CONHEÇA OS MINICURSOS E OFICINAS DA II SEMAT DO IFNMG

 

ATENÇÃO:
  • Cada participante poderá se inscrever em até uma Oficina e um Minicurso, até o limite de vagas.
  • Os Minicursos serão realizados em dois horários diferentes: 17h às 18h 50min e 19h a 20h 30min. Observe a descrição e horários dos minicursos antes de escolhê-lo.
  • A inscrição nas atividades será realizada no período de 14/10 a 18/10, ou até o limite de vagas.
  • Os minicursos serão realizados em duas etapas. A primeira etapa será realizada no dia 24/10 e a segunda etapa no dia 25/10.
  • Todas as oficinas serão realizadas no dia 25/10 das 13h 30min às 15h 30min.
  • Para se inscrever no Minicurso e Oficina você deverá ter em mãos o seu número de inscrição. Caso não se lembre, procure no seu comprovante de inscrição enviado por e-mail.
  • Clique aqui para observar as orientações sobre o processo de inscrição nos Minicursos e Oficinas.

 

 

OFICINAS

 

UTILIZAÇÃO DA CALCULADORA FINANCEIRA HP12C
Professor: Daniel Guimarães Silva
Local: Sala 01
Descrição: A calculadora HP12C é uma ferramenta interessante para Administradores realizarem cálculos que envolvem Matemática Financeira de um modo mais fácil e prático. O curso visa trabalhar algumas funções básicas da calculadora financeira HP12C, tendo como público alvo alunos da Licenciatura em Matemática e Administração.
Limite de vagas: 15

 

JOGO TABULEIRO TRIANGULAR E PRODUTOS NOTÁVEIS
Professores: Gustavo Pereira Gomes, Isak Paulo de Andrade Ruas e Tamires Ribeiro dos Santos
Local: Sala 03
Descrição: Os Produtos Notáveis cumprem um papel importantíssimo do desenvolvimento de expressões matemáticas, as suas características nos permitem simplificar expressões algébricas e reduzi-las de tal forma que facilite a sua resolução. Assim, conseguimos resolver certos problemas algébricos de maneira simples e prática. O Triângulo Aritmético possui diversas propriedades em sua estrutura e uma delas permite relacionar as suas linhas com o desenvolvimento de um produto notável de dois termos, tanto da soma como da diferença, podendo assim, ser utilizado como uma ferramenta auxiliar no estudo deste conteúdo. Esta oficina tem como objetivo a confecção de um jogo didático sobre os produtos notáveis através da estrutura do triângulo aritmético, onde os participantes aprenderão a construir um jogo que os possibilitem relacionar a estrutura do triângulo aritmético com a estrutura dos produtos notáveis, fornecendo-os assim uma alternativa viável e pertinente para a abordagem deste conteúdo nos anos finais do ensino fundamental.
Limite de vagas: 20

 

PENSAMENTO COMPUTACIONAL: PROGRAMANDO SEM COMPUTADOR
Professor: Daniel Martins Nunes
Local: Sala 04
Descrição: “São os processos de pensamento envolvidos na formulação de um problema e que expressam sua solução ou soluções eficazmente, de tal forma que uma máquina ou uma pessoa possam realizar. É a automação da abstração e o ato de pensar como um Cientista da Computação” (WING, 2014). O que é preciso para resolver um problema de Lógica? Ou de Matemática? Compreendemos que não é necessário apenas ter conhecimento sobre fórmulas matemáticas, mas também necessário que o aluno tenha capacidade de pensar em possibilidades ou caminhos de raciocínio para se chegar ao objetivo proposto na atividade. Sendo assim, o objetivo dessa oficina é demonstrar para o público atividades que podem ser utilizadas em sala de aula com materiais manipuláveis que permita ao participante compreender o funcionamento de estruturas algorítmicas sem necessariamente que este seja um programador, mas que ao final permita aos envolvidos desenvolver um raciocínio lógico e dedutivo importante para resolução de problemas.
Limite de vagas: 25

 

