal de Sergipe - PRORH/UFS (2017-2018). Professor Associado do Campus de Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), nos Cursos de Graduação em Agronomia e Zootecnia e de Pós-Graduação em Agricultura e Ambiente da UFAL (PPGAA/UFAL). Tem Experiência na Área de Irrigação e Drenagem, atuando principalmente nos seguintes temas: 1) Irrigação e Drenagem; 2) Manejo de Água para Irrigação: 2.1. Lisimetria de Drenagem e de Pesagem; 2.2. Evapotranspiração da Cultura (ETc); 2.3. Função de Produção na Agropecuária; 3) Fertirrigação; 4) Planejamento de Irrigação: 4.1. Programação Linear Aplicada na Irrigação; 4.2. Análise de Decisão Aplicada a Irrigação; 4.3. Gestão dos Recursos Hídricos; 5) Irrigação da Cultura da Cana-de-Açúcar; 6) Irrigação para Culturas Hortícolas e Frutíferas; 7) Sistemas de Irrigação: 7.1. Aspersão; 7.2. Microaspersão; 7.3. Gotejamento; 8) Alternativas de Irrigação para Agricultura Familiar.
Prof. Dr. Valdevan Rosendo dos Santos
UFAL
Engenheiro Agrônomo em 2002 e mestre em Agronomia (Produção Vegetal) em 2006 pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Doutor em Solos e Nutrição de Plantas em 2017 pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" / ESALQ / USP. Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo e Adubação.
Dr. Leonardo Correia Costa
Conterrânea Consultoria Agropecuária LTDA
Leonardo Correia Costa
Denúncia enviada com sucesso!
Denunciar este evento
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.