ATENÇÃO:
TODOS OS MINICURSOS/OFICINAS COMEÇARÃO AS 14H E TERMINARÃO AS 18H, COM O INTERVALO CULTURAL DAS 16 ÀS 16:30H.

# Oficina de Malabares

Exposição acerca dos malabares, principais conceitos, elementos históricos, pensar na didática do aprender malabares, o movimento do corpo, relação com a física (elementos sólidos, interação do ser humano).  Exposição de vídeos, e após, confecção das bolinhas para malabares, iniciando com aula prática.
Oficineiros: Eduardo Geremias - Gabriel Nicolodelli
Número máximo de participantes: 30

# Oficina de Brincadeiras
Queremos fazer deste espaço uma troca de experiências acerca das brincadeiras, devido à sua importancia que estudamos durante o curso. Ampliar nosso repertório. É uma oficina para ensinarmos brincando!
O que precisa? Que cada participante traga uma brincadeira, se puder, para dividir com os colegas. O CALPe reuniu algumas e quer passar adiante (:
Oficineiros: Integrantes do CALPe
Número máximo de participantes: 30

# A filosofia da Educação como experiência pedagógica. (BIO-GRAFIA)
O ensino da filosofia da educação indica a ideia do cultivo de si e da produção de experiência estética. Formar-se significa dar a si mesmo o direito de escolher itinerários diante do fecundo universo interpretativo à disposição no meio acadêmico. A força do educador na relação com o estudante implica ensinar a ruminar sobre suas escolhas para bem argumentar na relação com outras abordagens. A filosofia da educação nos currículos de formação de professores deseja incentivar os estudantes a fazer experiências com seus próprios conceitos, por vezes desmontando, refinando, sofisticando, incluindo, excluindo noções e conceitos para evitar que a solidez das convicções empobreçam as imagens da exuberância da vida e das práticas educativas. O minicurso desencadeará algumas experiência educativas a partir da Filosofia da educação. 
Ministrantes: Profª Lúcia Schneider Hardt e o grupo de pesquisa  BIO-GRAFIA.
Número máximo de participantes: 35

# Diálogos em movimento. Experiências investigativas do Núcleo Vida e Cuidado: estudos e pesquisas sobre violências (NUVIC - CED/UFSC).
O minicurso ofertado pelo Núcleo Vida e Cuidado (NUVIC) pretende apresentar pesquisas realizadas por participantes do núcleo, que constituem compreensões teórico-metodológicas plurais em torno das violências. O que problematiza se ampara na sensibilidade diante da dor do(a) Outro(a), no respeito aos repertórios culturais do campo popular e nas noções de potência que interfaciam aquelas que só ressaltam os limites. Pesquisas (com)partilhadas por mulheres-homens, que vivem na corporeidade as diferenças e encontram na escola pública um campo fértil de indagações e intervenções. A intenção é contribuir com a formação dos(as) estudantes da pedagogia e outro(as) interessados(as), especialmente fomentar diálogos sobre diferentes formas de violências construídas e praticadas socialmente, que afetam: crianças, jovens, mulheres; pessoas com história de deficiências; negros, homossexuais; comunidades empobrecidas; população em contexto de moradia nas ruas e andarilhos; sujeitos em contexto de uso de drogas; adolescentes em contexto de infração, entre outros. A incursão pelas linhas de pesquisa do NUVIC é outro modo de aproximar os estudantes dos diferentes campos de problematização que os diálogos em movimento podem alcançar, a saber: corpo, discursos e intersecções; currículo e formação de professoras(es); gestão do cuidado e violências; infância, experiência, alteridade e violências.
Ministrantes: Profª. Marta Corrêa de Moraes - Prof. Rogério Machado Rosa
Número máximo de participantes: 20

# Processos de escolarização de alunos da modalidade educação especial na educação básica.
O objetivo do minicurso é promover um debate sobre a educação especial na perspectiva da escolarização dos alunos público-alvo dessa modalidade de ensino na educação básica. Os tópicos a serem abordados são: 1. A educação especial como modalidade de ensino; 2. Alunos da educação especial; 3. Profissionais da educação especial;4. Práticas pedagógicas com alunos da educação especial na educação básica.
Ministrante: Profª Maria Sylvia Cardoso Carneiro
Número máximo de participantes: 30

# Da construção das desigualdades raciais às políticas afirmativas na educação.
O presente minicurso tem como objetivo discutir a construção das desigualdades raciais na sociedade brasileira e as políticas públicas (ações afirmativas) para a sua superação. Para isso, serão analisados aspectos presentes na historiografia da educação da população negra brasileira, com o intuito de destacar as proibições e interdições impostas, pelo Estado, aos negros no acesso à escola, no período de transição do trabalho escravo para o trabalho livre no século XIX. Aliadas ao racismo que persiste ao longo da história, na sociedade brasileira, esses impedimentos estruturam as desigualdades educacionais entre brancos e negros na atualidade. Serão também objeto de discussão as experiências de escolarização protagonizadas pela população negra no século XX.
Será disponibilizado texto para leitura a posteriori.
Ministrante: Profª. Drª. Joana Célia dos Passos
Número máximo de participantes: 40

# Primeiros Socorros para Crianças e Bebês
(mais informações em breve)
Ministrante: Noé (Bombeiro e graduando de Pegagogia)
Número máximo de participantes: 30

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