Alexandre Martins dos Anjos

Universidade Federal do Mato Grosso

Possui GRADUAÇÃO em CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO (2000), GRADUAÇÃO em CIÊNCIAS ECONÔMICAS (1998), ESPECIALISTA em Formação de Orientadores Acadêmicos para EaD (2003), MESTRE em NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (2001), DOUTOR em ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO (2014). Possui experiência como docente, pesquisador e gestor de instituições públicas. Na carreira docente é professor Adjunto II da disciplina Tecnologias Educacionais do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Na pós graduação é professor credenciado no Programa de Pós Graduação em Educação do Instituto de Educação e atua no Laboratório de Ambientes Virtuais Interativos (LAVI), Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (LeTECE) e projetos de projetos de extensão e pesquisa da Universidade Aberta do Brasil (UAB) - UFMT.  Atualmente é presidente da Associação Universidade em Rede (UniRede), professor de ensino superior da UFMT e Secretário de Tecnologias Educacionais da UFMT.

Daniel Mill

Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde trabalha como docente, gestor e pesquisador. Doutor em Educação (UFMG), com pós-doutorados nas Universidades Aberta e de Coimbra (Portugal). É membro do Programa de Pós-Graduação em Educação e atuou no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade. É Líder do Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens), com particular interesse pela interseção das temáticas: Trabalho Docente, Gestão, Tecnologias, Linguagens, Cognição, Aprendizagem e Educação a Distância.

Daniela Karine Ramos

UFSC

Graduada em Psicologia - Licenciatura, Bacharelado e Formação de Psicólogo pela Universidade Faderal de Santa Catarina (2003), graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2002), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora adjunta no Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e desenvolve pesquisas relacionadas a educação a distância, ao uso de tecnologias na educação, aos jogos eletrônicos e aos aspectos didáticos do processo de ensino e aprendizagem.

Elisa Tuler de Albergaria

Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

Possui formação técnica em Administração na escola técnica de formação gerencial do Sebrae/MG. Adquiriu o título de Bacharel em Ciência da Computação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o título de Bacharel em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Possui mestrado em Ciência da Computação pela UFMG e doutorado pelo programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFMG. No ambiente acadêmico atua em pesquisa na área de Educação a Distância, Interação Humano-Computador, Informática na Educação, Representação da Informação e Gerência de Projetos.

Atualmente é professora do departamento de Ciência da Computação da UFSJ (Universidade Federal de São João del Rei) e vice presidente da UniRede (Associação Universidade em Rede).

 

 

 

Edson Pinheiro Pimentel

Universidade Federal do ABC (UFABC)

Doutor em Engenharia Eletrônica e Computação pelo ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2006) , Mestre em Ciência da Computação pela UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie (1996) e Graduado em Tecnologia de Processamento de Dados pela UEM - Universidade Estadual de Maringá (1989). Atua como docente no Ensino Superior desde 1994 e atualmente é Professor Associado da UFABC - Universidade Federal do ABC onde foi diretor do CMCC - Centro de Matemática, Computação e Cognição. Orienta estudantes de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFABC. A principal área de pesquisa é Informática na Educação tendo como temas principais de interesse: Sistemas Inteligentes para a Educação, Avaliação e Acompanhamento da Aprendizagem, Learning Analytics, Pensamento Computacional e Ensino de Programação.

Ismar Frango Silveira

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui Graduação em Matemática-Informática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1994), Mestrado em Ciências (área: Computação Gráfica) pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1997) e Doutorado em Engenharia Elétrica (tema: Realidade Virtual Distribuída aplicada à Educação) pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é Professor Adjunto I da Universidade Presbiteriana Mackenzie, atuando nos cursos de Graduação da Faculdade de Computação e Informática e no Programa de Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica e Computação; é Professor Titular II da Universidade Cruzeiro do Sul, onde coordena o Bacharelado em Ciência da Computação e atua nos Programas de Mestrado (Profissional e Acadêmico) e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática. Foi professor visitante da Universidad de la República, no Uruguay (2017). Foi presidente da CEIE (Comissão Especial de Informática na Educação) da SBC de 2012 a 2014. É membro da comunidade LACLO e da Asociación LATIn.

Josele Coelho

Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Possui graduação em Letras Habilitação Língua Espanhola e Literaturas pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2002), é especialista em Docência no Ensino Superior (2004), mestre em Estudos literários pela UNESP (2007) e doutora em Estudos Literários/Literatura Comparada pela UFRGS, na linha de pesquisa de Estudos Culturais. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em literaturas hispânicas e ensino de língua. Professora Adjunta da UFPR, lotada no DELEM, participa do grupo de pesquisa Questões de Hibridação Literária nas Américas.

Julia Marques Carvalho da Silva

Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade do Vale do Itajaí (2005), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Informática da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino a distância, informática na educação, aprendizagem de algoritmos, experiências de aprendizagem mediadas e educação a distância.

