III SEMAT

III SEMAT

III Semana da Matemática do IFNMG

Faça sua inscrição
De 12 a 13 de novembro Todos os dias das 13h00 às 22h40

Sobre o Evento

CERTIFICADO

Prezado(a) Participante,

Enviamos, por e-mail, os certificados de participação nas atividades da II SEMAT do IFNMG. Caso não tenha recebido, envie-nos uma mensagem, clicando aqui, que retornaremos o mais rápido possível.

Atenciosamente,

COMISSÃO ORGANIZADORA

II SEMAT DO IFNMG

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

Confira as datas das atividades que ocorrerão na II SEMAT do IFNMG

INSCRIÇÕES

Estão abertas as inscrições para o II SEMAT do IFNMG. As inscrições estão divididas em três períodos. O primeiro período, de 23/07 a 22/09, as taxas possuem os menores custos. Faça já a sua inscrição.

TRABALHOS

Envie o seu trabalho para ser apresentado na II SEMAT do IFNMG. As modalidades do trabalho são: Comunicação oral e pôster.

DATAS IMPORTANTES

Fique atento ao período de inscrições, submissão de trabalhos, data de realização da II SEMAT do IFNMG e muito mais.

Programação

13h30 Credenciamento Credenciamento
Local: Auditório - Prédio do Ensino Superior

Credenciamentos dos inscritos que permitirá o acesso nas atividades no evento.

14h30 Abertura Abertura
Local: Auditório - Prédio do Ensino Superior

Abertura do evento contando com a participação de autoridades locais.

15h30 Coffee break I Coffee break
Local: Auditório - Prédio do Ensino Superior

Momento de socialização com coffee break oferecido pela organização da II SEMAT.

16h00 ministrou a palestra 'Etnomatemática e Materiais Curriculares de Matemática' Palestra
Local: Auditório - Prédio do Ensino Superior

Tema: Etnomatemática e Materiais Curriculares de Matemática

Profa. Dra. Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida (Unimontes)

Curriculum Lattes


19h00 Momento Cultural Apresentação Artística
Local: Auditório - Prédio do Ensino Superior

Momento cultural realizado pelos acadêmicos do IFNMG - Campus Januária.

19h30 ministrou a palestra 'Mais do que Matemática para resolver problemas' Palestra
Local: Auditório - Prédio do Ensino Superior

Tema: Mais do que Matemática para resolver problemas

Prof. Dr. Sérgio Carrazedo Dantas (Unespar - Campus Apucarana)

Currículo Lattes

21h00 Coffee break II Coffee break
Local: Auditório - Prédio do Ensino Superior

Momento de socialização com coffee break oferecido pela organização da II SEMAT do IFNMG.

21h30 SEMAT PARTY Festa
SEMAT PARTY
Local: Recanto Cazuza

Confraternização por adesão - Ingresso individual aqui

13h30 ministrou a palestra 'Equações Diferenciais e a Modelagem Matemática' Palestra
Local: Auditório - Prédio Acadêmico

Tema: Equações Diferenciais e a Modelagem Matemática

Prof. Me. Antonio Marcos da Silva (UFOP)

Currículo Lattes

15h00 Coffee break III Coffee break
Local: Auditório - Prédio do Ensino Superior

Momento de socialização com coffee break oferecido pela organização da II SEMAT do IFNMG.

15h30 Comunicação oral Apresentação Oral
Local: Salas de aula a definir - Prédio do Ensino Superior
Data e Horário
Apresentações dia 24/10/2018 de 15h30min às 17h
Orientações para Apresentação
a) As comunicações orais serão realizadas nas salas de aula do Prédio do Ensino Superior;
b) Cada trabalho terá até 15 minutos para apresentação. Após a apresentação, haverá 5 minutos para o autor responder perguntas ou esclarecer dúvidas;
c) O apresentador terá à disposição, na sala de aula, um microcomputador com Leitor de PDF e um projetor multimídia (Data Show);
d) A apresentação deverá ser salva no formato PDF.
Local de Apresentação:
Eixo 5: Tecnologia e Recursos Didáticos no Ensino de Matemática : Sala 01
Eixo 6: O Ensino de Matemática na Educação Básica: Sala 04
Eixo 7: Matemática Aplicada na Atualidade: Sala 06
17h00 Minicursos Minicurso
Local: Salas e Laboratório de Informática do Prédio do Ensino Superior

Os Minicursos serão realizados em duas etapas: início no dia 24/10 e término no dia 25/10. Além disso, alguns minicursos serão realizados em horários diferentes. Confira aqui a descrição de cada atividade, local e horário dos Minicursos.

