Arthur Ayres Neto

Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1988), especialização em Gerenciamento de Projetos pela Universidade Federal Fluminense(2010), especialização em Geologia e Geofísica Marinha pela Universidade Federal Fluminense(1991), mestrado em DINÂMICA DOS OCEANOS E DA TERRA pela Universidade Federal Fluminense(1994), doutorado em Geofisica pela Christian-Albrechts Universitaet zu Kiel(1999) e pós-doutorado pela Université Libre de Bruxelles(2012). Atualmente é Revisor de periódico da Revista Brasileira de Geofísica, Revisor de projeto de fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Associado 4 da Universidade Federal Fluminense, Revisor de periódico da Marine Georesources & Geotechnology, Revisor de projeto de fomento do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Revisor de periódico da Chinese Journal of Oceanology and Limnology, Revisor de periódico da Geo-Marine Letters, Revisor de periódico da Ocean Engineering, Revisor de periódico da Revista Brasileira de Cartografia (Impresso), Revisor de periódico da HELIYON, Revisor de periódico da Applied Ocean Research, Revisor de periódico da Environmental Monitoring and Assessment, Revisor de periódico da Journal of Ocean University of China, Membro de corpo editorial da Environmental Protection Research, Revisor de periódico da Journal of Marine Science and Engineering, Revisor de periódico da Geosciences, Revisor de periódico da Energies, Mentor da Comitê Nacional da Associação de Pesquisadores Polares em Início de Carreir, Revisor de periódico da Ocean And Coastal Research, Revisor de periódico da Marine Geophysical Research, Revisor de periódico da Remote Sensing, Revisor de periódico da Frontiers In Marine Science e Revisor de periódico da Environmental Protection Research. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geofísica. Atuando principalmente nos seguintes temas:engenharia, meio ambiente, geofísica marinha, sedimentos.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/./8355947667910941

Escavador: https://www.escavador.com/sobre/6698149/arthur-ayres-neto

Pesquisadores UFF: https://pesquisadores.uff.br/researcher/arthur-ayres-neto

Marcelo Maraschin

Universidade Federal de Santa Catarina

Marcelo Maraschin (Bolsista Produtividade Pesquisa 1B - CNPq). Graduado em Engenharia Agronômica (UFSC, 1986), com mestrado em Fisiologia de Plantas (UFRGS, 1988) e Doutorado em Bioquímica (UFPR/Leiden University-Leiden, NL-1998). No período 2005-2006 realizou pós-doutoramento na Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal - Depto de Química) na área de ressonância magnética nuclear e técnicas hifenadas (LC-NMR). Em 2012, concluiu um segundo pós-doutoramento em Bioinformática, junto ao Departamento de Informática da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (Braga, Portugal). Em 2015, realizou um terceiro pós-doutoramento na área de Bioinformática aplicada à Metabolômica junto à Instituição portuguesa. É professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina, coordenou o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Biociências daquela universidade no triênio 2013/2015. Atuou como coordenador de programas de pós-graduação - modalidade profissional - na área de Biotecnologia ? CAPES, no período de 2018 a 2022. Atualmente, é membro do comitê científico do Centro Internacional de Engenharia Genética e Biotecnologia (CIEGB), supervisor do Laboratório de Morfogênese e Bioquímica Vegetal - UFSC, coordena o grupo de pesquisa em Análise Orgânica Instrumental, Bioprospecção e Metabolômica Vegetal e é pesquisador associado do grupo NANOBIOMAT - Bioactive Nanofibers for Natural Compounds Delivery. O foco de sua linha de pesquisa considera o uso de ferramentas analíticas (RMN, LC, GC, FTIR, MS, UV-vis) e técnicas de bioinformática (machine learning and data mining) na investigação do metaboloma e do potencial de espécies terrestres e marinhas como fontes de compostos de interesse biotecnológico. É membro de grupos de pesquisas em nanotecnologia (NanoBiomat), biologia de sistemas e consultor de empresas para o desenvolvimento de produtos e processos de natureza bio(nano)tecnológica.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9590623317873900

