O Seminário de Sensibilização ao mês da Prematuridade em seu 2º ano (2017) traz como eixo norteador de discussões e reflexões, os desafios para a saúde e para a condições de vida diante do nascimento prematuro.

A prematuridade é a principal causa de mortalidade infantil antes dos 5 anos no mundo todo e o Brasil é o 10º país no ranking de nascimentos prematuros. A cada 30 segundos morre um bebê em consequência do nascimento antecipado. Neste sentido, precisamos chamar a atenção da sociedade e dos governantes sobre essa causa.

Ainda, entender que a prematuridade traz impactos não somente em taxas de sobrevida, mas também nas morbidades advindas de um nascimento antes do tempo normal de gestação, coloca em evidência e em relevância tais discussões.

Para o momento a comissão organizadora propôs para as discussões temas que abordassem as práticas diárias da assistência neonatal, com foco no binômio Mãe-Bebê, coadunado aos cuidados voltados para o neurodesenvolvimento e condições de egressos da UTI neonatal. Como alicerce, nada mais atual que comtemplarmos questões envolvendo a autonomia e liderança do enfermeiro e os desafios e conquistas da prática assistencial.

O foco da campanha desse ano será a doação de leite materno a bancos de leite e para tanto, solicitamos que os interessados levem no dia do evento frascos de vidro com tampa plástica (pode ser de café solúvel ou maionese) destinados a doação para os Bancos de Leite Humano.

Vamos juntos nessa Sensibilização!! Sua presença e participação no evento será importante!

Data do evento

14 de novembro de 2017, 08h00 - 17h00

Local do evento

Auditório Vera Janacopulos

Avenida Pasteur, 296

Botafogo, Rio de Janeiro - Rio de Janeiro