O período de submissão já está encerrado

Dados do trabalho

08/10/2020 até 26/03/2021

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS

1) O envio do resumo representa um compromisso do(s) autor(es) em apresentar o trabalho, se aceito, durante o Simpósio. Na eventual ausência do primeiro autor do trabalho que deverá ser o apresentador, um dos co-autores se responsabilizará pela apresentação.

IMPORTANTE: Não devem ser enviados mais de um resumo baseado em um mesmo trabalho de investigação. A 'pulverização' de resultados em diferentes resumos, com primeiros autores diferentes, não será aceita. A Comissão Científica estará trabalhando com rigor nas avaliações, garantindo o controle do número e qualidade dos resumos a serem aprovados para apresentação.

 

2) O resumo deverá ser submetido via plataforma doity no endereço: https://doity.com.br/sbv2020/trabalhos

O corpo do resumo é limitado a 300 palavras (texto em inglês - sem contar com título, autores, afiliações, apoio financeiro e palavras-chave) e deve contemplar:

  • Introdução (indicar a fundamentação, o objetivo da pesquisa e a hipótese que foi testada);
  • Métodos (incluir desenho do estudo, análise estatística, número de aprovação do comitê de ética obrigatório);
  • Resultados (apresentar os resultados da maneira mais clara e detalhada possível; por favor, incluir os resultados numéricos e a unidade de medida e comparações estatísticas apropriadas);
  • Conclusão (resumir e explicar o significado de suas descobertas / resultados do estudo / ou implicações futuras dos resultados).

Resumos submetidos com múltiplos erros ortográficos e gramaticais serão sumariamente rejeitados. 

 

3) Todos os resumos serão analisados pela Comissão Científica do V Simpósio de Biologia Vascular e poderão ou não ser aprovados. Os resumos aprovados podem ser selecionados para apresentação oral ou para serem apresentados como vídeo-pôsteres. Trabalhos indicados pelo autor para apresentação oral e não selecionados pela comissão organizadora para esta modalidade poderão serão direcionados para apresentação como vídeo-pôster.

 

4) Formato de elaboração do resumo:

  • Programa: Word
  • Margens: superior e esquerda 3 cm, inferior e direita 2 cm
  • Fonte: Arial 12, estilo normal, espaço simples e sem parágrafo.
  • Título: Colocar em maiúsculas a primeira letra de cada palavra, em negrito e centralizado. 
  • Autor(es): Os nomes deverão estar centralizados, apenas a primeira letra maiúscula, começando pelo último sobrenome seguido das iniciais e separados por ponto e vírgula (exemplo: Santos, AB; Ventura, S.). A ordem dos autores deve ser iniciada pelo autor principal e encerrada pelo autor sênior (PI/orientador). O nome do apresentador deve estar sublinhado e cada nome deverá conter a numeração sobrescrita em relação à Instituição a que pertencente.
  • Instituição: instituição com numeração sobrescrita em cada nome.
  • Texto em parágrafo único
  • Apoio financeiro e palavras-chave (3): abaixo do resumo.
  • Estudantes de iniciação científica ou de pós-graduação devem ser identificados no resumo com um ou dois asteriscos, respectivamente.
  • Quando os experimentos envolverem animais, adicionar o código da aprovação (protocolo/ processo/ número) do comitê de ética em experimentação animal no campo de material e métodos do resumo. Para estudos realizados com humanos, os resumos devem ter sido aprovados pelo Comitê de Ética da Instituição e o CAAE deverá ser indicado.
  • No caso de trabalhos com seres humanos, informações relevantes como idade e sexo devem ser citadas.
  • No caso do uso de animais de laboratório, devem ser identificados a espécie, a idade, o peso e o sexo.
  • Os resultados quantitativos não serão aceitos sem os valores numéricos (e.g.: número de amostras, média e erro padrão; porcentagem do controle, etc...).
  • Resumos que não atendam às especificações recomendadas não serão aceitos.

 

5) Modelo de resumo a ser submetido 

Os resumos deverão ser confeccionados e submetidos utilizando o template oficial do evento disponível para download no link abaixo.

Template de resumos

 

6) Módulos Temáticos para resumos e vídeo-pôsteres:

No processo de submissão, o interessado deverá indicar uma das áreas indicadas abaixo. Esta informação é obrigatória.

I. Estresse oxidativo

II. Disfunção endotelial

III. Produtos Naturais

IV. Inflamação e Doenças Vasculares

V. Sinalização Celular

VI. Tecido adiposo perivascular

VII. Sistema endócrino e doenças vasculares

VIII. Revisão sistemática e metanálise em biologia vascular

IX. Educação em saúde e doenças vasculares

X. COVID-19 e complicações vasculares

 

APRESENTAÇÕES

Os trabalhos aprovados serão apresentados na forma de apresentação oral (até 10 minutos) ou vídeo-poster (até 5 minutos). Autores que assinalarem a opção de apresentação oral terão seus trabalhos avaliados pela comissão científica do Simpósio e poderão ou não ser selecionados para esta modalidade. Trabalhos aprovados indicados para apresentação oral e não selecionados pela comissão organizadora  para esta modalidade poderão serão direcionados para apresentação como vídeo-pôster.

Em ambos os casos, os vídeos com as apresentações deverão ser enviados de acordo com as orientações e prazos informados pela comissão organizadora após o período de avaliação dos resumos submetidos e deverão utilizar o template disponibilizado para elaboração das apresentações. 