19h00 Minicurso 1 - LaTeX - Prof. Yuri Alisson - 19h às 20h30min Minicurso
Local: Laboratório de Informática I do Prédio do Ensino Superior
DESCRIÇÃO: LaTeX é um conjunto de macros para o8 programa de diagramação de textos TeX, utilizado amplamente na produção de textos matemáticos e científicos, devido a sua alta qualidade tipográfica. Entretanto, também é utilizado para produção de cartas pessoais, artigos e livros sobre assuntos diversos. O sistema LaTeX fornece ao usuário um conjunto de comandos de alto nível, facilitando dessa forma sua utilização por iniciantes. Possui abstrações para lidar com bibliografias, citações, formatos de páginas, referência cruzada e tudo mais que não seja relacionado ao conteúdo do documento em si. Ao utilizar o LaTeX o usuário reduz praticamente a zero o tempo dedicado à organização de citações bibliográficas e referências cruzadas no texto, as quais são atualizadas automaticamente ao gerar o arquivo final do texto que está sendo confeccionado. Além isso, a dinâmica deste recurso permite que o usuário faça alterações diversas em todo o texto apenas com um simples comando, sem ter que se preocupar com formatação, margens, organização das figuras e tabelas etc. É fato que a medida que o nível de estruturação do texto a ser produzido aumenta, o tempo dedicado à sua organização aumenta. Contudo, uma das grandes vantagens do LaTex é que é possível que vários modelos sejam criados e compartilhados, sem a necessidade de compartilhamento de conteúdo. Um “corpo” do texto é criado, e todo o conteúdo é inserido de forma independente, garantido assim a privacidade do usuário. Este curso será dividido em três etapas. Durante o curso serão introduzidos os softwares necessários para a utilização do LaTeX e alguns comandos básicos que devem ser compreendidos pelos usuários para a elaboração de textos através desta ferramenta. Devido a limitação de tempo, materiais complementares serão disponibilizados aos discentes, caso desejem se aprofundar mais a respeito do assunto. Vale ressaltar que é interessante que os participantes levem um pen drive para que possam receber os materiais complementares, bem como os softwares apresentados.
HORÁRIO: 19h às 20h30min
19h00 Minicurso 2 - LaTeX - Prof. Weslley Florentino - 17h às 18h50min Minicurso
Local: Laboratório de Informática III do Prédio do Ensino Superior
DESCRIÇÃO: O LaTeX é um editor de texto científico mundialmente utilizado. A proposta deste minicurso é apresentar as ferramentas básicas de escrita de textos acadêmicos utilizando o ShareLaTeX, editor online e gratuito. Apresentar-se-á ferramentas básicas de escrita e também recursos de inserções um pouco mais complexas, como tabelas, equações e figuras. Além disso, será abordado também a chamada de arquivos externos. Por fim, apresentar-se-á um pouco da plataforma Beamer, utilizada para construção de slides para apresentação em eventos acadêmicos.
HORÁRIO: 17h às 18h50min
19h00 Minicurso 3 - LaTeX - Prof. Gustavo Pereira, Marcos Miller e Ítalo Antônio - 19h às 20h30min Minicurso
Local: Laboratório de Informática II do Prédio do Ensino Médio
DESCRIÇÃO: O LaTeX é um sistema de editoração eletrônico gratuito usado para produzir documentos científicos de alta qualidade topográfica, principalmente documentos matemáticos. Além disso, o LaTeX é um software indicado para a produção de TCC, artigos, livros, cartas entre outros. Deste modo, o presente minicurso tem como objetivo mostrar a utilização do LaTeX a comunidade acadêmica na confecção de trabalhos científicos matemáticos, visto que a ferramenta é pouco conhecida no IFNMG, campus Januária.
HORÁRIO: 19h às 20h 30min
19h00 Minicurso 4 - EDO e WMáxima - 19h às 20h30min Minicurso
Local: Laboratório de Informática II do Prédio do Ensino Superior
DESCRIÇÃO: Nesse minicurso os participantes terão um breve contato com o software MAXIMA por meio da resolução de equações diferenciais. O WMAXIMA é uma linguagem computacional que permite realizar cálculos numéricos e simbólicos, representações gráficas e efetuar programação, possuindo uma grande variedade de comandos para os mais variados fins em Matemática e aplicações
HORÁRIO: 19h às 20h30min
19h00 Minicurso 5 - Jogo no Scracth - 17h às 18h50min Minicurso
Local: Laboratório de Informática II do Prédio do Ensino Superior
DESCRIÇÃO: O Scratch é uma ferramenta utilizada para ensinar programação usando blocos lógicos e possui um grande potencial para o desenvolvimento de várias aplicações. Além do mais, o Scratch pode ser usado por todas as idades, sendo essa uma excelente ferramenta para o aprendizado de programação. A proposta deste minicurso é ensinar aos educadores, educadoras e acadêmicos (as) o desenvolvimento de um jogo utilizando a linguagem de programação Scratch, possível de ser utilizado pelos profissionais da educação como uma ferramenta suporte ao ensino de Multiplicação, Divisão, Adição e Subtração a alunos dos anos iniciais do ensino fundamental.