Escavador: https://www.escavador.com/sobre/559001/marcelo-maraschin

Academia: https://ufsc.academia.edu/MarceloMaraschin

Augusto Cesar

Universidade Federal de São Paulo

Graduado em Ciências Biológicas com ênfase em Biologia Marinha - Universidade Santa Cecília (1990), doutorado em Ciências Biológicas - Universidade de Murcia, Espanha (2003), dois pós-doutorados na área de Ecotoxicologia Marinha - Universidade de Cádiz, Espanha - Cátedra UNESCO - UNITWIN-WiCop-Europe (2004 - 2007). Atualmente ocupa o cargo de Professor Associado junto ao Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo (IMar - Unifesp), com atuação na coordenação de projetos de pesquisa, cursos de graduação e programas de pós-graduação. Conta com experiência de mais de 30 anos nas áreas de ecotoxicologia aquática, ecologia marinha e meio ambiente. Possui diversos trabalhos publicados em revistas e livros relacionados a essas áreas, tanto em âmbito nacional, como internacional. (texto )

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7526259441170335 

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5388-161X

Web of Science: https://www.webofscience.com/wos/author/record/H-7523-2012

Biblioteca Virtual da Fapesp:https://orcid.org/0000-0002-5388-161X

Carina Costa de Oliveira

Universidade de Brasília

Professora Associada da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília. Pós-doutora pela University of Cambridge - Cambridge Centre for Environment, Energy and Natural Resource Governance (CEENRG), com bolsa da CAPES-Programas Estratégicos; e pela Law School - University of Adelaide, Austrália, com bolsa da FAP-DF. Possui doutorado em direito internacional na Universidade Paris II-Panthéon Assas (fev. 2012). Realizou seu mestrado em direito internacional no Centro Universitário de Brasília (2007) e a sua graduação em direito na Universidade Federal de Uberlândia (2005). Tem experiência na área de direito internacional e direito ambiental, com ênfase na gestão sustentável dos recursos naturais, na relação entre o direito internacional econômico, o direito do mar, o direito internacional privado e direito internacional ambiental. Articulações entre o direito internacional ambiental e o direito ambiental nacional, recursos naturais e a sustentabilidade são seus temas de pesquisa. Líder do Grupo de Pesquisa registrado no Cnpq em Direito, Recursos Naturais e Sustentabilidade (GERN-UnB).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9225038806582901

Escavador: https://www.escavador.com/sobre/2495715/carina-costa-de-oliveira

Programa de Pós-Graduação em Direito - PPGD: http://www.ppgd.unb.br/docentes/docentes-credenciados/70-carina-costa-de-oliveira1

UnB Pesquisa: http://pesquisar.unb.br/professor/carina-costa-de-oliveira

Tarin Cristino Frota Mont'Alverne

Universidade Federal do Ceará

Professora da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Ceará (2016-2019). Foi Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Ceará (2012-2016). Doutora em Direito Internacional do Meio Ambiente - Universidade de Paris e Universidade de São Paulo. Mestre em Direito Internacional Público - Universidade de Paris. Diretora da International Law Association- Brasil. Coordenadora do Modulo Jean Monnet. Pesquisadora do Centro de Excelencia Jean Monnet. Coordenadora do Grupo de Estudos em Direito e Assuntos Internacionais (GEDAI). Coordenadora do Projeto de Pesquisa em Direito do Mar e em Mudanças Climáticas. Foi Professora Convidada na Universidade Paris-Saclay, Universidade de Paris e Universidade La Rochelle. Bolsista por produtividade - PQ.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3890234334285222

Escavador: https://www.escavador.com/sobre/8026877/tarin-cristino-frota-mont-alverne

PPG em Direito UFC: https://ppgdireito.ufc.br/pt/corpo-docente/tarinmontalverne/

Narelle Maia de Almeida

Universidade Federal do Ceará

Professora do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Coordenadora do Laboratório de Geologia Marinha e Aplicada (LGMA-UFC) e Pesquisadora do Centro de Excelência em Geofísica do Petróleo e Gás (CEGPG-UFC). Doutora em Geologia pela Universidade Federal do Ceará com período sanduíche no 3D Seismic Lab em Cardiff University (País de Gales, Reino Unido), mestre em Geodinâmica e Geofísica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com dissertação desenvolvida no Laboratório de Geologia e Geofísica Marinha e Monitoramento Ambiental (GGEMMA-UFRN). Foi professora do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e do Piauí (IFPI). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia e Geofísica Marinha e do Petróleo. Os principais interesses em pesquisa são: Métodos geofísicos marinhos, Plataforma e talude continental, Canyons submarinos, Sedimentação marinha, Variações do nível do mar, Sistemas Petrolíferos, Modelagem e caracterização de reservatórios de petróleo e gás, Monitoramento ambiental, Geohazards, Evolução dos oceanos e Bacias sedimentares marginais, sobretudo, as da Margem Equatorial Brasileira.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4905966563292686

