A Comissão Científica da Semana de Enfermagem do Hospiral da Criança e I Mostra de
Iniciação Científica de Enfermagem, torna público o presente Edital de Nº 01/2024, que dispõe
sobre a seleção de trabalhos científicos para apresentação na Semana supracitada, que ocorrerá no
período de 14 a 17 de maio de 2024, no Hospital da Criança –, Alemanha, São Luís – Maranhão.

 

1. DA SUBMISSÃO
1. O prazo para submissão de trabalhos se encerra às 23:59h do dia 06 de maio de 2024.
2. O autor e todos os coautores receberão o parecer com a avaliação final do trabalho (“aceito”
ou “não aceito”) por e-mail até o dia 08 de maio de 2024.
3. Os trabalhos aceitos com eventuais erros ou ressalvas de outras naturezas apontadas pela
Comissão Científica terão o prazo de até 04 dias úteis após o recebimento do aceite para
reencaminhar o resumo corrigido.
4. Caso 1º autor (já inscrito no evento) não possa estar presente para apresentação do trabalho
no congresso, então um dos coautores deverá também se inscrever no evento para ocupar o
lugar de relator do trabalho.
5. Cada resumo deverá ser submetido uma única vez e após o envio do trabalho o autor
recebera, obrigatoriamente, um e-mail de "Confirmação da Submissão". Caso o autore não
receba a confirmação automática, a Comissão deverá ser informada por e-mail
(semanaenfermagemhc@gmail.com) dentro do prazo limite para submissão dos resumos.
8. Cada participante poderá submeter até dois (02) resumos como 1º autor e 6 trabalhos em
coautoria.
9. Os trabalhos deverão ser compostos por, no máximo, um (01) autor e mais seis (06)
coautores.
10. A lista final de trabalhos aprovados, com datas e horários de apresentação, será divulgada
até 12 de maio de 2024 no site oficial do evento e após publicação da lista não será
permitida a edição dos resumos aprovados. Também será proibida a adição ou retirada de
nomes de autores do trabalho.
11. O número de resumos aprovados será definido de acordo com os critérios da Comissão
Científica e segundo a adequação ao tempo e aos espaços disponíveis para a realização da
semana.


2. DAS ÁREAS TEMÁTICAS
1. O resumo deverá ser classificado de acordo com uma das áreas temáticas abaixo:
a. Gestão e Saúde pediátrica
b. Atenção à Saúde pediátrica: Redes e modelos
c. Planejamento, Gestão e Avaliação na Saúde pediátrica
d. Controle e Participação Social na Saúde pediátrica
e. Educação e Formação em Saúde geral e pediátrica
f. Promoção da Saúde infanto juvenil
g. Autismo, TDHA e transtornos relacionado a criança
h. Gênero, Sexualidade e Saúde infanto juvenil
i. Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde pediátrica

3. DA MODALIDADE
1. Há apenas (01) modalidade de apresentação:
a. Pôster (impresso)


4. DAS CATEGORIAS
1. Há apenas (02) categorias para premiação de trabalhos no congresso:
a. Profissionais (P)
b. Estudantes (E)


5. DOS TIPOS DE PESQUISA
1. Poderão ser enviados os seguintes tipos de pesquisas:
a. Estudo de caso
b. Levantamento
c. Pesquisa bibliográfica
d. Pesquisa experimental
e. Prospecção tecnológica
f. Relatos de experiência
g. Revisões
h. Relato de experiência.


