Dr. Kolby Jeremiah Jardine

INPA

Kolby Jardine é cientista em Departamento de Ciências Climáticas , no Laboratório Nacional Lawrence Berkeley - EUA. Trabalha atualmente no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia INPA (ZF-2: torre K34 e transectos) em colaboração com Dr. Jeffrey Chambers e Dr. Niro Higuchi. Instalou-se recentemente em um laboratório de bioquímica da plantas em Manaus-AM, Brasil. Dr. Jardine é bioquímico e pesquisa sobre química da atmosfera, metabolômica do ecossistema através da troca de compostos voláteis entre a biosfera e atmosfera. Usando técnicas analíticas de próton transfer reaction mass spectrometry (PTR-MS), gas chromatography-mass spectrometry (GC-MS), e espectroscopia ótica em laboratório e campo, procurando compreender o mecanismo dos fluxos de gases metabólicos a partir da célula até todo ecossistema, dentro das variações de tempo e estações do ano. Dr. Jardine conduz um estudo contínuo em floresta primária da Amazônia, colaborando com pesquisadores dos Estados Unidos, Brasil, Inglaterra e Alemanha com objetivo de compreender os avanços mecânicos dos biogenic volatile organic compounds (BVOCs) nos processos terra-atmosfera que afetam o metabolismo da planta, biogeoquímica do solo, qualidade do ar, e clima na Amazônia. Esta pesquisa tem como objetivo melhorar a representação mecânica dos processos biosfera-atmosfera no Earth System Models (ESMs), a qual é atualmente confusa pelo pouco conhecimento da identificação, quantidades e padrões sazonais de emissões de BVOCs e seu controle a partir das florestas tropicais.

Dr. Mario Com-Haft

INPA

É ornitólogo especializado em aves amazônicas, com ênfase em biogeografia. Formou-se pelo sistema de escolas públicas primárias e secundárias da cidade de Northampton, Massachusetts. Possui graduação em Biologia com bacharelado em Artes Liberais de Dartmouth College (1983), mestrado em Ecologia, Evolução, e Biologia Organismal de Tulane University (1995), e doutorado em Zoologia de Louisiana State University (2000). Trabalha na Amazônia desde 1987 e deve suas maiores oportunidades iniciais de conhecer a região ao Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais e à Field Guides, Inc. Atualmente é Pesquisador titular e Curador das Coleções Ornitológicas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

Drª Camila Cherem Ribas

INPA

Possui graduação em Ciências Biológicas pela UNESP-Rio Claro (1996), mestrado (2000) e doutorado (2004) em Genética e Biologia Evolutiva pela Universidade de São Paulo. Foi "Chapman Postdoctoral Fellow" junto do Depto de Ornitologia do American Museum of Natural History (2005-2007) e é pesquisadora associada `a mesma instituição desde 2008. Foi pesquisadora (Recém-Doutor, PRODOC) junto ao Depto de Zoologia da Universidade de São Paulo e pesquisadora (Jovem Pesquisador, FAPESP) do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo. Trabalha atualmente na Coordenacão de Biodiversidade e no Programa de Coleções Científicas Biológicas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, onde é Curadora da Coleção de Recursos Genéticos Animais. Tem experiência nas áreas de Genética, Evolução e Zoologia (Ornitologia), com ênfase em Biogeografia, Sistemática Molecular, Filogenia, Filogeografia e Conservação. A pesquisa atual é voltada para o estudo de padrões e processos de diversificação na região Neotropical com ênfase na história biogeográfica da região Amazônica.

Drª Camila Rudge Ferrara

WCS-Brasil

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de Santo Amaro (2001) e mestrado (2007) e doutorado (2012) em Biologia Aquática pelo Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia - INPA. Atualmente é pesquisadora da WCS - Wildlife Conservation Society. Tem experiência em biologia e ecologia de quelônios, com enfase em estudos de comportamento, bioacustica, movimentação e reprodução.

Dr. Carlos Gustavo Nunes da Silva

UFAM

Professor da Universidade Federal do Amazonas, UFAM. Ministra as disciplinas de Engenharia Genética e Biologia Molecular em níveis de graduação e pós-graduação. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UFAM - PPG BIOTEC e professor da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal - PPG BIONORTE. Atua na área de bioprospecção de novas moléculas de ecossistemas amazônicos, com interesse em estudar as interações e associações entre insetos (principalmente abelhas nativas brasileiras) e microrganismos, inclusive com enfoque evolutivo. Na área de educação também tem atuado como instrutor da equipe da UFAM no iGEM , competição internacional de biologia sintética, desde 2013. Orienta estudantes de mestrado e doutorado em parceria com colaboradores da comunidade científica nacional e internacional.