APLICAÇÃO DA MATEMÁTICA NA VISÃO COMPUTACIONAL
Professor: Matheus Silveira Borges
Local: Sala 06
Descrição: Diversas rotinas na área de robótica, reconhecimento de padrões, impressão 3D e entretenimento dependem da extração de informações tridimensionais de objetos ou cenas por meio de câmeras e sensores. Neste âmbito, a visão computacional se apresenta como o segmento da ciência adequado para o desenvolvimento de soluções, oferecendo técnicas e ferramentas para obtenção de dados a partir de imagens. E o mais interessante é que a matemática se faz presente em todos procedimentos da visão computacional, fornecendo aplicações que vão desde a compreensão de uma fotografia como uma matriz até a utilização de autovalores para definir a curvatura local de um ponto e sua vizinhança em uma nuvem de pontos. Assim, esta oficina tem como objetivo introduzir as aplicações da matemática nos diversos desafios da visão computacional, com a expectativa de motivar os participantes ao estudo da Matemática aplicada à Visão Computacional.
Vagas: 30

 

DOBRADURAS E MATEMÁTICA
Professores: Fabrícia Gracielle Santos e Fábio Mendes Ramos
Local: Sala 16
Descrição: As dobraduras ou Origami Origami é uma técnica japonesa que surgiu nos séculos V e VI, onde através do papel são confeccionadas diversas figuras em formato de dobraduras. O contato manual das mãos com o papel ativa o cérebro e promove diversos benefícios. Através da criatividade, pode-se transformar um simples papel, que é a matéria-prima em uma flor, um animal, personagem, balão entre outros. Através das formas criadas podemos explorar conceitos importantes da Geometria Plana de modo mais atrativo para os alunos. Durante a oficina serão demonstradas algumas técnicas de dobradura e as relações geométricas existentes.
Vagas: 25

 

MINICURSOS

 

INTRODUÇÃO AO LaTeX - I
Professor: Yuri Alisson Rodrigues de Oliveira
Local: Laboratório de Informática 1 do prédio do Ensino Superior
Horário: 19h às 20h 30min
Descrição: LaTeX é um conjunto de macros para o8 programa de diagramação de textos TeX, utilizado amplamente na produção de textos matemáticos e científicos, devido a sua alta qualidade tipográfica. Entretanto, também é utilizado para produção de cartas pessoais, artigos e livros sobre assuntos diversos. O sistema LaTeX fornece ao usuário um conjunto de comandos de alto nível, facilitando dessa forma sua utilização por iniciantes. Possui abstrações para lidar com bibliografias, citações, formatos de páginas, referência cruzada e tudo mais que não seja relacionado ao conteúdo do documento em si. Ao utilizar o LaTeX o usuário reduz praticamente a zero o tempo dedicado à organização de citações bibliográficas e referências cruzadas no texto, as quais são atualizadas automaticamente ao gerar o arquivo final do texto que está sendo confeccionado. Além isso, a dinâmica deste recurso permite que o usuário faça alterações diversas em todo o texto apenas com um simples comando, sem ter que se preocupar com formatação, margens, organização das figuras e tabelas etc. É fato que a medida que o nível de estruturação do texto a ser produzido aumenta, o tempo dedicado à sua organização aumenta. Contudo, uma das grandes vantagens do LaTex é que é possível que vários modelos sejam criados e compartilhados, sem a necessidade de compartilhamento de conteúdo. Um “corpo” do texto é criado, e todo o conteúdo é inserido de forma independente, garantido assim a privacidade do usuário. Este curso será dividido em três etapas. Durante o curso serão introduzidos os softwares necessários para a utilização do LaTeX e alguns comandos básicos que devem ser compreendidos pelos usuários para a elaboração de textos através desta ferramenta. Devido a limitação de tempo, materiais complementares serão disponibilizados aos discentes, caso desejem se aprofundar mais a respeito do assunto. Vale ressaltar que é interessante que os participantes levem um pen drive para que possam receber os materiais complementares, bem como os softwares apresentados.
Vagas: 25

 