HORÁRIO: 17h às 18h50min
19h00 Minicurso 6 - Teoria da Medida - 19h às 20h30min Minicurso
Local: Sala 03 do Prédio do Ensino Superior
DESCRIÇÃO: Perguntas naturais a se fazer estudando os subconjuntos da reta são:
- É possível medirmos o tamanho de qualquer conjunto?
-Supondo que sim, ao dividirmos um intervalo qualquer em duas partes disjuntas, a soma das medidas será o comprimento do intervalo?
A partir desse questionamento, será apresentado o que é uma medida e sua importância em integração, sem se preocupar com demonstrações técnicas. Espera-se, ao fim do curso, que os participantes saibam as propriedades necessárias para se ter uma medida e consigam determinar a medida de Jordan e a medida de Lebesgue de vários subconjuntos da reta.
HORÁRIO: 19h às 20h30min
19h00 Minicurso 7 - Introdução ao Geogebra - 17h às 18h50min Minicurso
Local: Laboratório de Informática I do Prédio do Ensino Superior
DESCRIÇÃO: O GeoGebra é um software gratuito de Matemática dinâmica utilizado amplamente em todos os níveis de ensino como uma importante ferramenta de apoio para o ensino e aprendizagem em Matemática, bem como Ciência, Tecnologia e Engenharia.
O GeoGebra disponibiliza um conjunto de recursos de geometria, álgebra, planilha de cálculo e outros em uma única interface gráfica, facilitando dessa forma sua utilização por iniciantes. Permite a utilização de ferramentas tradicionais de um software de geometria dinâmica (pontos, segmentos de reta, polígonos, seções cônicas, etc) e ainda que equações e coordenadas sejam inseridas diretamente pelo usuário. Além disso, permite a manipulação de pontos em uma construção já finalizada, o que possibilita a observação de relações entre variáveis.
Assim, ao realizar atividades com o GeoGebra, é possível ter a visualização simultânea de diferentes registros de representação de um mesmo objeto, bem como fazer a exploração das relações matemáticas que se evidenciam no dinamismo da representação, mediante manipulações de pontos da figura, como por exemplo, fazer conexões entre as representações algébrica, gráfica e numérica de uma mesma função.
Este curso será dividido em duas etapas. O primeiro momento será dedicado à apresentação do software, dos procedimentos para sua instalação e dos principais recursos que devem ser compreendidos pelo usuário para utilização do GeoGebra. E no segundo momento serão propostas algumas atividades de manipulação do software, tais como realizar operações com funções, construir gráficos, gerar animações, e outras atividades e dicas que possam auxiliar o participante a aprender de forma fácil, prática e dinâmica a executar operações úteis para o ensino e aprendizagem em Matemática.
HORÁRIO: 17h às 18h50min
19h00 Minicurso 8 - Sotware R - 19h às 20h30min Minicurso
Local: Laboratório de Informática III do Prédio do Ensino Superior
DESCRIÇÃO: O presente minicurso tem como objetivos utilizar o software R no estudo de regressão linear simples e múltipla, introduzir alguns comandos básicos no R, demonstrar como se chega nos estimadores de regressão simples aplicando conceitos de derivadas. O objetivo geral é utilizar o software R para análise de regressão linear, no qual pretendemos modelar a variação da variável resposta em função da variável explicativa (independentes) por meio da estimação do parâmetro. A Análise de Regressão é utilizada quando, tanto as variáveis explicativas (independentes) quantos as variáveis respostas dependentes são quantitativas.
O minicurso será composto por uma aula expositiva e dialogada, utilizando como recursos materiais computadores e o software R, iremos deduzir no quadro a fórmula de Análise de Regressão Simples e Múltipla, depois faremos uso de alguns comandos básicos do R, para posteriormente resolver um problema de regressão múltipla.
HORÁRIO: 19h às 20h30min
19h00 Minicurso 9 - Geometria Esférica - 19h às 20h30min Minicurso
Local: Local a definir
DESCRIÇÃO: O curso intitulado “Geometria esférica por meio de materiais manipuláveis“ é resultado de um projeto de pesquisa sobre Geometrias Não Euclidianas, e tem como público alvo alunos do Ensino Médio, acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Matemática e Física, Professores de Matemática da Educação Básica e demais interessados. O objetivo do curso é introduzir algumas noções de geometria esférica através de materiais manipuláveis. Os conteúdos explorados serão: A superfície esférica, Retas (construção, propriedades), Ângulos (construção, medidas, propriedades), Triângulos (tipos, construção, propriedades), calculo de distâncias na esfera.
HORÁRIO: 19h às 20h30min
20h30 Coffee break IV Coffee break
Local: Auditório - Prédio do Ensino Superior

