Muito se questiona sobre a escola do futuro e sobre os desafios da Educação 4.0, a qual o modelo de educação é continuada, centrada no aluno, o aluno aprende fazendo, se faz uso de metodologias ativas, visa o desenvolvimento de competências e habilidades, utiliza de tecnologias, etc. Para tal, algumas instituições de ensino já estão incorporando novas estratégias, como o uso de videoaulas em Ambiente Interativo de Aprendizagem (AIA). O que permite a quebra da barreira do espaço e tempo, permitindo que o aluno aprenda no seu tempo e de qualquer lugar. Mas, por mais inovador que pareça, e por melhor que seja a narrativa do(a) professor(a) na videoaula, ainda temos que lidar com videoaulas expositivas tão tradicionais quanto as aulas presenciais. Além disso são lineares, impessoais e não permitem a validação do entendimento do aluno durante o processo de ensino-aprendizagem, em sua maioria.

Permita-me apresentar um modelo de videoaula diferente, um modelo baseado em jogos casuais. Uma mídia interativa gamificada que estabelece um diálogo com o aluno e o conduz através de um caminho adaptativo de aprendizagem, com atividades interativas e estratégias de jogos como objetivos, regras, pontuação, recompensas, feedbacks instantâneos e níveis.

Palestrante: Alyana Canindé Macedo de Barros

Docente do Curso Superior de Jogos Digitais (UnP), com as disciplinas "Game Art", "Storyboard e Linguagem Audiovisual" e "Animação de Jogos", e disciplinas de outros cursos como "Semiótica e Percepção Visual", "Tecnologia na Educação" e "Teoria de Sistemas de Informação"; Mestranda em Inovação em Tecnologias Educacionais (UFRN-IMD); Pós graduada em Animação (SENAC-SP); Formada em Tecnologia em Análise de Sistemas (IFSP); Técnica em Computação Gráfica (Alpha Channel-SP); Graduação em Matemática Licenciatura (UFRN, incompleta).

Experiência de mercado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com ênfase em gerenciamento de projetos; análise de negócios; inovação e desenvolvimento de soluções tecnológicas; treinamentos de equipe; programação. Experiência em desenvolvimento de sistemas web interativos e produções audiovisuais.

Botão de inscrição

Compartilhe!