6. DA CONFECÇÃO DO RESUMO
1. O texto deverá ser redigido em português, respeitando a nomenclatura técnico-científica.
2. Os resumos enviados não tem limite de caracteres.
3. Os resumos devem ser editados em fonte “Times New Roman”, tamanho 12, espaçamento
simples (1,0), com as margens justificadas em 2 cm e em página configurada em formato
A4. Não serão aceitos arquivos em PDF.
4. O TÍTULO do trabalho deve ser centralizado, em negrito e letras maiúsculas (exceto os
nomes científicos), podendo se estender por até duas linhas.
5. Após o título, deverão aparecer os nomes completos do autor e dos coautores, separados
por ponto e vírgula. A ordem de envio dos nomes dos coautores (informada na submissão
on-line) será a mesma emitida no certificado. Os nomes deverão ser numerados e logo
abaixo deverão estar as instituições às quais pertencem. Caso não haja vínculo institucional
ignorar o preenchimento.
6. Logo abaixo das afiliações deverão vir alinhados a esquerda: a área temática, a modalidade
de apresentação, o e-mail do autor e a categoria de premiação.
7. O corpo do resumo deverá ser conciso, digitado de forma contínua, sem parágrafos e se
devem utilizar os seguintes tópicos: Introdução, Objetivo, Métodos, Resultados ou
Análise Crítica, Conclusão.
8. Abaixo do resumo deverão ser incluídas no máximo de três palavras-chave separadas por
vírgula. As palavras-chave poderão ser selecionadas segundo os Descritores em Ciências da
Saúde (DeCS) na página http://decs.bvs.br/.
9. Não inclua gráficos, figuras e nem citações bibliográficas no resumo. Para a análise e
seleção dos trabalhos, somente será considerada a parte textual do resumo. Agências
financiadoras ou apoiadoras do trabalho não devem ser referidas no resumo, apenas no
momento da apresentação do trabalho (pôster impresso).
10. A responsabilidade de submissão dos trabalhos científicos ao Comitê de Ética em Pesquisa
(CEP) cabe exclusivamente aos autores dos resumos. A Comissão Científica fica isenta de
qualquer intercorrência relacionada a esse processo.

7. DAS APRESENTAÇÕES
1. PÔSTER
a. O apresentador do pôster deverá permanecer durante o período determinado para
visitação de pôsteres para responder a dúvidas e questionamentos dos visitantes e do
avaliador sorteado.
b. O apresentador deverá comparecer ao local de exposição com pelo menos 30 minutos
de antecedência. Deverá assinar a frequência e estar usando a credencial de
identificação.
c. A afixação e remoção dos pôsteres serão de responsabilidade dos apresentadores do
trabalho sob a orientação e de acordo com os horários estipulados pelos monitores do
evento. A Comissão Organizadora não se responsabiliza por danos, extravios,
desaparecimento ou qualquer outro imprevisto que venha a ocorrer com os pôsteres ou
outros materiais.
d. A fabricação dos pôsteres é de responsabilidade dos autores do trabalho, e deve ser em
forma retangular de 90 cm de largura por 120 cm de altura, em material, cores e estilos
segundo a necessidade ou o desejo dos mesmos, com letras legíveis a uma distância de
2,00 m.
e. O título deverá ser exatamente o mesmo utilizado no resumo submetido e ser escrito
em letras maiúsculas. Abaixo do título e com letras menores devem vir os nomes dos
autores, das instituições envolvidas, da cidade e do estado.
f. O corpo do trabalho deverá conter os mesmos tópicos utilizados no processo de
submissão. Estas marcas devem estar legíveis e destacadas. Exemplo:
"INTRODUÇÃO:" e "OBJETIVO:";
g. O pôster poderá ser ilustrado com: figuras, fotos, tabelas ou com outros recursos
gráficos possíveis.