Juliana Braga

Universidade Federal do ABC (UFABC)

É Doutora em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2004), Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2000) e Graduada em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa (1997). Atua principalmente nos seguintes temas relacionados a área de Computação:: Informática na Educação e Interação Humano Computador. Atualmente é pesquisadora e professora da Universidade Federal do ABC e uma das líderes do grupo de pesquisa INTERA - Inteligência em Tecnologias Educacionais e Recursos Acessíveis. É autora de dois livros sobre objetos de aprendizagem. Foi coordenadora adjunta da Universidade Aberta do Brasil (UAB) da UFABC e Vice-Coordenadora do Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) da UFABC. Atualmente é coordenadora do curso de Especialização em Inovação na Educação mediada por Tecnologias.

Luis Otoni Meireles Ribeiro

Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul)

Pós-doutor em Educação (UFSC), Doutor em Informática na Educação (UFRGS), Mestre em Tecnologia (UTFPR), Especialista em Educação Continuada e a Distância (UNB), Especialista em Controle de Processos (CEFET-MG). Profissional que atua na Educação Profissional de nível técnico e tecnológico desde 1988 no IFSul - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (antigo CEFET-RS).
Representante dos Instituto Federais e Tecnológicos no Conselho de Coordenação Política da UniRede

Mára Lúcia Fernandes Carneiro

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) / Conselho de Coordenação Política - UniRede

Doutora em Informática na Educação pelo PPGIE/UFRGS, Mestre em Ciência da Computação (PUCRS), Especialista em Informática na Educação e Metodologia do Ensino Superior (PUCRS).; Professora Associada IV do Departamento de Psicologia Social e Institucional do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde atua na formação básica em Psicologia Social e suas relações com as tecnologias em diversos cursos da universidade.
É a representante institucional da UFRGS junto a Associação Universidade em Rede - UniRede, onde participa do Conselho de Coordenação Política como Representante da Região Sul.

Maria da Glória Silva e Silva

Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Possui graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), mestrado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Atualmente é Coordenadora Geral do Programa Universidade Aberta do Brasil - UAB/CAPES no Instituto Federal de Santa Catarina. É Líder do Grupo de Pesquisa do Instituto Federal de Santa Catarina "GPEAD - Gestão e Processos Formativos em Educação Profissional e Educação a Distância".

Raymundo Ferreira Filho

Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul)

Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) desde 2010. Coordenador Geral do projeto PROEDU (Repositório de Recursos Educacionais para Educação Profissional e Tecnológica) da SETEC/MEC. Coordenador do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Campus Pelotas Visconde da Graça do IFSUL. Coordenador do Eixo Educação do Conselho Superior Socioeconômico de Desenvolvimento e Inovação (Conssedi) do município de Pelotas. Consultor integrante do Núcleo de Assessoramento Técnico-Científico do IFSUL/CaVG. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq: Ciência, Tecnologia, Inovação e Inclusão na Educação. Pesquisador do Observatório de Políticas Públicas em Educação Profissional - OppEP. 

Silvia Dotta

Universidade Federal do ABC (UFABC)

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP (2009) mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp (2003) e bacharel em Comunicação Social pela ECA-USP (1993).

É pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Química e Tecnologias Educacionais da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo interessado em estudar problemas e questões sobre a utilização de tecnologias da informação e comunicação na escola.

Áreas de interesse: educação a distância, tecnologias educacionais, interação em atividades educacionais a distância, interação humano computador, arquitetura da informação.

Vanessa Ribas Fialho

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Possui graduação em Letras Língua Espanhola e respectivas Literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria (2003). Possui Mestrado em Linguística Aplicada (2005), Doutorado em Linguística Aplicada (2011) e Pós-Doutorado em Letras (2016) pela Universidade Católica de Pelotas, com orientação do prof. Dr. Vilson Leffa. Foi professora da Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES) de março de 2003 até outubro de 2009.

Atualmente é professora Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) com dedicação exclusiva. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Espanhola, Ensino Mediado por Computador, Internet, Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) aplicadas à educação, Educação a Distância (EaD), Objetos de Aprendizagem (OAs) e Formação de Comunidades Virtuais.

Susana Cristina dos Reis

Universidade Federal de Santa Maria

È professora associada 2, no Curso de Letras, pesquisadora, orientadora e docente no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional de Tecnologias em Rede, na UFSM. Líder do GRPesq/CNPq NUPEAD (Núcleo de Pesquisa, Ensino e Aprendizagem de Línguas a distância). Idealizadora e Coordenadora do Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Línguas Online (LabEon) e dos cursos de inglês English Online 3D e ReSPOnD. Atualmente atua como coordenadora adjunta da Universidade Aberta, na UFSM. Foi coordenadora substituta do Programa de Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede/PPGTER/UFSM entre 2019 a 2021. Atuou como coordenadora administrativa e pedagógica do Laboratório de Línguas (2013 a 2020) e Coordenadora do Curso de Especialização em TIC/UAB/UFSM ( 2014 a 2019). Possui graduação em Letras - Habilitação em Língua Inglesa pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e Doutorado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria, com estágio no exterior na Iowa State University (2010). T