Wallice Luiz Paxiúba Duncan

Universidade Federal do Amazonas

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) com mestrado em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente é professor Adjunto do Departamento de Morfologia da Universidade Federal do Amazonas. Sua principal linha de atuação envolve Ecofisiologia de vertebrados aquáticos, especialmente sobre os mecanismos moleculares e morfofisiologia da interação organismo-ambiente. Tem especial interesse em: (i) morfofisiologia e ecologia evolutiva de elasmobrânquios de água doce, (ii) fisiologia metabólica e morfofisiologia reprodutiva de quelônios aquáticos da Amazônia.

Therezinha de Jesus Pinto Fraxe

Centro de Ciências do Ambiente - CCA

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Amazonas (1987), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1997) e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2002). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal do Amazonas, coordenadora do Núcleo de Socioeconomia (NUSEC/FCA/UFAM), diretora do Centro de Ciências do Ambiente, coordenadora do Programa de Pós-Graduação Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Sociologia e Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, sustentabilidade, campesinato, sistemas agroflorestais e várzea amazônica.

Márcio Bentes Lima

SEMMAS

Graduado no Curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas 2007, das Faculdades Integradas do Tapajós FIT, Especialista em Gestão Ambiental - Universidade Gama Filho - UGF - 2010 e Mestrando em Gestão de Áreas Protegidas na Amazônia - Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia - INPA.

Ricardo Lima Serudo

Universidade do Estado do Amazonas

Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Amazonas (2001), mestrado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Amazonas (2002) e doutorado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2005). Professor Adjunto do Curso de Engenharia Química da Escola Superior de Tecnologia-EST da Universidade do Estado do Amazonas-UEA. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento multivariado de experimentos e análise exploratória de dados, desenvolvimento e validação de metodologias analíticas, técnicas analíticas aplicadas a biotecnologia.

Paulo Cesar Machado Andrade

Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Amazonas (1992), aperfeiçoamento no Programa Regional de Manejo de Vida Silvestre para Mesoamérica y el Caribe, pela Universidade Nacional de Costa Rica e mestrado em Ciência Animal e Pastagens pela Escola Superior de Agricultura Luíz de Queiróz, Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Produção Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: criação e manejo de animais silvestres (quelônios, capivaras, caitetus, cutias e pacas), conservação de fauna por comunidades e levantamentos faunísticos.

Cintia Cornelius Frische

Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Ciências Biológicas pela P. Universidad Católica de Chile (1996), doutorado em Ecologia, Evolução e Sistemática pela University of Missouri-St.Louis (2007) e pós-doutorado na Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professor adjunto no Departamento de Biologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e pesquisadora colaboradora no Projeto de Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais (PDBFF) do Instituto de Pesquisas da Amazônia (INPA). Tem experiência na área de ecologia, com ênfase em ecologia de paisagens, ecologia de populações e conservação de aves.

Marcela Amazonas Cavalcanti

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

Mestre em Ciências Florestais e Ambientais pela Universidade Federal do Amazonas (2006) e Pós-Graduada em Agente de Inovação e Difusão Tecnológica - AGINTEC. Atua como pesquisadora chefe do laboratório de Celulose e Papel/Carvão Vegetal do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, realizando pesquisas nas áreas de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com atuação principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, resíduos, desenvolvimento sustentável, coleta seletiva, papel artesanal, briquete, biocarvão, carvão vegetal para energia e filtração sem ativação com resíduos da Amazônia É consultora Ad hoc da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas, professora da Universidade do Estado do Amazonas, consultora - tercerizada - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Ajudou a desenvolver 3 produtos patenteados para o laboratório sob sua responsabilidade.

Cesar Martins

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (1995) e mestrado (1997) e doutorado (2000) em Genética e Evolução pelo Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de São Carlos, com etapa desenvolvida na Dalhousie University, Canadá. Atualmente é Professor Adjunto do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista e já ocupou os cargos de Chefe (2009-2011; 2013-2015) e Vice-Chefe (2007-2009) do Departamento de Morfologia, e Diretor Executivo (2008-2010) e Diretor Presidente (2011-2013) da FUNDIBIO - Fundação do Instituto de Biociências. Tem experiência na área de Biologia Celular e Molecular e Genética, com ênfase em Evolução Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: (i) Evolução gênica, genômica e cromossômica; (ii) Determinação sexual; (iii) Educação científica. ResearcherID http://www.researcherid.com/rid/A-2594-2008; Google Scholar http://scholar.google.com.br/citations?user=DzVvm-sAAAAJ&hl=pt-BR

Andrea Viviana Waichman

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidad Nacional de Buenos Aires – Argentina, mestrado em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e concluiu o doutorado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia em 1999. Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Amazonas. Atua na área de Ecotoxicologia e Avaliação de Risco Ambiental e Humano em regiões tropicais, com ênfase em agrotóxicos e de Avaliação de Impactos Ambientais. Exerceu as funções de Chefe do Departamento de Capacitação do Centro de Ciências do Ambiente – CCA (2001 – 2003), Chefe do Departamento de Ciências Pesqueiras (2004 -2005) e Diretora de Pós-Graduação na Universidade Federal do Amazonas – UFAM (2005 – 2009). Coordenou diversos projetos de pesquisa nacionais e internacionais, com financiamento do CNPq, CAPES e FINEP. Atualmente é Diretora Técnico Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM.

Jansen Alfredo Sampaio Zuanon

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1985), mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1990) e doutorado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Tem diversos artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência nas áreas de Ecologia e Taxonomia de Peixes de Água Doce, atuando principalmente nos seguintes temas: Amazônia, peixes, ecologia, ictiofauna e comunidades.

Reinaldo Corrêa Costa

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Pará (1995), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1999), doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2004) e Pós-Doutorado (UJF/IGA/PACTES Territoires, Grenoble - França, 2009). Atualmente é pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e professor orientador do programa de mestrado em Geografia (UFAM). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária e Econômica e Geomorfologia Impactos Ambientais, atuando principalmente nos seguintes temas: Meio Ambiente e Riscos, Amazônia, Cadeias Produtivas e Biodiversidade, Políticas Públicas, Formação Sócio-Espacial e Geossistemas.

Rita de Cassia Guimaraes Mesquita

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), mestrado em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1989) e doutorado em Ecologia de Ecossistemas pelo Institute of Ecology - University of Georgia (1995). E pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Manejo de Áreas Degradadas, atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmica da vegetacao secundaria, fragmentacao florestal rural e urbana, regeneracao florestal e agroflorestas, conservacao de biodiversidade e gestao ambiental. Entre 2004 e 2008 foi secretária adjunta de gestao ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentavel do Estado do Amazonas. Ali coordenou trabalhos de criacao e implementacao de unidades de conservacao, o zoneamento economico ecologico, e a formulacao de legislacao sobre gestao ambiental. Entre 2008 e 2012 foi uma das coordenadoras do Jardim Botanico de Manaus e Diretora Tecnica do Museu da Amazonia. Atualmente coordena o Programa de Mestrado Profissional em Gestao de Areas Protegidas da Amazonia - MPGAP - do INPA. Tem ainda se dedicado à divulgacao cientifica, extensao rural e popularizacao da ciencia.