INTRODUÇÃO AO LaTeX - II
Professor: Weslley Florentino de Oliveira
Local: Laboratório de Informática 3 – Prédio do Ensino Superior
Horário: 17h às 18h 50min
Descrição: O LaTeX é um editor de texto científico mundialmente utilizado. A proposta deste minicurso é apresentar as ferramentas básicas de escrita de textos acadêmicos utilizando o ShareLaTeX, editor online e gratuito. Apresentar-se-á ferramentas básicas de escrita e também recursos de inserções um pouco mais complexas, como tabelas, equações e figuras. Além disso, será abordado também a chamada de arquivos externos. Por fim, apresentar-se-á um pouco da plataforma Beamer, utilizada para construção de slides para apresentação em eventos acadêmicos.
Vagas: 25

 

INTRODUÇÃO AO LaTeX - III
Professores: Gustavo Pereira Gomes, Marcos Miller Martins da Silva e Ítalo Antônio de Brito.
Local: Laboratório de Informática 2 do prédio da EAD.
Horário: 19h às 20h 30min
Descrição: O LaTeX é um sistema de editoração eletrônico gratuito usado para produzir documentos científicos de alta qualidade topográfica, principalmente documentos matemáticos. Além disso, o LaTeX é um software indicado para a produção de TCC, artigos, livros, cartas entre outros. Deste modo, o presente minicurso tem como objetivo mostrar a utilização do LaTeX a comunidade acadêmica na confecção de trabalhos científicos matemáticos, visto que a ferramenta é pouco conhecida no IFNMG, campus Januária.
Vagas: 20

 

RESOLVENDO EQUAÇÕES DIFERENCIAIS USANDO O WMÁXIMA
Professores: Agnaldo Monteiro Farias e Leonardo Martins do Nascimento
Local: Laboratório de Informática 2 do prédio do Ensino Superior
Horário: 19h às 20h 30min
Descrição: Nesse minicurso os participantes terão um breve contato com o software MAXIMA   por meio da resolução de equações diferenciais. O MAXIMA é uma linguagem computacional que permite realizar cálculos numéricos e simbólicos, representações gráficas e efetuar programação, possuindo uma grande variedade de comandos para os mais variados fins em Matemática e aplicações
Vagas: 25

 

CONSTRUINDO UM JOGO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA UTILIZANDO O SCRATCH
Professores: Josué Antunes de Macêdo, Emanuel Arrudas de Macêdo e Isak Paulo de Andrade Ruas
Local: Laboratório de Informática 2 do prédio do Ensino Superior
Horário: 17h às 18h 50min
Descrição: O Scratch é uma ferramenta utilizada para ensinar programação usando blocos lógicos e possui um grande potencial para o desenvolvimento de várias aplicações. Além do mais, o Scratch pode ser usado por todas as idades, sendo essa uma excelente ferramenta para o aprendizado de programação. A proposta deste minicurso é ensinar aos educadores, educadoras e acadêmicos (as) o desenvolvimento de um jogo utilizando a linguagem de programação Scratch, possível de ser utilizado pelos profissionais da educação como uma ferramenta suporte ao ensino de Multiplicação, Divisão, Adição e Subtração a alunos dos anos iniciais do ensino fundamental.
Vagas: 25

 

INTRODUÇÃO À TEORIA DA MEDIDA
Professor: Chrystian Jorge da Mata
Local: Sala 03 do prédio do Ensino Superior
Horário: 19h às 20h 30min
Descrição: Perguntas naturais a se fazer estudando os subconjuntos da reta são:
- É possível medirmos o tamanho de qualquer conjunto?
-Supondo que sim, ao dividirmos um intervalo qualquer em duas partes disjuntas, a soma das medidas será o comprimento do intervalo?
A partir desse questionamento, será apresentado o que é uma medida e sua importância em integração, sem se preocupar com demonstrações técnicas. Espera-se, ao fim do curso, que os participantes saibam as propriedades necessárias para se ter uma medida e consigam determinar a medida de Jordan e a medida de Lebesgue de vários subconjuntos da reta.
Vagas: 30