8. DAS AVALIAÇÕES
1. Serão desclassificados os trabalhos que não obedecerem às normas estabelecidas.
2. Etapa I – Avaliação on-line: A Nota 1 (Peso 1) será atribuída pela Comissão Científica de
Avaliação de Trabalhos por meio de formulário avaliativo on-line, de acordo com os
critérios listados abaixo:
a. Título: adequação ao conteúdo do resumo.
b. Introdução: Qualidade e adequação ao objetivo do trabalho.
c. Objetivo: Clareza, pertinência e consecução.
d. Métodos: Adequação e qualidade.
e. Resultados ou Análise Crítica: Clareza, consistência, análise dos dados e alcance aos
objetivos.
f. Conclusão: Coerência em função dos objetivos e resultados ou análise crítica.
g. Originalidade do trabalho.
h. Relevância: Inovação e contribuição para área de conhecimento.
i. Qualidade da redação: Ortografia e gramática.
j. Organização do texto: Clareza e objetividade.
4. Etapa II – Avaliação presencial: O julgamento presencial dos trabalhos pôsteres e
comunicações orais se dará a partir da avaliação de critérios complementares aos da
primeira etapa, descritos abaixo:
a. Postura/Comportamento durante a apresentação.
b. Objetividade e domínio na apresentação dos resultados.
c. Uso adequado do tempo.
d. Capacidade de expressão oral.
e. Organização do conteúdo.
f. Relação do resumo escrito com a apresentação oral.
g. Formatação.
h. Qualidade estética.
i. Aspectos gráficos gerais.
j.Linguagem adequada.
k. Conhecimento teórico e prático.
5. O julgamento será realizado em fichas padronizadas, com pontuação para cada um dos itens
de avaliação.
6. As sessões de apresentação dos trabalhos serão divididas respeitando-se as categorias dos
trabalhos. A avaliação dos trabalhos será realizada pela Comissão Científica. No caso dos
pôsteres a nota final de avaliação presencial resultará da média das notas da sessão (Peso
2).
7. Sob nenhuma circunstância serão reveladas as pontuações obtidas pelos trabalhos nas
avaliações, bem como não serão identifica seus avaliadores.


9. DA PREMIAÇÃO
• Serão somadas as notas da Etapa I (avaliação on-line) e da Etapa II (avaliação
presencial). Os premiados serão definidos a partir das maiores médias.
• Os melhores trabalhos em cada categoria serão divulgados na cerimônia de
encerramento do evento e receberão premiação e certificados de Menção
Honrosa.


10. DA CERTIFICAÇÃO
• Os certificados de todos os trabalhos devidamente apresentados na semana de
enfermagem estarão disponíveis após a comissão organizadora disponibilizar o
link para baixar.
• A ordem dos nomes dos autores será a mesma informada no formulário on-line
durante o processo de submissão do resumo.
• Na ausência de apresentação do trabalho para o avaliador, NÃO será emitido o
certificado de apresentação e o trabalho não constará nos Anais do evento.


11. CRONOGRAMA
Lançamento do edital: 27.04.24
Prazo para envio do resumo: Até 06.05.24
Recebimento do parecer: Até 08.05.24
Divulgação das datas e horários de apresentação: Até 13.05.24


12. CONSIDERAÇÕES FINAIS
• À Comissão Organizadora reserva-se o direito de cancelar, interromper, suspender ou adiar
este processo no todo ou em parte, em caso fortuito ou de força maior.
• Os autores e coautores dos trabalhos reconhecem e declaram, assumindo todas as
responsabilidades legais, de forma irrevogável e irretratável, que todas as informações
fornecidas, bem como o conteúdo do trabalho inscrito, são verdadeiras, próprias e originais.
• À Comissão Científica reserva-se o direito de desclassificar os trabalhos científicos que não
obedecerem às normas que configurarem plágio.
• As comissões Organizadora e Científica são incontestavelmente soberanas nas suas
decisões, inexistindo a possibilidade de recursos ou manifestações de qualquer espécie
neste processo.
• Os componentes da Comissão Organizadora poderão ser autores ou
coautores de trabalhos e também poderão concorrer às premiações.
• Os casos omissos deste processo serão analisados pelas Comissões Organizadora e Científica.


São Luís – Ma, 27 de abril de 2024.


Julieta Carvalho Rocha
Diretora Geral
Susane Costa
Diretora Administrativa
Fernando Rodrigo Correia Garcia
Coordenador do NEP