Drª Aya Sadahiro

UFAM

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Amazonas (1988), Mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade de São Paulo (1998) e Doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é Professora Adjunto IV da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Imunologia e Microbiologia, atuando principalmente na Imunologia da Tuberculose.

Dr. André Pinassi Antunes

INPA

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), Mestrado em Zoologia pela mesma universidade (2007) e Doutorado em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia INPA (2015). Suas pesquisas focam principalmente Ecologia, Conservação, Monitoramento, Manejo e Uso de Fauna em Unidades de Conservação e Terras Indígenas da Amazônia.

Dr. Thierry Ray Jehlen Gasnier

UFAM

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1987), mestrado em Biologia Tropical e Recursos Naturais (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA- 1992) e doutorado em Ciências Biológicas (Entomologia) pelo INPA (1996). É professor da Universidade Federal do Amazonas desde 1998, hoje como Associado I. Foi coordenador e vice coordenador dos cursos de Ciências Naturais e de Ciências Biológicas entre 1999 e 2007. Foi membro do Comitê Assessor do INEP/MEC para a área de Biologia entre 2005 e 2013. Coordenou programas de intercâmbio discente desde 2004 e 2013. Tem participado como docente, orientador e co-orientador nos cursos de pós graduação de Ecologia e de Entomologia do INPA, de Ciências do Ambiente e de Diversidade Biológica da UFAM e Ensino de Ciências e Matemática da UFAM. Tem ministrado disciplinas sobre ecologia geral e tropical e estatística aplicada e metodologia na graduação e pós graduação. Os trabalhos de pesquisa concentraram-se em ecologia de répteis e de artrópodes, com ênfase em aracnídeos.

Dr. Welton Yudi Oda

UFAM

É contra a extinção do MCTI e os ataques à política nacional de C & T perpetrados por este governo ilegítimo. É igualmente contrário à exclusão de negros, mulheres e indígenas dos mais altos postos da administração federal, à falta de prioridade à cultura e à mercantilização da educação. Como licenciado em Ciências Biológicas pela pela Universidade Federal do Amazonas (1992), defende a manutenção e fortalecimento do PIBID, ccomo mestre em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1999) repudia os ataques ao licenciamento ambiental e, na condição de Doutor, titulado pelo Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina lamenta profundamente a extinção da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), do MEC e as políticas que contribuíram para reduzir as desigualdades em relação ao acesso de negros e indígenas e das populações mais vulneráveis. Atualmente é Professor Adjunto II da Universidade Federal do Amazonas, atuando para oferecer à formação de professores de biologia um caráter amazônico, politizado, humanizado e inclusivo. Desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão na área de Educação em Ciências,particularmente na Docência Universitária e na Formação de Professores, em diferentes níveis. Atua principalmente nos seguintes temas: ensino das ciências, pedagogia universitária e ensino de parasitologia.

Drª. Elizandra Rêgo de Vasconcelos

UFAM

Doutora em Educação Científica e Tecnológica - UFSC (2016). Com mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas - UFPA (2011) e Licenciada Plena em Ciências Biológicas (2009). Atualmente é docente na Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Exerce pesquisa em Educação em Ciências com os principais focos em Desenvolvimento Sustentável, CTS, e formação inicial e continuada de professores, ensino de ciências e formação de professores.

Dr. José Albertino Rafael

INPA

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (1977); mestrado em Ciências Biológicas (Entomologia) pelo INPA (1979); Pesquisador do INPA desde 1979; doutorado em Ciências Biológicas (Entomologia) pela UFPR (1986) cuja tese recebeu o prêmio "Rodolpho von Ihering" concedido pela SBZ (1987); professor orientador no programa de pós-graduação em Entomologia do INPA desde 1986; pós-doutorado I no Canadian National Collection of Insects (CNCI), Ottawa, Canadá (1997-1998); pós-doutorado II na Universidade Federal do Paraná, Curitiba, como bolsista do PROTAX (2006-2008). Membro do CA-ZO do CNPq (2010-2015); membro da CATC do CNPq (2014). Referee de diversas revistas científicas, nacionais e estrangeiras. Atuação na área de Entomologia, com experiência em taxonomia de Diptera (Tabanidae, Empididae, Pipunculidae e outras) e outras ordens de Insecta e em Entomologia Urbana e Forense. Editor sênior do livro "Insetos do Brasil: diversidade e taxonomia" publicado em 2012 e ganhador do Prêmio "Alexandre Rodrigues Ferreira?, concedido pela SBZ (2014). Publicou 210 trabalhos entre artigos científicos, livros e capítulos de livros e orientou/co-orientou 85 estudantes entre monografia, iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Coordenador do Programa REFAUNA (2016-2017).