Momento de socialização com coffee break oferecido pela organização da II SEMAT do IFNMG.

21h00 participou como palestrante na Mesa-redonda com o tema 'A Matemática em foco' Mesa-redonda
Local: Auditório - Prédio do Ensino Superior

Tema: Matemática em foco

Prof. Dr. Antônio Wilson Vieira

Unimontes

Currículo Lattes

Prof. Me. Chrystian Jorge da Mata

Unimontes

Currículo Lattes

Prof. Dr. Edson Crisostomo dos Santos

Unimontes

Currículo Lattes

13h30 Oficina I - Calculadora Financeira HP12C Oficina
Local: Sala 01 do Prédio do Ensino Superior
DESCRIÇÃO: A calculadora HP12C é uma ferramenta interessante para Administradores realizarem cálculos que envolvem Matemática Financeira de um modo mais fácil e prático. O curso visa trabalhar algumas funções básicas da calculadora financeira HP12C, tendo como público alvo alunos da Licenciatura em Matemática e Administração.
HORÁRIO: 13h30min às 15h30min
13h30 Oficina II - Tabuleiro Triangular Oficina
Local: Sala 03 do Prédio do Ensino Superior
DESCRIÇÃO: Os Produtos Notáveis cumprem um papel importantíssimo do desenvolvimento de expressões matemáticas, as suas características nos permitem simplificar expressões algébricas e reduzi-las de tal forma que facilite a sua resolução. Assim, conseguimos resolver certos problemas algébricos de maneira simples e prática. O Triângulo Aritmético possui diversas propriedades em sua estrutura e uma delas permite relacionar as suas linhas com o desenvolvimento de um produto notável de dois termos, tanto da soma como da diferença, podendo assim, ser utilizado como uma ferramenta auxiliar no estudo deste conteúdo. Esta oficina tem como objetivo a confecção de um jogo didático sobre os produtos notáveis através da estrutura do triângulo aritmético, onde os participantes aprenderão a construir um jogo que os possibilitem relacionar a estrutura do triângulo aritmético com a estrutura dos produtos notáveis, fornecendo-os assim uma alternativa viável e pertinente para a abordagem deste conteúdo nos anos finais do ensino fundamental.
HORÁRIO: 13h30min às 15h30min
13h30 Oficina III - Pensamento Computacional Oficina
Local: Sala 04 do Prédio do Ensino Superior
DESCRIÇÃO: “São os processos de pensamento envolvidos na formulação de um problema e que expressam sua solução ou soluções eficazmente, de tal forma que uma máquina ou uma pessoa possam realizar. É a automação da abstração e o ato de pensar como um Cientista da Computação” (WING, 2014). O que é preciso para resolver um problema de Lógica? Ou de Matemática? Compreendemos que não é necessário apenas ter conhecimento sobre fórmulas matemáticas, mas também necessário que o aluno tenha capacidade de pensar em possibilidades ou caminhos de raciocínio para se chegar ao objetivo proposto na atividade. Sendo assim, o objetivo dessa oficina é demonstrar para o público atividades que podem ser utilizadas em sala de aula com materiais manipuláveis que permita ao participante compreender o funcionamento de estruturas algorítmicas sem necessariamente que este seja um programador, mas que ao final permita aos envolvidos desenvolver um raciocínio lógico e dedutivo importante para resolução de problemas.
HORÁRIO: 13h30min às 15h30min
13h30 Oficina IV - Aplicação da Matemática Oficina
Local: Sala 06 do Prédio do Ensino Superior
DESCRIÇÃO: Diversas rotinas na área de robótica, reconhecimento de padrões, impressão 3D e entretenimento dependem da extração de informações tridimensionais de objetos ou cenas por meio de câmeras e sensores. Neste âmbito, a visão computacional se apresenta como o segmento da ciência adequado para o desenvolvimento de soluções, oferecendo técnicas e ferramentas para obtenção de dados a partir de imagens. E o mais interessante é que a matemática se faz presente em todos procedimentos da visão computacional, fornecendo aplicações que vão desde a compreensão de uma fotografia como uma matriz até a utilização de autovalores para definir a curvatura local de um ponto e sua vizinhança em uma nuvem de pontos. Assim, esta oficina tem como objetivo introduzir as aplicações da matemática nos diversos desafios da visão computacional, com a expectativa de motivar os participantes ao estudo da Matemática aplicada à Visão Computacional.
HORÁRIO: 13h30min às 15h30min
13h30 Oficina V - Dobraduras e Matemática Oficina
Local: Sala 16 do Prédio do Ensino Superior
DESCRIÇÃO: As dobraduras ou Origami Origami é uma técnica japonesa que surgiu nos séculos V e VI, onde através do papel são confeccionadas diversas figuras em formato de dobraduras. O contato manual das mãos com o papel ativa o cérebro e promove diversos benefícios. Através da criatividade, pode-se transformar um simples papel, que é a matéria-prima em uma flor, um animal, personagem, balão entre outros. Através das formas criadas podemos explorar conceitos importantes da Geometria Plana de modo mais atrativo para os alunos. Durante a oficina serão demonstradas algumas técnicas de dobradura e as relações geométricas existentes.
HORÁRIO:13h30min às 15h30min
13h30 Oficinas Oficina
Local: Salas de aula e Laboratórios de Informática do Prédio do Ensino Superior