 

CURSO DE INTRODUÇÃO AO GEOGEBRA
Professores: Marineide Almeida Rocha, Mércia Caroline Nogueira Martins e Camila Silva Alves
Local: Laboratório de Informática 1 do prédio do Ensino Superior
Horário: 17h às 18h 50min
Descrição: O GeoGebra é um software gratuito de Matemática dinâmica utilizado amplamente em todos os níveis de ensino como uma importante ferramenta de apoio para o ensino e aprendizagem em Matemática, bem como Ciência, Tecnologia e Engenharia.
O GeoGebra disponibiliza um conjunto de recursos de geometria, álgebra, planilha de cálculo e outros em uma única interface gráfica, facilitando dessa forma sua utilização por iniciantes. Permite a utilização de ferramentas tradicionais de um software de geometria dinâmica (pontos, segmentos de reta, polígonos, seções cônicas, etc) e ainda que equações e coordenadas sejam inseridas diretamente pelo usuário. Além disso, permite a manipulação de pontos em uma construção já finalizada, o que possibilita a observação de relações entre variáveis.
Assim, ao realizar atividades com o GeoGebra, é possível ter a visualização simultânea de diferentes registros de representação de um mesmo objeto, bem como fazer a exploração das relações matemáticas que se evidenciam no dinamismo da representação, mediante manipulações de pontos da figura, como por exemplo, fazer conexões entre as representações algébrica, gráfica e numérica de uma mesma função.
Este curso será dividido em duas etapas. O primeiro momento será dedicado à apresentação do software, dos procedimentos para sua instalação e dos principais recursos que devem ser compreendidos pelo usuário para utilização do GeoGebra. E no segundo momento serão propostas algumas atividades de manipulação do software, tais como realizar operações com funções, construir gráficos, gerar animações, e outras atividades e dicas que possam auxiliar o participante a aprender de forma fácil, prática e dinâmica a executar operações úteis para o ensino e aprendizagem em Matemática.
Vagas: 25

 

SOFTWARE R: ESTUDO DE REGRESSÃO LINEAR E MÚLTIPLA
Professores: Carlos Lúcio Nunes de Oliveira e Renata Fernandes Pereira
Local: Laboratório de Informática 3 do prédio do Ensino Superior
Horário: 19h às 20h 30min
Descrição: O presente minicurso tem como objetivos utilizar o software R no estudo de regressão linear simples e múltipla, introduzir alguns comandos básicos no R, demonstrar como se chega nos estimadores de regressão simples aplicando conceitos de derivadas. O objetivo geral é utilizar o software R para análise de regressão linear, no qual pretendemos modelar a variação da variável resposta em função da variável explicativa (independentes) por meio da estimação do parâmetro. A Análise de Regressão é utilizada quando, tanto as variáveis explicativas (independentes) quantos as variáveis respostas dependentes são quantitativas.
O minicurso será composto por uma aula expositiva e dialogada, utilizando como recursos materiais computadores e o software R, iremos deduzir no quadro a fórmula de Análise de Regressão Simples e Múltipla, depois faremos uso de alguns comandos básicos do R, para posteriormente resolver um problema de regressão múltipla.
Vagas: 20

 

GEOMETRIA ESFÉRICA POR MEIO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS
Professores: Isabela Cristina Soares Gregor e Josué Antunes de Macêdo
Local: a definir
Horário: 19h às 20h 30min
Descrição:  O curso intitulado “Geometria esférica por meio de materiais manipuláveis“ é resultado de um projeto de pesquisa sobre Geometrias Não Euclidianas, e tem como  público alvo alunos do Ensino Médio, acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Matemática e Física, Professores de Matemática da Educação Básica e demais interessados. O objetivo do curso é introduzir algumas noções de geometria esférica através de materiais manipuláveis. Os conteúdos explorados serão: A superfície esférica, Retas (construção, propriedades), Ângulos (construção, medidas, propriedades), Triângulos (tipos, construção, propriedades), calculo de distâncias na esfera.
Vagas: 25