O Dia Internacional da Superdotação é comemorado em 10 de agosto. A data foi celebrada pela primeira vez em agosto de 2011, no evento World Conference, promovido pelo World Council for Gifted and Talented Children (WCGTC), o Conselho Mundial para Crianças Superdotadas e Talentosas, para celebrar e honrar esse tema tão importante.

No Brasil, ele ainda é pouco comentado e difundido. A Organização Mundial de Saúde estima que cerca de 5% da população mundial é composta de pessoas com Altas Habilidades ou Superdotação (AH/SD).

Estudantes com altas habilidades/superdotação demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes, além de apresentar grande criatividade, envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse. (BRASIL, 2008).

            Os superdotados estão em todas as salas de aula. O principal desafio é torná-los visíveis, pois a maioria não está preparada para reconhecê-los. E, mesmo quando são reconhecidos, enfrentam dificuldades de aceitação. Identificar um superdotado é tirá-lo da invisibilidade. E se a sociedade se dispõe a atender as suas necessidades fortalecem seus talentos.

A proposta de atendimento educacional especializado para os alunos com altas habilidades/superdotação tem fundamento nos princípios filosóficos que embasam a educação inclusiva e como objetivo formar professores e profissionais da educação para a identificação dos alunos com altas habilidades/superdotação, oportunizando a construção do processo de aprendizagem e ampliando o atendimento, com vistas ao pleno desenvolvimento das potencialidades desses alunos. (http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/32300)

            O CRIE, está de portas abertas para este público, com a missão de aprofundar seus estudos e suas práticas e atender alunos talentosos, do município de Ilhéus.

            Todos envolvidos pelo reconhecimento e valorização de nossos estudantes!

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