Escavador: https://www.escavador.com/sobre/3777621/narelle-maia-de-almeida

Prêmio Marta Vannucci: https://centrodeciencias.ufc.br/pt/4335-2/

Research Gate: https://www.researchgate.net/profile/Narelle-Almeida

Filipe de Carvalho Victoria

Universidade Federal do Pampa

Filipe de Carvalho Victoria possui graduação em Biologia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), mestrado em Botânica pelo Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (IPJBRJ-ENBT) e doutorado em Biotecnologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Realizou estudos de Pós-Doutorado na Phillips-Universtädt Marburg, sob supervisão do Prof. Stefan A. Rensing, sob a temática de Plants EVO-DEVO. Realiza pesquisas em Sistemática e Evolução de fungos e briófitas, atuando principalmente com comunidades vegetais em áreas de degelo da Antártica Marítima, mapeando a vegetação das Shetlands do Sul, Antártica. Atualmente é Professor na Universidade Federal do Pampa, atuando junto ao grupo de pesquisa Núcleo de Estudos da Vegetação Antártica (NEVA/UNIPAMPA), realizando estudos brio-tecnológicos visando inferir acerca da evolução de genes responsivos ao estresse abiótico, genômica, transcriptômica e expressão heteróloga em musgos da Antártica.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4895231407900749

Escavador: https://www.escavador.com/sobre/7833518/filipe-de-carvalho-victoria

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8580-1813

Research Gate: https://www.researchgate.net/profile/Filipe-Victoria

Contra Almirante Marco Antônio Linhares Soares

Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar

O cargo de Secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar atualmente é ocupado pelo Contra-Almirante Marco Antônio Linhares Soares. 

Matéria sobre o Acordo de Cooperação Técnica que criou o PDPG Recursos do Mar: https://www.marinha.mil.br/secirm/pt-br/cirm/noticias/cooperacao-marinha-capes