Drª Cecília Veronica Nunez

INPA

Possui graduação em Química pela Universidade Mackenzie (1993), mestrado em Química Orgânica (Produtos Naturais) pela Universidade de São Paulo (1996), doutorado em Química Orgânica (Produtos Naturais) pela Universidade de São Paulo (2000), pós-doutorado em Química Orgânica (Produtos Naturais) pela Universidade de São Paulo - São Carlos (2000-2001) e pós-doutorado em Farmacognosia pela Université de Lille-2, Droit et Santé, França (2009-2010). Atualmente é Tecnologista Senior do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e professora/orientadora permanente dos Programas de Pós-Graduação em Biotecnologia-UFAM/INPA, Biotecnologia-UEA/INPA e Botânica-INPA e professora/orientadora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Química-UFAM/INPA. É bolsista de produtividade nível 2 desde 2014. É editora das revistas Fitos e The Scientific Pages of Botany. É referee da Acta Amazonica, da Química Nova, da Revista Brasileira de Farmacognosia, da Revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada, do International Research Journal of Biotechnology e do Journal of Agricultural and Food Chemistry, entre outras. É referee de teses do programa de Botânica da Universidade Bharathiar University, da India. Tem experiência nas áreas de Biotecnologia e Química dos Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: bioprospecção de plantas e de micro-organismos endofíticos, biotecnologia vegetal (obtenção de calos/cultura de células vegetais/suspensões celulares), fracionamento biomonitorado, atividade antioxidante, atividade antimicrobiana, atividade citotóxica, atividade inseticida, metodologia de separação cromatográfica, identificação/elucidação estrutural de moléculas por RMN, análise de misturas por RMN e fotoionização de produtos naturais. Em 2009, foi selecionada pelo Lindau Nobel Council e pela Academia Brasileira de Ciências participar do 59th Meeting of Nobel Laureates in Lindau, Alemanha e participar do Programa Pós-Conferência em Baden-Württember. Foi Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências de 2007 a 2012. É membro do Comitê Interdisciplinar de Avaliação de Livros e Programas de Pós-Graduação Acadêmicos e Profissionalizantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Me. Wagner de Deus Mateus

UFAM

Aluno de Doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (PPG-CASA) na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) na linha de pesquisa Dinâmicas Socioambientais. Mestre em Educação em Ciências na Amazônia (PPGEEC) pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) na linha de pesquisa Educação em Ciências e Divulgação Científica (2013). Graduado no Curso de Licenciatura em Ciências Naturais pela Universidade Federal do Amazonas (2011). Colaborador no Projeto Clube de Ciências da UFAM e Programa Pé-de-Pincha (UFAM) na Equipe de Educação Ambiental. Atualmente estou licenciado do cargo de Professor do Ensino Fundamental na disciplina de Ciências nos 6o, 7o, 8o e 9o ano e Educação de Jovens e Adultos na SEDUC/AM. Integrei o grupo de professores formadores no Parfor/UFAM/Biologia.

Drª Amanda Gonçalves Bendia

USP

Graduada em Ciências Biológicas, Mestre em Biofísica (Programa de Biologia Molecular e Estrutural) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutora em Microbiologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Pós-Doutoranda no Instituto Oceanográfico da USP. Atua nas áreas de Ecologia Microbiana Molecular, Microbiologia de Ambientes Extremos, Microbiologia Antártica e Astrobiologia.

Drª Eulanda Miranda dos Santos

UFAM

Concluiu o doutorado em Engenharia na Université du Quebec - École de Technologie Superiéure, Montreal-Canadá, em 2008. Possui graduação em Processamento de Dados pela Universidade Federal do Pará (1999) e mestrado em Informática pela Universidade Federal de Campina Grande (2002). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Reconhecimento de Padrões, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem de máquina, conjuntos de classificadores e otimização.

Me. Aldeniza Cardoso Lima

REDE BIONORTE

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia (Rede Bionorte) na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) na linha de pesquisa em Conservação e uso da Biodiversidade. Mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia na Universidade Federal do Amazonas na linha de pesquisa em Gestão e Políticas Ambiental. Especialista em Formação de Recursos Humanos para Educação Ambiental. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas. Atualmente professora Adjunta da Universidade Federal do Amazonas. Participa como coordenadora de Educação Ambiental do programa de Manejo comunitário de quelônios por comunidades ribeirinhas - Programa Pé-de-Pincha. Coordenadora do projeto Clube de Ciências da UFAM. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Gestão Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: criação e manejo de animais silvestres (quelônios), conservação de quelônios por comunidades ribeirinhas, educação ambiental e ensino de ciências.