Oficinas ministradas por professores do IFNMG. Será divulgado, em breve, quais serão as oficinas e datas para matrícula. A matrícula será realizada por meio de formulário do nosso site.

15h30 Coffee break V Coffee break
Local: Auditório - Prédio do Ensino Superior

Momento de socialização com coffee break oferecido pela organização da II SEMAT do IFNMG.

16h00 Apresentação de pôsteres Apresentação Pôster
Local: Hall do prédio do Ensino Superior

Apresentação de pôsteres das pesquisas realizadas pelos participantes e avaliadas pela Comissão Científica.

16h00 Mostra de Matemática Exposição
Local: Laboratório de Educação Matemática

Visita ao Laboratório de Educação Matemática (LEM) do IFNMG - Campus Januária onde serão expostos jogos e outras curiosidades matemáticas.

Atividade aberta ao público em geral.

17h00 Minicursos Minicurso
Local: Salas e Laboratório de Informática do Prédio do Ensino Superior

Os Minicursos serão realizados em duas etapas: início no dia 24/10 e término no dia 25/10. Além disso, alguns minicursos serão realizados em horários diferentes. Confira aqui a descrição de cada atividade, local e horário dos Minicursos.

20h30 Coffee break VI Coffee break
Local: Auditório - Prédio do Ensino Superior

Momento de socialização com coffee break oferecido pela organização da II SEMAT do IFNMG.

21h00 ministrou a palestra 'Matemática: categoria filosófica da totalidade, interdisciplinaridade e concepção de ciência' Palestra
Local: Auditório - Prédio do Ensino Superior

Tema: Matemática: categoria filosófica da totalidade, interdisciplinaridade e concepção de ciência

Prof. Dra. Lídia Maria Luz Paixão Ribeiro de Oliveira

Currículo Lattes

22h10 Encerramento Encerramento
Local: Auditório - Prédio do Ensino Superior

Atividade final de encerramento do evento.

Carregando área de inscrição

Local

IFNMG - Campus Salinas, 39560000, Fazenda Varginha, km 02, Rodovia MG 404, Zona Rural, Salinas, Minas Gerais
Ver no mapa

Organizador

IFNMG - CAMPUS Salinas

Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Prezado(a) Participante, os certificados das atividades da II SEMAT já foram enviados. Caso não tenha recebido, entre em contato por e-mail.