Segen Estefen

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Titular de Estruturas Oceânicas e Engenharia Submarina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - COPPE, onde é Gerente Geral do Laboratório de Tecnologia Submarina e Coordenador do Grupo de Energia Renovável no Oceano. Fellow American Society of Mechanical Engineers (ASME). Membro do Conselho Consultivo da ASME Divisão de Oceano, Offshore e Engenharia Ártica. Fellow Society for Underwater Technology (SUT-UK). Presidente do Comitê Técnico do SUT-Brasil. Cientista do Nosso Estado (FAPERJ). Membro da Academia Nacional de Engenharia. Membro do Conselho Consultivo da FINEP. Professor Colaborador da China University of Petroleum (CUP) e do Centro de Tecnologia Naval e Engenharia Oceânica do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa. Membro do 111 Project ? Innovation and Talents Attraction in Higher Education / China Ministry of Education and State Administration of Foreign Experts Affairs. Projeto de cooperação internacional em dutos sanduíche com CUP financiado por China NNSF. Representante da UFRJ no World Energy University Network. Diretor Pan-American Energy Association. Membro do Comitê Gestor do Fundo Setorial de Transporte Marítimo e Construção Naval. Membro da Comissão Gestora do Programa de Recursos Humanos ANP/FINEP PRH-18 ? Sistemas Oceânicos, Tecnologia Submarina e Energias Renováveis. Diretor-Geral da Associação Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO). Diretor-Geral (1998-2002), Diretor Acadêmico (1994-1998) e Diretor de Tecnologia e Inovação (2007-2013) e Coordenador do Programa de Engenharia Oceânica (1987-1989) da COPPE/UFRJ, Chefe do Departamento de Engenharia Naval da Escola Politécnica/UFRJ (2004-2007). Diretor-Superintendente (1998-2002 e 2008-2013) e Diretor-Executivo (2007-2008) da Fundação Coppetec. Membro do Conselho Universitário da UFRJ (2011-2015). Diretor-Técnico (2004-2006) e Membro do Conselho Superior (2015-2018) da Sociedade Brasileira de Engenharia Naval - SOBENA. Presidente (2008-2009) e Membro do Comitê Executivo (2004-2008) da Ocean, Offshore and Arctic Engineering (OOAE) Division da ASME (2008-2009). Integrante do Conselho de Administração (CA) da PETROBRAS S.A. (2015-2019), Presidente do Comitê Estratégico (2015-2019), Membro do Comitê de Indicação, Remuneração e Sucessão (2018-2019), Membro do Comitê de SMS (2015-2019) e Membro do Comitê de Comunicação e Responsabilidade Social (2015-2019). Integrante CA da PETROBRAS DISTRIBUIDORA (2015-2018), Presidente do CA (11/2015-04/2016), Membro do Comitê Estratégico (2016-2017) e Membro do Comitê de Riscos e Financeiro (2017-2018). Prêmio Lobo Carneiro de Excelência Acadêmica - UFRJ (2018). Prêmio SOBENA 40 Anos de Contribuições para a Engenharia Naval Brasileira (2018). Prêmio ANP Indicação Personalidade Inovação 2017. Prêmio SOBENA (1998 e 2007). Medalha do Mérito Tamandaré - Marinha do Brasil (2006). OMAE Conference Appreciation Award (2012). ASME OOAE Division Appreciation Award como coordenador do OMAE - Pipeline and Riser Technology Simposium 2003 a 2012 (2013). ASME OOAE Division Achievement Award (2009). Award of Excellence (Faculty Advisor) - International Student Offshore Design Competition, 1st Place, IMAREST-SNAME-ASME (2005). TN Petróleo Personalidade do Ano (1999 e 2000). Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora, M.Sc. Engenharia Oceânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro ? COPPE. Ph.D. Engenharia Civil pelo Imperial College London. Pós-Doutorado no Institute of Marine Technology da Norwegian University of Science and Technology. Membro dos comitês técnicos e organizador do International Ship and Offshore Structures Congress (1988-2018). Autor-Coordenador do capítulo Ocean Energy do IPCC Report on Renewable Energy (Cambridge Press, 2012). Coordenação de projetos de P&D e consultorias para empresas e órgãos governamentais. Coordenador do projeto para implantação de conversor de ondas para geração de eletricidade, com base em suas patentes, financiado por ENGIE.

Escavador: https://www.escavador.com/sobre/7861115/segen-farid-estefen

Engenharia Naval, Oceânica e Costeira da UFRJ: https://oceanica.ufrj.br/docente/segenfaridestefen/

COPPE UFRJ: https://www.coppe.ufrj.br/en/node/4589

Leticia Cotrim

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Concluiu a graduação em Oceanografia pela UERJ (1993), mestrado em Geoquímica pela UFF (1996) e doutorado em Oceanologia pela Université de Perpignan (França, 2000). Professora Adjunta da Faculdade de Oceanografia da UERJ desde 2012, atua na área de biogeoquímica marinha. É co-autora do 6o Relatório de Avaliação do Clima do WGI do IPCC (AR6 - 2021) e co-líder do Grupo Brasileiro de Pesquisa em Acidificação dos Oceanos (BrOA - www.broa.furg.br). Integra o comitê científico do projeto PIRATA (Prediction and Research Moored Array in the Tropical Atlantic) e da Rede CLIMA. Representante no Brasil do programa SOLAS (Surface Ocean Lower Atmosphere Study - www.solas-int.org) e integrante do grupo de referência do projeto GLODAP (Global Ocean Data Analysis Project - www.glodap.info). Bolsista PROCIÊNCIA/UERJ e Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) no triênio 2022/2024, mãe solo de uma filha (nascida em 2008), fotógrafa autodidata e apoiadora da causa das mulheres na ciência.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0415198949492913

Escavador: https://www.escavador.com/sobre/5906359/leticia-cotrim-da-cunha

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8035-1430

Oceanografia UERJ: http://www.ppgocn.uerj.br/docente.html