Profª. Drª. Arlete Maria Monte de Camargo

UFPA

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1977), mestrado em Educação Políticas Públicas pela Universidade Federal do Pará (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora Titular Aposentada da Universidade Federal do Pará, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha Formação de Professores, Trabalho Docente Teorias e Práticas Educacionais na condição de professora voluntária. Orientadora de mestrado e doutorado. Integra como líder os segui ntes grupos de pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior -GEPES/UFPA e o Grupo de Estudo e Pesquisa de Política Educacional, Formação e Trabalho Docente - GESTRADO/UFPA. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores e trabalho docente na educação básica; Currículo, formação e organização institucional e acadêmica da educação superior. Integra a Rede Universitas Br e é associada da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação -ANPED e Associação Nacional de Política e Administração em Educação - ANPAE

Prof. Dr. Robson dos Santos Bastos

SEDUC; ESMAC

É Licenciado plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (1999), Especialista em Pedagogia do Movimento Humano pela UEPA (2001), Mestre em Educação pelo PPGED/UEPA (2013) e Doutor em educação no PPGED/UFPA (2019). Docente da Faculdade de Educação Física da Escola Superior Madre Celeste (ESMAC), do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) e da rede Estadual de Ensino do Estado do Pará (SEDUC). Desenvolve estudos relacionados a Internacionalização da Educação Superior, Política de Formação de Professores, Trabalho Docente e Organização do Trabalh o Pedagógico. É Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Formação e Trabalho Docente (Gestrado/UFPA) e também da Linha de Estudo e Pesquisa em Educação Física & Esporte e Lazer (LEPEL/UFPA) onde coordena a Linha de Formação de Professores.

Profª. Drª. Olgaíses Cabral Maués

UFPA

Professora Titular da Universidade Federal do Pará. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará , com mestrado em Educação pela Universidade de Brasília e doutorado em Sciences de L'éducation - Université des Sciences et Technologies de Lille III , Lille, França. Fez pós-doutorado na Université Laval, Quebec, Canada em 2002 e UFMG em 2011. É professora Titular da Universidade Federal do Pará. Pesquisadora Produtividade do CNPq, Professora da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA.Ex Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA. Ex Coordenado ra do Fórum de Programas de Pós-Graduação do Norte, FORPRED Norte. Coordena Pesquisa, orienta em nível de graduação e pós-graduação. Trabalha com as seguintes disciplinas: Teorias da Educação; Políticas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas para a educação superior e educação básica, avaliação da educação, formação de professores, trabalho docente. Coordena na UFPA o Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Políticas Educacionais, Formação e Trabalho Docente. Coordenou o PPGED/UFPA de 2014 a 2015. É membro associado do Centre de Recherche Interuniversitaire sur la formation et la profession enseignante. (CRIFPE), pertencente à UNIVERSITÉ LAVAL- Quebec, Canadá. É associada às seguinte entidades acadêmico-científicas : -Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE); -Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED); Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC ); Associação Nacional de Políticas e Administração da Educação (ANPAE).

Profª. Drª. Sônia Regina dos Santos Teixeira

UFPA

Doutora em Psicologia. Professora Associada da Universidade Federal do Pará, atuando nos cursos de Pedagogia e Educação Física e no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED/UFPA, na linha de Formação de professores, trabalho docente, teorias e práticas educacionais. Pesquisadora do CNPQ e CAPES, atua na interface entre a Educação e a Psicologia, dedicando-se desde 1988 ao estudo da teoria histórico-cultural, especialmente ao sistema conceitual de Vigotski, visando extrair implicações teóricas e práticas para a educação, de um modo especial, para a formação de professores, trabalho docente e práticas pedagógicas nas áreas da Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Especial. Atualmente coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Teoria Histórico-Cultural e Educação - GEPEHC. Desenvolve o projeto de pesquisa "Formação de professores da Educação Básica: uma teoria para orientar as práticas". Tem experiência nas áreas de Educação e Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria histórico-cultural, formação de professores, educação infantil, educação especial, brinquedos e brincadeiras, educação musical na infância e infância e educação na Amazônia. Coordenou o Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil - PROINFANTIL - Convênio MEC/UFPA, nos estados do Pará e Amazonas. Atuou como consultora do MEC/SEB/COEDI nos estados do Pará, Amapá e Tocantins para elaboração de estudos que subsidiaram o Ministério da Educação na análise das propostas pedagógicas de educação infantil e na orientação da Base Comum Nacional. É consultora Ad Hoc do GT 07 - Educação de crianças de 0 a 6 anos da ANPED. 

Profª. Drª. Amélia Maria Araújo Mesquita

UFPA

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará, Mestre em Educação na Linha de Currículo e Formação de Professores e Doutora em Educação na Linha de Educação: Currículo, Epistemologia e História pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará. É Professora Adjunto III do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica (NEB) e atua no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB/NEB/UFPA) É vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Currículo e Formação de Professores na Perspectiva da Inclusão - INCLUDERE, e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Infâncias e Educação - INFANCE. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, práticas curriculares, inclusão de alunos com deficiência na escola básica e didática.

Prof. Dr. Jadson Fernando Garcia Gonçalves

UFPA

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2000) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Pará (2005). Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Pará (2013). Atualmente é professor Adjunto - Campus Universitário de Abaetetuba - UFPA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Estudos Foucaultianos e Educação (Disciplina, violência e Educação; Práticas discursivas e modos de subjetivação; Sexualidade e Educação), atuando também nos seguintes temas: Política Cultural e Educação; História Cultural e Educação; Filosofia da Diferença e Educação; Estudos do Corpo e Educação; Escrituras de Vida e Formação; Currículo e Formação de Professores.

Profª. Drª. Elizabeth Orofino Lúcio

UFPA

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras, Hab.: Port/Lit pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), mestrado(2010) e doutorado(2016) em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro . Em 2014, realizou como bolsista da Capes/PSDE, estudos de Doutorado Sanduíche no Exterior no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal do Pará, atua no Instituto de Educação Matemática e Científica na Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens. Durante 22 anos foi professor docente II e I Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Atuou como professora substituta na UFRJ no curso de Pedagogia na disciplina Didática, bolsista do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e conteudista de língua portuguesa da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, supervisora do MEC no PNAIC e formadora do Pró-letramento, Olimpíadas de Língua portuguesa e do Programa Mídias na Educação. É professora colaboradora da especialização CESPEB-Alfabetização Universidade Federal do Rio de Janeiro, pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro LEDUC-UFRJ. Coordena o Laboratório Sertão das Águas: alfabetização,leitura, escrita, literatura, formação e trabalho docente e o Fórum de Alfabetização, leitura e escrita Flor do Grão Pará. Integra a Rede de Formação Docente: Narrativas e Experiências (Rede Formad/UNIRIO/Brasil) .Tem experiência na área de Educação, com ênfase em alfabetização, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial e continuada de professores, didática da formação, alfabetização, leitura , escrita, literatura infanto-juvenil e política pública.