NORMAS PARA A CONFECÇÃO DOS VÍDEO-PÔSTERES

1) Todos os vídeos enviados deverão estar no formato mp4.

2) Os vídeo-pôsteres devem conter: 

  • introdução (1 slide)
  • objetivo/hipótese (1 slide)
  • metodologia (1 slide): obrigatório colocar o número CEUA ou CAAE
  • resultados: São a prioridade da apresentação. Não há limite de slides e deve-se evitar a inclusão de muitos dados da literatura)
  • conclusão (1 slide): concluir com base nos resultados apresentados
  • TODOS OS TEXTOS DOS SLIDES UTILIZADOS PARA A CONFECÇÃO DOS SLIDES E GRÁFICOS DEVERÃO ESTAR EM INGLÊS.

3) O tempo máximo de cada vídeo-pôster será de até 5 minutos. AS APRESENTAÇÕES DOS VIDEO-PÔSTERES PODERÃO SER REALIZADAS EM PORTUGUÊS OU INGLÊS.

4) A arguição dos vídeo-pôsteres será realizada por profissionais da área e ocorrerá de forma síncrona (ao vivo) em salas de conferências disponibilizadas pela organização. Fique atento ao horário, data e sala de sua apresentação. A presença do apresentador do vídeo-pôster é obrigatória para a certificação. 

5) O template para a preparação dos slides dos vídeo-posteres poderá ser acessado pelo link abaixo para download.

 

Faça o download doTemplate de slides para vídeo-pôsteres (favor não editar o arquivo)

Assista a orientações importantes para a confecção do seu video-pôster*: clique aqui

*As regras de estruturação dos vídeo-pôsteres não se aplicam exclusivamente à apresentação de projetos, resguardado o limite de tempo máximo de apresentação de 5 minutos. 

Atenção: O prazo para envio dos vídeo-pôsteres para a comissão científica foi prorrogado para 07/02/2020. Os vídeos deverão ser enviados juntamente com uma foto do apresentador para o email sbv2021on@gmail.com

 

6) Normas para a formatação da apresentação: 

  • Fonte Arial ou Calibre, tamanho 30 para título do trabalho; tamanho 15-18 para subtítulo e 16 para textos. 
  • A capa da apresentação deve conter o título do trabalho, nome(s) do autor(es), do orientador e símbolo da instituição. 
  • O último slide deve conter o e-mail do apresentador, menção à agência de fomento e órgãos de pesquisa. 
  • Toda imagem presente na apresentação deve ser titulada, legendada e referenciada.

Diversas ferramentas gratuitas estão disponíveis para a gravação de slides. Acesse abaixo alguns tutoriais para estes recursos. 

Como gravar slides utilizando o powerpoint

Como gravar slides utilizando o OBS stúdio

 

NORMAS PARA A ORGANIZAÇÃO DAS APRESENTAÇÕES ORAIS

1) Os trabalhos serão apresentados de forma síncrona, de acordo com a programação elaborada pela comissão científica. As orientações para a transmissão serão enviadas oportunamente*. Entretanto, um vídeo com a apresentação deverá ser enviado no formato mp4 à Comissão organizadora em data estipulada por esta, quando dos convites para as apresentações orais. 

*TODOS OS TEXTOS DOS SLIDES UTILIZADOS PARA A CONFECÇÃO DOS SLIDES DAS APRESENTAÇÕES ORAIS E GRÁFICOS DEVERÃO ESTAR EM INGLÊS.

*AS APRESENTAÇÕES ORAIS PODERÃO SER REALIZADAS EM PORTUGUÊS OU INGLÊS.

2) As apresentações orais devem conter:

  • introdução
  • objetivo/hipótese
  • metodologia (sendo obrigatório colocar o número do comitê de ética em animais e humanos),
  • resultados 
  • conclusão. 

Não há limite de slides, mas o tempo máximo para cada apresentação oral será de 10 minutos.

3) A arguição será feita de maneira síncrona após as apresentações e terão a duração aproximada de 5 minutos.

4) O modelo para a preparação dos slides poderá ser acessado pelo link abaixo:

 

template para apresentações orais  (favor não editar o arquivo)

Assista a orientações importantes para a elaboração de sua apresentação oral: clique aqui

Atenção: As apresentações orais, juntamente com uma foto do apresentador, deverão ser enviados à comissão científica atravé do email sbv2021on@gmail.com até 17/02/2020.

 

5) Normas para a formatação da apresentação: 

  • Fonte Arial ou Calibre, tamanho 30 para título do trabalho; tamanho 15-18 para subtítulo e 16 para textos. 
  • A capa da apresentação deve conter o título do trabalho, nome(s) do autor(es), do orientador e símbolo da instituição. 
  • O último slide deve conter o e-mail do apresentador, menção à agência de fomento e órgãos de pesquisa. 
  • Toda imagem presente na apresentação deve ser titulada, legendada e referenciada.

 

PREMIAÇÕES

Serão concedidos certificados de menção honrosa aos trabalhos apresentados que se destacarem em cada uma das áreas temáticas (6 para apresentações orais e 10 para vídeo-pôsteres).

 

CERTIFICADOS

Será emitido apenas um (01) certificado no nome do autor-apresentador, constando os nomes de todos os demais autores e o título do trabalho. 

Todos os certificados serão enviados de acordo com o nome informado e e-mail fornecido no momento da inscrição. O prazo para recebimento será de até 30 dias após a finalização do evento.