Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida

Unimontes

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação: Conhecimento e Inclusão Social em Educação FaE/UFMG. Mestre em Desenvolvimento Social pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Social - PPGDS da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes (2009), com foco no estudo da Etnomatemática. Graduada em Pedagogia - Supervisão Escolar - pela Universidade Estadual de Montes Claros (1996); em Historia pela Universidade Estadual de Montes Claros (1992) e em Pedagogia - Inspeção Escolar - pela Universidade Estadual de Montes Claros (1999). Atuou de 1989 a 1998 como professora da Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e professora de História dos Anos Finais do Ensino Fundamental. De 1996 a 1997 atuou como diretora da E. M. Jason Caetano. De 1997 a 2012/ 2015 e 2016 atuou como coordenadora pedagógica em diversos setores da Secretaria municipal de Educação de Montes Claros/MG: Ciclo Inicial, Ciclo Intermediário; Divisão de Ensino Fundamental e Médio; Superintendente do Programa Escola Campeã em parceria com a Fundação Ayrton Senna; Diretoria Técnico-pedagógica e, ainda, nas funções de supervisão e inspeção. Foi presidente do Conselho Municipal de Educação (CME) de Montes Claros/MG no período de 2007 a 2009. Atualmente, é professora dos Departamentos de Métodos e Técnicas Educacionais e de Educação da Universidade Estadual de Montes Claros. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, História da Educação, Legislação Educacional, Avaliação e Teorias da Aprendizagem. Coordenou cursos de EAD no CEAD/UNIMONTES. Atuou na Coordenação de Área de Gestão de Processos Educacionais do PIBID/UNIMONTES.

Sérgio Carrazedo Dantas

UNESPAR - Campus Apucarana

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Educação Matemática e mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática, ambos pela UEL. Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor da Universidade Estadual do Paraná - Campus Apucarana e membro do Instituto GeoGebra de São Paulo. Possui experiência de dez anos na Educação Básica em que trabalhou em escolas da rede pública e da rede particular. Possui experiência na formação de professores de matemática e atua neste campo desde 2007. Atualmente é formador de professores na UNESPAR, coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática e coordena um projeto de formação de professores, intitulado Curso de GeoGebra (atualmente na 13ª edição) com uma equipe formada por 90 profissionais de educação matemática de vários estados do Brasil.


Antonio Marcos da Silva

UFOP

Graduado em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) em 2010 e mestre em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2013. Atualmente cursa doutorado em Matemática na UFMG e é Professor do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de Equações Diferenciais Parciais, atuando, principalmente, em Análise Assintótica de Soluções de Equações Parabólicas via Grupos de Renormalização.

Lídia Maria Luz Paixão Ribeiro de Oliveira

PUC Minas

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), mestrado em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e doutorado em História, Filosofia e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2002) - dissertação e tese relacionadas à Filosofia da Física e ao Ensino de Física. Atualmente é professora adjunta IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em determinada leitura ontológica da Teoria do Conhecimento e da Filosofia da Ciência, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores: Ensino de Ciências e Matemática e Ensino de Filosofia; Lógica Dialética e Lógica Formal; Concepção de Ciência e a relação entre Ciência e Ética.

Edson Crisostomo dos Santos

Unimontes

Graduado em Ciências/Habilitação em Matemática pela Universidade Estadual de Montes Claros (1988), Mestre em Educação pelo Instituto Superior Pedagógico Enrique José Varona (2000) e Mestre em Educação Matemática (Máster en Didáctica de la Matemática) pela Universidade de Granada, Espanha (2008); Doutor em Educação Matemática (Doctorado en Didáctica de la Matemática) na Universidade de Granada (Tese defendida em 2012), com o título de Doutor reconhecido pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Atualmente é Professor de Educação Superior (PES VI), Pesquisador, Coordenador de Projetos de ensino e de pesquisa, Coordenador Didático do Curso de Matemática, Coordenador do Subprojeto de Matemática do Pibid/Capes/Unimontes (bolsista da Capes), Conselheiro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPEx/UNIMOONTES, líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática (GEPEMat), Membro do Conselho Editorial e do Conselho Científico da Revista Educação Matemática Debate. Foi Coordenador de Ensino Profissional e Tecnológico da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES e Conselheiro do Conselho Universitário. Tem experiência docente nas áreas de Matemática e de Educação Matemática, tendo atuado principalmente nos cursos de Matemática, Sistemas de Informação e Engenharia. As principais linhas de pesquisa são: Didática do Cálculo, Formação de Professores de Matemática, Educação Matemática e Novas Tecnologias. Além disso, possui experiência em funções administrativas, tais como: Chefia do Departamento de Ciências Exatas, Coordenação Didática do Curso de Licenciatura em Matemática, Coordenação de Cursos de Pós-Graduação em Matemática, e Coordenação de Ensino Profissional e Tecnológico da Pró-Reitoria de Ensino/UNIMONTES.

Antônio Wilson Vieira

Unimontes

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes, 1996), mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 2003) e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 2012). Atualmente é professor na Universidade Estadual de Montes Claros. Tem experiência na área de Matemática Aplicada e Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: visão computacional, computação gráfica, modelagem geométrica e reconhecimento de padrões.

Chrystian Jorge da Mata

IFNMG - Campus Arinos

Mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - Campus Arinos