Diná Marques Pereira Araújo

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Bibliotecária, Conservadora-Restauradora (UFMG), Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (ECI-UFMG). Coordenadora técnica do Acervo de Livros Raros da UFMG. Membro do Programa UNESCO Memória do Mundo - Comitê brasileiro.

Fabiano Cataldo de Azevedo

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio/IFLA

Bibliotecário (UNIRIO). Mestre em Memória Social (UNIRIO). Doutorando em História Política na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor Adjunto 1 de História do Livro e das Bibliotecas e Políticas de Preservação de Acervos Bibliográficos na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Integra o comitê executivo do Rare Books and Special Collection Section da IFLA e é Membro do IFLA Cultural Heritage Programme Advisory Committee. Pesquisa sobre temas relacionados à história das bibliotecas, coleções especiais, acervos de memória e patrimônio bibliográfico. Pesquisador do grupo de pesquisa Gestão e Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia (MAST). Revisor da Revista da Sociedade Brasileira de História da Ciência. Participa como membro correspondente do Grupo de Estudos Interdisciplinares da Raridade Documental (Salvador, Bahia).

José Antonio Visintin

Superintendência de Prevenção e Proteção Universitária da Universidade de São Paulo

Professor Doutor Diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnica da USP (FMVZ) e Superintendente de Prevenção e Proteção Universitária da Universidade de São Paulo.

José Tavares da Silva Filho

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Bibliotecário/Documentalista especialista em livros raros, gerenciamento da preservação, acervos pessoais e memória social. Coordenador Técnico Biblioteca Pedro Calmon do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ.

Klaus Deodato Simões

Polícia Civil do Estado de São Paulo

Investigador de polícia da Unidade de lnteligência Policial do DECADE - Departamento de Capturas e Delegacias Especializadas, Polícia Civil do Estado de São Paulo.

Maria Claudia Santiago

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Especialista em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde e graduada em História (UERJ, 2004). Chefe da Seção de Obras Raras A. Overmeer da Biblioteca de Manguinhos / ICICT / FIOCRUZ. Participa dos grupos de trabalhos relativos à infraestrutura de acervos e gerenciamento de risco do patrimônio cultural da Fiocruz, com objetivo de promover estudo para publicação da política de preservação institucional e do plano de gerenciamento de risco. É coordenadora-adjunta de projeto de pesquisa para aquisição e tratamento de bibliotecas particulares e integra grupo de trabalho de política de formação e desenvolvimento de coleções da Biblioteca de Manguinhos.

Maria José da Silva Fernandes

Fundação Biblioteca Nacional

Bibliotecária, servidora de carreira da Fundação Biblioteca Nacional, onde atualmente é Coordenadora-Geral do Centro de Coleções e Serviços aos Leitores. Durante os anos de 1996 a 2011 esteve cedida à Universidade Federal Fluminense, onde coordenou o Centro de Memória Fluminense e participou como tutora  de cursos à distância para formação de Auxiliares em Biblioteca. Foi ainda professora do Curso de Biblioteconomia da UNIRIO e da Universidade Santa Úrsula, na década de 90.

Raphael Diego Greenhalgh

Universidade de Brasília

Bibliotecário Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB), responsável pelo Setor de Obras Raras da Biblioteca Central da UnB, atua principalmente nos temas obras raras, segurança contra roubo e furto, seleção de livros raros, biblioteca universitária, hábito de leitura e biblioteca escolar.

Rizio Bruno Sant'Ana

Biblioteca Mário de Andrade

Formado pela Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP). Bibliotecário da Seção de Obras Raras e Especiais da Biblioteca Mário de Andrade, da Prefeitura Municipal de São Paulo, desde 1989. Curador de Obras Raras da BMA desde 1994, tendo sido seu Diretor em 2001-2002. Foi professor de História do Livro e das Bibliotecas, no Curso de Preservação e Restauro organizado pelo SENAI/ABER, de 1997 a 2006, e participou de dois programas de atualização nos EUA, entre 1993-1994 e 2003-2004, pela American Library Association e pelo Getty Museum. Consultor no Projeto BNDES da Biblioteca Padre Vaz, da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte-MG, 2007-2008, e na catalogação de obras raras da Biblioteca do MASP, patrocinada pela Fundação Vitae, 2006-2007. Foi gerente de diversos projetos de conservação e digitalização de obras raras na Biblioteca Mário de Andrade, financiados pela FAPESP, Instituto Embratel 21 e Universidade de Harvard, nos anos 2000, 2004 e 2012.

Carlos Alberto de Moura Ribeiro Zeron (mediador)

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Professor Titular de História da Universidade de São Paulo, Diretor da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e Membro da Academia Ambrosiana (Milão, Itália). Foi professor visitante da École des Hautes Études en Sciences Sociales e da Universidad Internacional de Andalucía. É pesquisador do CNPq, tendo sido também pesquisador convidado do Musée du Quai Branly.

Lisely Salles de Carvalho Pinto (mediadora)

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/Grupo de Apoio à Preservação e Conservação SIBi/USP

Bibliotecária da FAUUSP desde 1982, iniciando as atividades no processamento técnico dos projetos originais de arquitetura e responsável pelas políticas e critérios de conservação preventiva desse acervo. Gerenciou projetos de preservação e conservação de desenhos de arquitetura e de acervo bibliográfico. Participou dos cursos sobre conservação preventiva, encadernação na conservação do Northeast Document Conservation Center, em Andover/ Massachussets, e do curso para Assistente em Conservação Preventiva pelo NUCLEM SENAI/ABER. É Membro do Grupo de Apoio à Preservação e Conservação dos Acervos Bibliográficos do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (SIBi/USP).