A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) foi fundada em 1966, sendo a mais antiga instituição de ensino superior do Estado do Maranhão. A instituição possui os maiores e melhores indicadores de formação de recursos humanos e, historicamente, tem tido um papel fundamental no processo de desenvolvimento do Estado e região. Com 8 (oito) campi, além da sede da Universidade em São Luís, a UFMA oferece 78 Cursos de Graduação e, mediante diversos incentivos governamentais, chegou ao patamar de aproximadamente 20.000 alunos matriculados na Graduação.

A área técnica, representada pelo Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET), tem ocupado um importante espaço em termos de atuação voltada para o crescimento científico e tecnológico da UFMA. O Centro abriga diversos cursos nas áreas de Ciências Exatas (Química, Química Industrial, Física, Matemática), bem como de Ciências das Engenharias e Tecnológicas (Engenharias Química, Civil, Elétrica, da Computação, Mecatrônica, além do recém criado curso de Enga. Aeroespacial, Ciência da Computação e Design). Tais cursos não somente têm contribuído de forma decisiva para o crescimento institucional, como também têm proporcionado grandes indicadores, através da formação de profissionais altamente qualificados.

Importantes avanços científicos e tecnológicos gerados pelas pesquisas, realizadas nas mais diversas áreas do CCET, foram alcançados no limiar do Século XX. Indicadores de produção atestam tal avanço, sendo hoje o CCET a unidade acadêmica da UFMA que engloba o maior número de: cursos de graduação; professores doutores; programas de pós-graduação; grupos/núcleos de pesquisa; laboratórios de investigação, e publicações científicas. Indubitavelmente, o CCET é, na atualidade, o Centro que detém maior produção científica, sendo ainda o que mais forma profissionais para atender às demandas tecnológicas do Maranhão e de outros estados brasileiros.

Dentro desse cenário, destacam-se os cursos das áreas de Química, a saber: Química Licenciatura/Bacharelado, Química Industrial e Engenharia Química. Essa área tem sido a principal responsável por esse elevado número de publicações científicas e patentes, e muitos desses resultados precisam ser divulgados, bem como incentivados os diversos grupos de pesquisa que compõem a grande área de Química da UFMA. Vale lembrar que tais grupos trabalham em forte cooperação com outras IES do estado, tais como UEMA, IFMA e UniCeuma, o que é possível comprovar pelas tecnologias protegidas na forma de patentes depositadas nos últimos anos no INPI, cerca de 70% delas foram desenvolvidas em parceria com outros grupos de pesquisa do Maranhão.

Data do evento

1 de outubro de 2018, 08h00 até 5 de outubro de 2018, 20h00

LOCAL DO EVENTO

Universidade Federal do Maranhão - Avenida dos Portugueses, 1966, Vila Bacanga, São Luís - Maranhão